Exército Brasileiro realiza Processo Seletivo para 7ª região

Inúmeras etapas versarão sobre as capacidades dos candidatos antes da contratação
Quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 09h59
Exército Brasileiro realiza Processo Seletivo para 7ª região

O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 7ª Região Militar, abrangendo as áreas de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, anuncia abertura de novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a formação de cadastro reserva para Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários, portadores de reservista ou carta patente, bem como os diplomados em quaisquer dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária que tenha sido dispensado da prestação do Serviço Militar Inicial como MFDV.

Vale ressaltar que este Processos Seletivo é destinado a candidatos de ambos os sexos, conforme especifica o edital de abertura.

Com requisitos é necessário que o participante seja profissional de nível superior, de ambos os sexos, possuidores de Curso Superior nas áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária. Esses profissionais, indistintamente, se do sexo masculino ou feminino, terão aproveitamento, ainda, no serviço ativo das Forças Armadas, em atividades militares como: serviço de escala, instrução, exercícios no terreno, composição de comissões, manutenção de área, de materiais e equipamentos, representações e outras, cujo desempenho caiba ao cargo de Praça Especial (Guarda-Marinha/Aspirante-a-oficial/Aspirante) e ao de Oficial Subalterno (1º e 2º tenente), tudo de acordo com os Regulamentos específicos de cada Força. E não poderão concorrer os militares da ativa da carreira e reserva remunerada.

Os candidatos à medicina devem possuir as seguintes especializações: Acupuntura; Alergia e Imunologia; Anestesiologia; Angiologia; Cancerologia; Cardiologia; Cirurgia de cabeça e pescoço; Cirurgião Geral; Cirurgia otorrinolaringológica; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Coloproctologia; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia; Gastroenterologia; Geriatria; Ginecologia; Hematologia; Hepatologia; Homeopatia; Infectologia; Mastologia; Medicina Intensiva; Medicina de Família e Comunidade; Nefrologia; Neurologia; Obstetrícia Oftalmologia; Oncologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Patologia e Patologia Clínica; Pediatria; Pneumologia; Psiquiatria; Radiologia; Radioterapia; Reumatologia; e Urologia.

Os candidatos à farmácia devem possuir as seguintes especializações: Análises Clínicas; Bacteriologia; Bioquímica; Citogenética; Citologia; Farmácia Clínica; Farmácia Hospitalar; Farmácia Oncológica; Hematologia; Imunologia; Micologia; Parasitologia; e Toxicologia.

Os candidatos à odontologia devem possuir as seguintes especializações: Dentística restauradora; Endodontia; Estomatologia; Implantodontia; Odontogeriatria; Odontologia para pacientes especiais; Odontopediatria; Ortodontia; Patologia bucal; Periodontia; Prótese dentária; Radiologia; Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.

Os candidatos à veterinária devem possuir as seguintes especializações: Clínica e cirurgia de animais de grande porte; Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte; Indústria de produtos para animais; Indústria de produtos de origem animal; Manejo e conservação de espécies; Produção e sanidade animal; Saúde pública veterinária; e Gestão de Qualidade e Vigilância Sanitária.

Essas oportunidades estão disponíveis nas seguintes localidades da 7ª RM: Maceió; Recife; Araçoiaba; Olinda; Jaboatão dos Guararapes; Garanhuns; Petrolina; Fernando de Noronha; Natal; Caicó; Parnamirim; João Pessoa; Campina Grande; Cabedelo; Bayeux.

As inscrições irão do dia 5 a 14 de julho de 2023 até às 15h, de forma online, no endereço eletrônico da MFDV. Não será cobrada taxa de inscrição.

Serão convocados para Seleção Especial, em caráter obrigatório, os Conscritos, MFDV do segmento masculino formados no corrente ano ou concluintes que terão sua colação de grau até o dia 31 de janeiro de 2024, que não tenham prestado o serviço militar inicial obrigatório no momento da convocação de sua classe, por adiamento ou dispensa de incorporação, bem como os que obtiveram adiamento de incorporação para realizarem residência médica ou pós-graduação, imediatamente após o término do prazo concedido e aqueles que estão em débito com o Serviço Militar. Será considerado conscrito todo MFDV do segmento masculinoformado no corrente ano ou concluinte, que terá sua colação de grau até o dia 31 de janeiro de 2024, que não tenha prestado o serviço militar inicial obrigatório no momento da convocação de sua classe, por adiamento ou dispensa de incorporação.

Da Seleção

Como método de seleção, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas: avaliação curricular perante a inscrição; inspeção de saúde; incorporação (Declaração de Guarda-Marinha), e seleção especial na Guarnição na área escolhida, e seleção complementar.

Aqueles que forem aprovados vão realizar o estágio, o qual tem o período de 12 meses. Após a finalização, o incorporado poderá ter o tempo de serviço militar prorrogado, por deliberação do Comando da 7º Região Militar e nos termos da legislação vigente.

O prazo de validade desta seleção se encerra no dia anterior ao início das inscrições para um novo certame.

Jornalista: Murilo Oichi
Compartilhe: