Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 341 oportunidades no Sudeste

As chances são para aqueles que pretendem realizar Serviço Militar Voluntário temporário; confira
Segunda-feira, 8 de janeiro de 2024 às 12h26
Marinha do Brasil abre Processo Seletivo com 341 oportunidades no Sudeste

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), torna pública as inscrições para novo Processo Seletivo destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como o Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), a fim de completar o efetivo de militares na área de jurisdição do Com1ºDN, nos Estados do Rio de Janeiro (RJ), do Espírito Santo (ES) e de Minas Gerais (MG).

As 341 vagas estão distribuídas de acordo com a área de atuação:

Área Industrial:

  • Para prestação do SMV como Cabo (CB) - Vagas destinadas ao ETP: Edificações (5); Eletrônica (22); Eletrotécnica (14); Estruturas Navais (2); Mecânica (16); Metalúrgica (6); Motores (16); Química (4).
  • Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE) - Vagas destinadas ao EAT: Marcenaria (1).

Área da Saúde:

  • Para prestação do SMV como Cabo (CB) - Vagas destinadas ao ETP: Administração Hospitalar (9); Enfermagem (87); Higiene Dental (17); Nutrição e Dietética (3); Patologia Clínica (20); Prótese Dentária (2); Radiologia Médica (13); Técnico em Farmácia (25).
  • Área de Apoio - para prestação do SMV como Cabo (CB) - Vagas destinadas ao ETP: Administração (38); Ciências Contábeis (5); Processamento de Dados - Desenvolvimento de Sistemas (5); Processamento de Dados - Infraestrutura (5).
  • Área Administrativa - Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE) - Vagas destinadas ao EAT: Motorista (26).

Para participar, o candidato deve: ser voluntário; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre ou ter concluído o nível superior (bacharelado); voluntários às vagas de motorista deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou E; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação, entre outras.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, no período de 5 a 19 de janeiro de 2024, por meio da página do Com1ºDN. A inscrição será confirmada mediante ao pagamento da taxa no valor de R$ 65,00.

O voluntário interessado em solicitar a isenção deverá imprimir, preencher, datar, assinar e entregar o requerimento diretamente no Com1ºDN, situado na Praça Mauá, 65 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.081-240, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2024.

Seleção:

A seleção conta com seis etapas, divididas em: prova objetiva; verificação de dados biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso; prova de títulos; e designação à incorporação.

A prova objetiva está prevista para o dia 17 de março de 2024 e terá duração de três horas e valerá 100 pontos, contando com 50 questões de múltipla escolha que englobam os conhecimentos de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

A verificação de dados biográficos terá como propósito verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil.

A prova de inspeção de saúde visa verificar se os voluntários preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para o exercício das atividades técnico-militares necessárias.

O teste de aptidão física tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos para a prestação do SMV.

Vigência:

O prazo de validade de prestar o serviço militar voluntário é por um período máximo de 96 meses. Os voluntários aprovados serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: