Concurso para Capelães da Aeronáutica tem inscrições prorrogadas

Quinta-feira, 15 de setembro de 2011 às 08h30
Concurso para Capelães da Aeronáutica tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 22 de setembro de 2011, às 15h, as inscrições para o concurso destinado ao Exame de Admissão (EA) ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC) 2012 da Aeronáutica.

Para mais informações, consulte o edital completo e suas alterações.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aeronáutica abre Exame de Admissão ao EIAC 2012

Estão abertas as inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica do ano de 2012 (IE/EA EIAC 2012). Este será realizado por meio do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

O presente Exame destina-se a selecionar cidadãos brasileiros natos, do sexo masculino, que atendam às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para serem habilitados à matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica (EIAC), a ser realizado no CIAAR, em Belo Horizonte - MG.

As vagas para matrícula no EIAC 2012 são destinadas aos candidatos aprovados neste Exame (em todas as fases previstas), classificados dentro do número de vagas e que forem habilitados à matrícula no referido Estágio.

O candidato fará a escolha da especialidade e das localidades a cuja vaga pretende concorrer, no momento da solicitação de inscrição.

Além de concorrer às duas vagas fixadas nestas Instruções distribuídas para a especialidade de Sacerdotes Católicos Apostólicos Romanos, os candidatos também concorrerão àquelas que eventualmente possam surgir, na respectiva especialidade, em adição, até a data prevista para a divulgação da relação nominal de candidatos convocados para a Concentração Intermediária deste Exame, decorrentes de necessidades que tenham sido identificadas e definidas pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP).

As inscrições serão recebidas do dia 19 de agosto a 15 de setembro, na página oficial do COMAER (www.ciaar.com.br) e na página do CIAAR (www.fab.mil.br).

São condições para esta e para a realização do processo seletivo:

  • Ser voluntário, do sexo masculino e estar ciente de todas as condições para habilitação à futura matrícula no EIAC 2012, em caso de aprovação e classificação dentro do número de vagas previstas neste Exame;
  • Ser brasileiro nato;
  • Se militar da ativa, estar autorizado pelo seu respectivo Comandante, Diretor ou Chefe para participar do processo seletivo, dando-lhe ciência que, na condição de candidato e de voluntário, deverá ser liberado nos dias e horários estabelecidos no Calendário de Eventos do certame, mas que tais liberações são de caráter particular e, portanto, não podem ser remuneradas nem apoiadas pela Administração (como pagamento de diárias, indenização de passagem, fornecimento de transporte ou qualquer outro tipo de apoio institucional), assim como as faltas ao expediente para comparecimento na Concentração Intermediária, na INSPSAU, no EAP e no TACF poderão ser compensadas ou descontadas do período de férias;
  • Se militar da ativa, estar ciente de que, no período compreendido entre a Concentração Inicial e a Matrícula para início do Estágio, o candidato não poderá ser escalado para missões a serviço fora de sede nos períodos estabelecidos no Calendário de Eventos, devendo o próprio militar informar oficialmente (comunicado por escrito, via Parte) ao seu Comandante, Chefe ou Diretor sobre essa indisponibilidade;
  • Ter parecer favorável do Arcebispo Ordinário Militar (conforme prevê o inciso VI, do Art. 3º da Portaria 142/MD, de 25 de janeiro de 2008, que dispõe sobre o Regimento Interno do Ordinariado Militar do Brasil);
  • Pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 e comprovar seu pagamento; e
  • Inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição.

Este Exame será constituído das seguintes etapas:

  • Exame de Escolaridade (EE) e de Conhecimentos Especializados (CE);
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Estágio.

O prazo de validade do EA EIAC 2012 expirar-se-á 10 dias corridos após a data prevista para a matrícula.

Para mais detalhes das etapas e informações completas da Seleção, consulte o Edital.

Compartilhe: