Exercito Brasileiro: 3ª Região Militar publica edital de Processo Seletivo

As oportunidades são para oficiais médicos, farmacêuticos, veterinários e dentistas
Quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 16h13
Exercito Brasileiro: 3ª Região Militar publica edital de Processo Seletivo

O Exército Brasileiro, por meio da 3ª Região Militar, anunciou a realização de um novo Processo Seletivo para formação de cadastro reserva para eventual incorporação e prestação de serviço militar, entre profissionais de ensino superior, em caráter voluntário e temporário, no posto de aspirante a oficial.

As oportunidades são para médicos, que tenham concluído, com aproveitamento, até a data da incorporação, curso de ensino superior ou residência médica de acordo com a área pretendida; e para farmacêuticos, dentistas e veterinários, que tenham concluído, com aproveitamento, até o final do período de inscrição, o ensino superior que o habilite para o cargo pretendido, além de especialização.

Confira abaixo as áreas disponíveis de acordo com cada função:

  • Médico: Generalistas ou especialistas
  • Dentista: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Dentística; Endodontia; Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia; Prótese dentária; Radiologia.
  • Farmacêutico: Microbiologia e Bacteriologia Clínica; Bioquímica; Citologia; Imunologia; Farmácia Clínica; Farmácia Hospitalar.
  • Veterinário: Clínica e Cirurgia de Grandes Animais: Clínica e Cirurgia de Equinos, Ortopedia de Equinos e Reprodução de Equinos; Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais: especialização em cães; Especialização em Inspeção de Alimentos.

É necessário ainda atender outros requisitos, como estar em dia com as obrigações perante o serviço militar, não ter sido considerado isento do serviço militar, ter aptidão física e mental para o exercício das atividades, estar regularmente inscrito e com registro ativo em órgão de classe, dentre outras exigências listados no edital.

Além disso, poderão ser convocados para o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), os aspirantes a oficiais ou oficiais da 2ª Classe da Reserva que não possuam o EAS; que tenham sido dispensados em convocações anteriores; de ambos os sexos, graduados ou especializados nas áreas de interesse do exército; reservistas de primeira ou segunda categoria, obedecendo os limites de tempo da forças armadas. Não poderão ser convocados candidatos com mais de 38 anos de idade, em 31 de dezembro de 2024, nascidos em data anterior a 1º de janeiro de 1986.

Já para a seleção ao Estágio de Instrução e Serviço (EIS) poderão ser convocados aqueles que tenham nascido a partir de 1º de fevereiro de 1979, tenham concluído o EAS em qualquer época e que atendam outros requisitos específicos.

O Militar incorporado será remunerado de acordo com a medida provisória 2.215-10, de 31 e agosto de 2001, reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, alterada pela lei 13.954, de 16 de dezembro de 2019.

Etapas de participação

As inscrições podem ser realizadas no período de 1º de julho de 2023 a 11 de agosto de 2023, no Sistema de Seleção de Candidatos a Temporários, disponível no site da 3ª Região Militar.

Para avaliação os participantes será realizada análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, na qual a documentação anexada pelos candidatos será analisada por avaliadores especialistas em cada área de atuação ou especialização.

Os classificados na etapa anterior serão convocados para a entrega de documentação física, entrevista e inspeção de saúde. Ainda serão realizadas as etapas de escolha da guarnição e seleção complementar.

Informações adicionais podem ser consultadas no edital completo que está disponível em nosso site.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: