Processo Seletivo com 20 vagas da Aeronáutica é retificado

Candidatos interessados deverão se inscrever por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição (FSI); veja o período
Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021 às 11h14
Processo Seletivo com 20 vagas da Aeronáutica é retificado

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma retificação referente ao edital de abertura de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o provimento de 20 vagas e aprovar as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Taifeiros (IE/EA CFT) do ano de 2021.

Conforme o documento (retificação I), foram feitas atualizações nas instruções gerais da seleção, bem como o cronograma atualizado.

Poderão se inscrever os candidatos que forem brasileiros, voluntários, não possuir menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2021, e devem ter concluído com o aproveitamento o ensino médio, ou curso equivalente, e o curso de qualificação profissional básico de garçom, para o caso da especialidade de Arrumar, ou de Cozinheiro para a especialidade de Cozinheiro, conforme legislação vigente.

Este Certame é destinado a selecionar brasileiros de ambos os sexos, voluntários, desde que também atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Taifeiros.

O Curso será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais, em 2021, tendo duração aproximada de 20 semanas e compreende instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-especializado, bem como atividades complementares.

Oportunidades

Das vagas ofertadas, as especialidades são: Arrumador - TCA (10); Cozinheiro - TCO (10).

Cabe ressaltar que dentre o total de vagas ofertadas, há aquelas que são voltadas às pessoas especificadas no edital.

Os profissionais irão desempenhar suas funções nas localidades de Brasília - DF; Boa Vista - RR; Campo Grande - MS; Curitiba - PR; Rio de Janeiro - RJ e Pirassununga - SP.

Procedimentos para participação

Os interessados deverão se inscrever por meio de preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), no período de 27 de janeiro de 2021 a 9 de fevereiro deste mesmo ano. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 deverá ser efetuado até o dia 18 de fevereiro de 2021.

Como método de seleção, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas e suas respectivas datas previstas:

  • Provas escritas: 11 de abril de 2021, com início às 9h40 do horário oficial de Brasília;
  • Concentração intermediária: 17 de maio de 2021, com inicio às 9h10 do horário local;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU): período de 18 a 21 de maio de 2021;
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP): período de 18 a 21 de maio de 2021;
  • Entrevista informativa: dia 30 de junho de 2021;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): nos dias 1º e 2 de julho de 2021;

Os aprovados em todas as etapas deste Processo Seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, no dia 29 de julho de 2021, para habilitação à matrícula no curso.

Dito isto, o conteúdo programático da prova escrita será composto pelas áreas do conhecimento de gramática e interpretação de texto; matemática e conhecimentos especializados.

Vigência

De acordo com o edital, o prazo de validade do EA CFT 2021 expirará em três dias úteis, a contar da data subsequente à matrícula.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: