Prefeitura de Fortaleza - CE prorroga inscrições de Concurso Público

Certame é destinado ao preenchimento de mil vagas ofertadas ao cargo de Guarda Municipal; confira
Quarta-feira, 10 de maio de 2023 às 10h47
Prefeitura de Fortaleza - CE prorroga inscrições de Concurso Público

Na capital do estado do Ceará a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) prorroga inscrições de Concurso Público, que tem por objetivo o preenchimento de 1.000 vagas destinadas à contratação de profissionais.

Segundo o documento (prorrogação) as inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas de 1º de abril de 2023 a 17 de maio de 2023, por meio do site do Idecan. Vale ressaltar que o pagamento da taxa no será valor de R$ 135,00.

Logo, o certame disponibiliza oportunidades ao cargo de Guarda Municipal, no qual dentre as vagas ofertadas, há reservas para profissionais que se enquadram nos critérios especificados no edital.

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível médio completo.

Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$ 3.152,78, acrescido de auxílio-alimentação.

Dentre as funções a serem desempenhadas pelo profissional contratado, estão as seguintes atribuições: defender e preservar os bens que compõem o patrimônio público municipal; manter a segurança e a integridade dos logradouros, prédios, praças e parques públicos municipais; desenvolver ações de preservação de segurança urbana no âmbito do município; realizar a segurança pessoal do chefe do Poder Executivo Municipal; promover a segurança nos terminais de transporte coletivo urbano de Fortaleza; e demais tarefas afins.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva na data prevista de 18 de junho de 2023, às 14h, em locais a serem divulgados posteriormente.

A prova terá duração máxima de quatro horas e consistirá em 80 questões que envolvem as seguintes disciplinas: língua portuguesa; raciocínio lógico; noções de informática; atualidades; conhecimentos sobre Fortaleza - CE; noções de direito administrativo; noções de direito constitucional e direitos humanos; noções de direito penal e processo penal; e legislação extravagante.

Além da etapa anterior, os candidatos serão submetidos às fases de inspeção de saúde e exame toxicológico; teste de aptidão física; avaliação psicológica; procedimento de heteroidentificação; avaliação biopsicossocial; investigação social; e curso de formação, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, o Certame terá validade durante dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Jornalista: Vinícius Garcia
Compartilhe: