Exército Brasileiro realiza novo Processo Seletivo para 3ª região

Seleção tem como objetivo a formação de cadastro reserva de Oficiais e Sargentos em diferentes áreas
Quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 07h33
Exército Brasileiro realiza novo Processo Seletivo para 3ª região

O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 3ª Região Militar, no estado do Rio Grande do Sul anuncia abertura de novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a formação de cadastro reserva de profissionais de nível superior, que serão incorporados na prestação de Serviço Técnico Temporário - SvTT como Oficiais e Sargentos Técnicos Temporários.

Esa seleção busca realizar o Estágio de Serviço Técnico, a ser feita como Oficial Técnico Temporário - OTT e Estágio Básico de Sargento Temporário, a ser realizada como Sargento Técnico Temporário - STT.

Vale ressaltar que este Processos Seletivo destina-se à candidatos de ambos os sexos, conforme especifica o edital de abertura.

Com requisitos é necessário que o participante tenha graduação para Oficiais (OTT) ou curso técnico para Sargentos (STT). Além disso, interessados que tiverem menos de 20 anos e 41 anos ou mais, não poderão se inscrever no processo seletivo e nem incorporar como oficial ou praça temporário; Se militar da ativa, não estar no Serviço Militar Inicial, não ser oficial ou sargento de carreira, não estar concorrendo a mesma área; Se Oficial R/2 não possuir Conceito "I" em nenhum atributo da última ficha de Avaliação de Oficial temporário e ter suficiência no 3º TAF do seu último ano na ativa, entre outros requisitos específicos para cada cargo que se encontra descrito no edital.

Há oportunidades disponíveis dentre as seguintes especialidades e áreas de OTT: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Comunicação Social - Jornalismo; Comunicação Social - Relações Públicas; Contabilidade; Direito; Enfermagem; Engenharia Cartográfica; Engenharia Elétrica - Eletrônica; Engenharia Elétrica - Eletrotécnica; Engenharia Ambiental; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Estatística; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Informática - Servidores e Redes; Informática - Programação PHp; Magistério nas área de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Educação Física, Filosofia; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Sarex - Católico e Sarex - Evangélico.

Já para a função de Sargento, há disponíveis as áreas e habilitações de: Técnico nas áreas de Administração, Agrimensura, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, enfermagem, Enfermagem com Instrumentação Cirúrgica, Farmácia, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Química, Radiologia, Prótese Dentária, Alimentos, Eletroeletrônica, Metalúrgica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Nutrição e Dietética, Publicidade, Refrigeração e Climatização, Telecomunicações e Rádio e Televisão - Locutor

Essas oportunidades estão disponíveis nas seguintes localidades da 3ª RM: Alegrete; Bagé; Bento Gonçalves; Butiá; Cachoeira do Sul; Caxias do Sul; Cruz Alta; Dom Pedrito; General Câmara; Ijuí; Itaara; Itaqui; Jaguarão; Nova Santa Rita; Pelotas; Porto Alegre; Quaraí; Rio Grande; Rosário do Sul; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santa Rosa; Santana do Livramento; Santiago; Santo Ângelo; São Borja; São Gabriel; São Leopoldo; São Luiz Gonzaga; Sapucaia do Sul e Uruguaiana.

As inscrições começaram no dia 1º de junho de 2023 e se encerram no dia 14 de julho de 2023, de forma online, no endereço eletrônico da 3ª Região Militar. Não será cobrada taxa de inscrição.

Como método de seleção, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas: avaliação curricular perante a inscrição; conferência da documentação presencial; entrevista; inspeção de saúde.

Os aprovados nessas primeiras etapas, serão submetidos aos teste de conhecimentos teórico/prático e exame de aptidão física, seguido então pela escolha de Guarnição, prevista pra ocorrer dia 11 a 15 de dezembro de 2023, de forma online.

Por fim, os classificados serão avaliados pela etapa de seleção completar, que tem como finalidade verificar eventuais alterações ocorridas com o convocado, nos aspectos médicos e moral.

Aqueles que forem aprovados vão realizar o estágio, o qual tem o período de 12 meses. Após a finalização, o incorporado poderá ter o tempo de serviço militar prorrogado, por deliberação do Comando da 3º Região Militar e nos termos da legislação vigente.

O estágio é dividido em duas fases com objetivos distintos: a primeira, destina à absorção de conhecimentos relativos à instrução individual básica, com duração de dias, sendo realizada obrigatoriamente, em Organização Militar ou em unidade de tropa, designada pela Região Militar.

Já a segunda etapa, destina a aplicação dos seus conhecimentos técnico-profissionais realizada nas Organizações Militares para as quais forem designados e habitá-las à programações do tempo de serviço e à promoção, desde que sejam atendidos os requisitos exigidos na legislação pertinente e os interesses do Exército

O militar incorporado será remunerado de acordo com a Medida Provisória 2.215-10, de 31 de agosto de 2001 (reestruturação da remuneração dos Militares das Forças Armadas), alterada pela Lei 13.954, de 16 de dezembro de 2023.

O prazo de validade desta seleção se encerra no dia anterior ao início das inscrições para um novo certame.

Jornalista: Nathália Moura
Compartilhe: