Em Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou edital para Processo Seletivo Público, que visa preencher vagas imediatas e formar cadastro reserva para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, ambas de nível médio.
De acordo com o edital, as oportunidades são para os cargos de:
- Agente Comunitário de Saúde - Boa Esperança (12 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 3 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - CIAS (10 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 2 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Enéas (6 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Jardim Sul (5 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Marciano Brandão (3 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Matinha (2 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Morada Nova (5 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - PACS (9 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 2 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Salitre (2 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 0 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Santa Terezinha (7 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 2 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Santo Antônio (3 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - São Benedito (1 vaga para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 0 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - São Cristóvão (3 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - São João da Serra Negra (2 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 0 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - São Judas (2 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 1 vaga para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - São Vicente (6 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para PCD, 2 vagas para negros)
- Agente Comunitário de Saúde - Silvano (2 vagas para ampla concorrência, 0 vagas para PCD, 0 vagas para negros)
- Agente de Combate às Endemias (14 vagas para ampla concorrência, 2 vagas para PCD, 6 vagas para negros)
As vagas para Agentes de Saúde estão distribuídas entre diversas áreas de abrangência e unidades de saúde do município, incluindo zonas urbanas e distritos como Salitre, São João da Serra Negra e Silvano. Para concorrer às vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PCD), o candidato deve apresentar laudo médico detalhado comprovando a condição. No caso das vagas para negros (pretos e pardos), os candidatos deverão passar por um processo de heteroidentificação para confirmar a autodeclaração, conforme as normas vigentes no edital.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos. A remuneração é de R$ 3.036,00.
As inscrições poderão ser realizadas de 23 de março de 2026 a 23 de abril de 2026, às 23h59, pelo site https://www.funcecp.br. O valor da taxa é de R$ 110,00. Haverá isenção de taxa para candidatos hipossuficientes ou desempregados, conforme critérios do edital.
A seleção ocorrerá em seis etapas: prova objetiva (prevista para 24 de maio de 2026 em Patrocínio-MG), teste de aptidão física, prova de títulos, curso de formação inicial, avaliação médica e apresentação de documentos.
A contratação será pelo regime estatutário. O local de lotação será definido conforme a necessidade da Prefeitura Municipal de Patrocínio.
O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.
Mais informações podem ser obtidas no edital completo.
Acompanhe mais detalhes no nosso podcast.







































