Marinha do Brasil retifica edital de um de seus três Concursos Públicos

Cronograma de um dos certames foi atualizado e documento oficial pode ser consultado na íntegra em nosso site
Quarta-feira, 16 de dezembro de 2020 às 14h45
Marinha do Brasil retifica edital de um de seus três Concursos Públicos

A Marinha do Brasil tornou pública uma nova retificação de um dos editais de seus três Concursos Públicos que, juntos, são destinados ao preenchimento de 29 vagas em diversas funções em âmbito nacional.

Conforme o documento (retificação VI - CP-QC-CA/FN/IM), o calendário de eventos do certame para Oficiais da Marinha - CP-QC-CA/FN/IM em 2020 foi atualizado e todas as etapas podem ser consultadas no documento oficial.

Retificações anteriores

Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-T/2020:

  • Retificação V: o calendário de eventos foi retificado, sendo que algumas etapas que estavam previstas para ocorrer a partir de agosto de 2020, devem ser realizadas em novas datas a serem definidas.
  • Retificação IV: as provas escritas de conhecimentos profissionais e redação, que estavam previstas para o mês de junho, também serão realizadas em data a ser definida.
  • Retificação VI: as mudanças ocorreram no cronograma deste certame, no qual a prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação fica prevista para o dia 25 de outubro de 2020.
  • Retificação VII: houve uma atualização do local de prova, a qual está prevista para ser aplicada no dia 25 de outubro de 2020. Segundo a publicação, as avaliações ocorrerão na Escola Estadual Padre João Panarotto, rua 64, quadra G 2ª, bairro CPA IV, Cuiabá.
  • Retificação VIII: o cronograma atualizado foi divulgado, bem como foram incluídas algumas disposições especiais em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
  • Retificação XIV: o calendário de eventos do certame foi atualizado e todas as etapas podem ser consultadas no documento oficial.
Capelães Navais do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-CAPNAV/2020:
  • Retificação IV: foram alterados os requisitos, com a inclusão de novas exigências ao certame.
  • Retificação III: foram estabelecidas mudanças no cronograma do certame, sendo que as atividades devem ser realizadas em novas datas e períodos, que serão definidos posteriormente.
  • Suspensão das provas: as provas previstas para a primeira quinzena de junho de 2020, foram suspensas, assim como os eventos subsequentes.
  • Retificação V: a prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação, do certame para ingresso no Quadro de Capelães Navais do Copro Auxiliar da Marinha, agora está prevista para o dia 22 de novembro de 2020. O documento também estabelece algumas disposições especiais com relação a pandemia da Covid-19.

Oficiais da Marinha - CP-QC-CA/FN/IM em 2020:

  • Retificação V: foram incluídas novas vagas ao cargo na área de Administração, Ciências Contábeis e Economia, que passa a ofertar cinco oportunidades.
  • Retificação IV: o calendários de eventos foi retificado, sendo que algumas etapas que estavam previstas para ocorrer a partir de agosto de 2020, devem ser realizadas em novas datas a serem definidas.
  • Retificação III: foi estabelecida uma nova data para a realização da prova escrita e redação, que ficou prevista para o dia 20 de setembro de 2020.

Vale ressaltar que, anteriormente, após a divulgação de outros documentos, houve a inclusão de um nova cidade para a realização das provas e eventos complementares em todos os certames.

Veja mais detalhes nos editais oficiais disponibilizados em nosso site para consulta.

Os Concursos

Confira na lista abaixo as oportunidades ofertadas referente aos certames:

  • Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-T/2020: Ciências Biológicas (1); Comunicação Social (2); Direito (2); Estatística (2); Informática (3); Letras Português - Licenciatura (1); Pedagogia (1); Segurança do Tráfego Aquaviário (2); Serviço Social (3);
  • Capelães Navais do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-CAPNAV/2020: Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana (1).
  • Oficiais da Marinha - CP-QC-CA/FN/IM em 2020: Concentração em Eletrônica (2); Concentração em Máquinas (2) e Concentração em Sistemas de Armas (2), distribuídas para Fuzileiros Navais e Oficiais da Armada; há ainda chances para Oficiais Intendentes da Marinha de: Administração, Ciências Contábeis e Economia (5).

Aos que forem aprovados terão que realizar o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no qual tem a finalidade de preparar os candidatos para o exercício das profissões.

Vale enfatizar que aqueles que forem efetivados na função de Guarda-Marinha terão a remuneração bruta de R$ 9.070,60, sendo esta composta de soldo, adicional militar e compensação por disponibilidade militar.

Para inscrever-se, os interessados puderam acessar o endereço eletrônico da Marinha, das 8h do dia 16 de março até as 23h59 de 31 de março de 2020, horário de Brasília - DF. A taxa de participação é de R$ 126,00.

É necessário ressaltar que houve isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Cabe destacar ainda que as candidaturas puderam ser efetuadas em Organizações Militares seguindo as instruções do Edital.

Há alguns requisitos a serem preenchidos, como por exemplo, altura mínima de 1,54m e máxima de 2m para ambos os sexos. Além de que estas oportunidades exigem que os interessados tenham determinadas idades, confira abaixo:

  • Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-T/2020: ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2021;
  • Capelães Navais do Corpo Auxiliar da Marinha em 2020 - CP-CAPNAV/2020: ter entre 30 e 40 anos de idade;
  • Oficiais da Marinha - CP-QC-CA/FN/IM em 2020: ter menos de 29 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2021.

Como método de avaliação dos concorrentes será aplicado prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação, além de que haverá prova de títulos, prova didática, teste de aptidão física e avaliação psicológica para algumas das funções.

Estes Concursos Públicos possuem o prazo de vigência até o dia 12 de março de 2021.

Dentre as oportunidades há aquelas reservadas para pessoas que enquadram-se nos itens especificados dos editais de abertura.

Leia também

Marinha do Brasil: é aberto Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval em 2020

Marinha do Brasil abre novo Processo Seletivo no 9º Distrito Naval

Jornalista: Mayson Martins
Compartilhe: