ICMBio: Processo Seletivo para o Núcleo de Gestão Integrada de Paraty é divulgado

Candidatos vão ser submetidos a três etapas de avaliação que consistem em teste de aptidão física e de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, além de análise curricular
Sexta-feira, 14 de maio de 2021 às 14h49
ICMBio: Processo Seletivo para o Núcleo de Gestão Integrada de Paraty é divulgado

Até o dia 21 de maio de 2021, estarão abertas as inscrições do novo Processo Seletivo realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a fim de contratar Agentes Temporários Ambientais por seis meses e dois anos para atuarem no Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

No total, 28 oportunidades estão em aberto, distribuídas nas áreas de brigada de prevenção e combate a incendidos (13), agente de apoio ao monitoramento ambiental e patrimonial (14) e agente de apoio à gestão da unidade de conservação (1). Para se candidatar, é preciso ter escolaridade em nível fundamental incompleto.

Com carga horária em regime de exclusividade, podendo ser diurna e ou noturna, incluindo finais de semana, em escala de revezamento, os candidatos contratados farão jus à remuneração variável de um, um e meio e dois salários mínimos, acrescido dos auxílios legais. A atuação ocorre nos setores de PARNA Serra da Bocaina, ESEC Tamoios e APA Cairuça.

Inscrições

As inscrições gratuitas devem ser realizadas entre os dias 10 a 21 de maio de 2021, nos locais abaixo discriminados de acordo com a atuação:

Para a Apa do Cairuçu, os candidatos devem comparecer na Sede do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em Paraty/RJ - (antiga sede da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu). O atendimento ocorre das 13h às 17h, ou realizar a inscrição pelo e-mail apa.cairucu@icmbio.gov.br.

Já quem optar pelo PARNA Serra da Bocaina tem que se inscrever na Base do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em São José do Barreiro/SP - (antiga sede do Parque Nacional da Serra da Bocaina), Rodovia Francisca Mendes Ribeiro, SP 221, Centro, São José do Barreiro/SP. Neste caso o atendimento é das 8h às 12h e das 13 às 17h. As inscrições via e-mail devem ser feitas pelo endereço pnsb.rj@icmbio.gov.br.

E por fim os interessados nas oportunidades da Estação Ecológica de Tamoios, vão se candidatar no Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em Paraty/RJ - (antiga sede da Estação Ecológica de Tamoios), Rodovia BR 101 - km 535, Mambucaba, Paraty/RJ, das 13h às 17h, ou por meio do e-mail esec.tamoios@icmbio.gov.br.

Para garantir a participação, é preciso entregar a ficha de inscrição, documento pessoal com foto e comprovação de inscrição de CPF e carteira de identidade, atestado médico comprovando que o candidato se encontra "apto a realizar atividades físicas", emitido nos últimos 30 dias- documento original e cópia; tipagem sanguínea e fator RH - documento original e cópia; comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovação de experiência. E em alguns casos também é exigido CNH - Categoria B, C, D ou E.

Seleção

Como forma de classificar os inscritos neste Processo Seletivo válido por um ano serão realizadas avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e análise curricular.

Os Testes de Aptidão Física (TAF) e de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) serão aplicados na unidade de atuação, conforme especifica o edital. A previsão é que sejam realizados entre os dias 25, 26, 27 e 28 de maio de 2021, de acordo com a área pretendida.

Haverá ainda a análise curricular que ocorre por meio de experiência apresentada nos currículos e comprovações entregues pelos candidatos na ocasião da inscrição.

O resultado final e a convocação estão previstos para serem divulgados no dia 18 de junho de 2021, na Sede do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em Paraty/RJ - APA Cairuçu / ESEC Tamoios, na Base do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty em São José do Barreiro/SP - PARNA Serra da Bocaina e na internet, no site oficial do órgão.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: