Aeronáutica anuncia Processo seletivo para nível médio

Ao todo são 220 vagas destinadas ao Curso de Formação de Sargentos para futura atuação em todo o território nacional
Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 às 13h38
Aeronáutica anuncia Processo seletivo para nível médio

O Comando da Aeronáutica tornou pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo que tem como finalidade a admissão de 220 profissionais ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre do ano de 2021.

Por meio de uma retificação publicada recentemente, no edital passa a constar os seguintes cargos: Mecânico de Aeronaves (47); Material Bélico (11); Guarda e Segurança (28); Equipamento de Voo (6) e Controle de Tráfego Aéreo (128).

Para mais informações referentes às alterações, o edital completo está disponível em nosso site.

Vale ressaltar que a presente Seleção é destinada a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que não devem ter menos de 17 anos nem completar 25 anos até 31 de dezembro do ano na matrícula no CFS 1/2021, salvo que, se menor de 18 anos, o candidato deve estar autorizado por seu responsável legal, além de outros requisitos que compõe o edital.

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente por via Internet, no período compreendido entre 17 de fevereiro e 18 de março de 2020. A taxa é de R$ 60,00 e a isenção pode ser requerida durante o momento de inscrição.

Este exame é constituído das seguintes etapas: prova escrita, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

O conteúdo programático da prova escrita, prevista para o dia 7 de junho de 2020 com duração de duas horas, se dá pelas disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.

Ainda sobre a prova escrita, ela deve ser realizada nas localidades de Belém - PA, Recife - PE, Natal - RN, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, São Paulo - SP, Campo Grande - MS, Canoas - RS, Santa Maria - RS, Curitiba - PR, Brasília - DF, Manaus - AM, Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

É ministrado sob regime de internato militar, em Guaratinguetá, São Paulo, com duração de dois anos, o curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

No momento da matrícula, mediante ato do Comandante, o candidato passa à posição de aluno, situação a ser mantida durante todo o curso de formação.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, com mesma remuneração por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

A promoção à graduação de Terceiro-sargento ocorrerá mediante ato da DIRAP, em data oportuna à conveniência do Comaer, conforme o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, e os formandos serão distribuídos e classificados, abrangendo todo o território nacional.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Mariana Dutra
Compartilhe: