Comando do 3º DN da Marinha do Brasil divulga Processo Seletivo com 36 vagas

Para se inscrever, é necessário que o candidato seja voluntário, brasileiro nato, possua mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; veja
Quarta-feira, 17 de novembro de 2021 às 17h02
Comando do 3º DN da Marinha do Brasil divulga Processo Seletivo com 36 vagas

O Comando do 3º Distrito Naval (COM 3º DN) da Marinha do Brasil (MB) divulga a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a convocação de 36 profissionais de nível superior, de ambos os sexos, para prestação do Serviço Militar Voluntário temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2) para as localidades de Natal-RN, Recife-PE, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB, e Maceió-AL

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira e suas respectivas áreas:

  • Área de Saúde: Cirurgião Dentista - Dentística (2); Cirurgião Dentista - Endodontia (1); Cirurgião Dentista - Periodontia (1); Cirurgião Dentista - Prótese Dentária (2); Cirurgião Dentista - Dentística (2); Cirurgião Dentista - Ortodontia (1); Farmácia (3);
  • Área de Apoio à Saúde: Enfermagem (6);
  • Área Técnica: Administração (1); Direito (6); Ciências Náuticas - Inspetor Naval (2); Informática - Sistemas de Informação (1);
  • Área Técnica-Magistério: Matemática (2);
  • Área de Engenharia: Engenharia Civil (1); Engenharia Eletrônica (1); Engenharia Elétrica (2); Engenharia Mecânica (1); Engenharia Naval (1).

Para concorrer a uma das oportunidades, o interessado deve ser voluntário, brasileiro nato, ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade na data da incorporação, possuir bons antecedentes de conduta a ser apurado por meio de averiguação da vida pregressa do voluntário, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, dentre outros requisitos.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no Serviço Militar Voluntário, o qual terá duração total de 12 meses, e será prestado na forma de estágio. Os voluntários às áreas de Saúde e Apoio à Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia, Técnica e Técnica-Magistério cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST).

Esses estágios serão divididos em duas fases: a primeira, destinada a Instrução Militar Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas, será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução, ocasião em que os incorporados receberão Instrução Militar Naval e serão avaliados mediante aplicação de testes estabelecidos em currículo disciplinar, referentes à formação do EAS ou do EST.

Já a segunda fase, é destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir, com o propósito de habilitá-lo ao desempenho de serviços e práticas militares navais, conforme necessidade da Administração Naval. Nos primeiros 45 dias, o voluntário para a área de Inspetor Naval realizará curso, na modalidade à distância.

EAS e EST

O EAS destina-se aos Oficiais RM2, aos cidadãos brasileiros com incorporação adiada, aos dispensados de incorporação ou do Serviço Militar Inicial e às mulheres, todos voluntários, com curso de graduação, bacharelado e/ou licenciatura, concluído e que tenham colado grau nas áreas de saúde e de apoio à saúde.

Já o EST destina-se aos Oficiais RM2, aos cidadãos brasileiros com incorporação adiada, aos dispensados de incorporação ou do Serviço Militar Inicial e às mulheres, todos voluntários, com curso de graduação, bacharelado e/ou licenciatura, concluído e que tenham colado grau nas áreas técnica, técnica-magistério e engenharia, ou aos oficiais da Marinha Mercante com habilitação em Ciências Náuticas da área de Náutica ou Máquinas.

Inscrições

Os interessados deverão realizar as inscrições a partir das 8h do dia 23 de novembro de 2021 até às 23h59 do dia 5 de dezembro deste mesmo ano, observando o horário oficial de Brasília, Distrito Federal, exclusivamente, via internet, por meio do site do COM 3º DN, mediante pagamento de taxa de R$ 140,00.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 6 de dezembro de 2021, no horário bancário dos diversos estados do país.

Seleção

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas, de acordo com os critérios especificados no edital: prova escrita objetiva; prova de títulos (PT); verificação documental (VD); inspeção de saúde (IS); e teste de aptidão física (TAF).

A prova escrita objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de quatro horas, e com data prevista para aplicação no dia 20 de fevereiro de 2022, em local e horário a serem divulgados posteriormente, e a prova envolverá as áreas do conhecimento de língua portuguesa, defesa nacional, organização básica da marinha, legislação militar-naval, tradições navais, relações humanas e liderança, e história naval.

Vigência

De acordo com o documento de seleção, a natureza do vínculo com a força é, nesse sentido, precária e transitória, com duração máxima de até 96 meses, não gerando qualquer expectativa quanto à permanência e à estabilidade.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no Serviço Militar Voluntário, o qual terá duração total de 12 meses, e será prestado na forma de estágio.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: