Aeronáutica abre Processo Seletivo para voluntários

Há oportunidades em diversas áreas para quem busca adentrar no serviço militar temporário; confia
Quinta-feira, 11 de janeiro de 2024 às 13h02
Aeronáutica abre Processo Seletivo para voluntários

O Comando da Aeronáutica torna pública a realização de um novo Processo Seletivo que visa recrutar voluntários para o serviço militar temporário.

De acordo com o edital, há vagas distribuídas nos cargos a seguir: Armador de Ferragens (1); Eletricista Naval (1); Laboratorista de Solos (1); Motorista Bombeiro (2); Mecânico de Automóveis Leves (1); Marinheiro Fluvial de Convés (2); Operador de Escavadeira Hidráulica (1); Operador de Motoniveladora (2); Operador de Retroescavadeira (2); Operador de Rolo Compactador e Rolo de Pneus (2); Operador de Tratores (2); Operador de Empilhadeira (2); Operador de Cavalo Mecânico e Hidráulico (2); Torneiro Mecânico (1); Operador de Sistema de Combustível (1); Pedreiro de Alvenaria (1); Pintor de Automóveis (1); Mecânico de Refrigeração e Climatização Comercial (1); Arrumador - Garçom (6); Arrumador - Camareiro em Meios de Hospedagem (6); Auxiliar de Manutenção Predial (8); Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança (1).

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Cabos, incluídos no Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon) e no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.

O estágio terá duração total de 12 meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases:

  • 1ª fase, com duração prevista de 54 dias corridos, visa adaptar o incorporado à atividade militar por meio da Instrução Militar, e será realizada em uma das OM constantes no Anexo C, ou em outras designadas pelo COMAER.
  • 2ª fase visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação.
  • 3ª fase visa ao aprimoramento profissional.

Inscrições e prova

A inscrição deverá ser realizada no período previsto no Calendário de Eventos deste AVICON, entre os dias 10 e 29 de janeiro de 2024, por meio do endereço eletrônico.

A seleção será constituída das seguintes etapas: Entrega de Documentos (ED); Validação Documental (VD); Avaliação Curricular (AC); Concentração Inicial (CI); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF).

A validade do Processo Seletivo tem prazo até o dia 2 de agosto de 2024.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: