95 vagas para o Corpo de Saúde da Marinha do Brasil

Sexta-feira, 8 de maio de 2009 às 14h38

A Marinha do Brasil (DEnsM), torna público a abertura das inscrições ao Processo Seletivo para ingresso no Corpo de Saúde da Marinha.

Sobre as inscrições:

  • A inscrição poderá ser efetuada a partir das 8h00 do dia 28 de abril até às 16h30 do dia 18 de maio de 2009, através da Internet, no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br, horário oficial de Brasília-DF.
  • Poderá também ser efetuada nas Organizações Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luis-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM, nos dias úteis entre 28 de abril e 18 de maio de 2009, das 8h30 às 16h30.
  • Em conformidade com o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, haverá isenção do valor da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos deste último decreto. O candidato deverá preencher e entregar, em uma das ORDI, o requerimento de solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição, cujo modelo estará disponibilizado na página da DEnsM, na Internet, entre os dias 22 e 29 de abril de 2009, das 8h00 às 16h30. O requerimento de isenção poderá, ainda, ser encaminhado via SEDEX, considerada a data final de postagem em 29 de abril de 2009, para a Diretoria de Ensino da Marinha - Divisão de Inscrição - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro-RJ - CEP 20.010-060.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00, devendo o candidato efetuar o pagamento até a data do vencimento.

O candidato que se inscrever em uma das ORDI, deverá após o pagamento do boleto bancário, retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subsequente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, documento que será exigido nas diversas etapas e eventos do Processo Seletivo.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Apoio a Saúde: Enfermagem (4), Farmácia - Análises Clínicas (2), Fonoaudiologia (2), Nutrição (2), Psicologia (2);
  • Cirurgiões-Dentistas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (2), Dentística (4), Endodontia (2), Odontopediatria (2), Periodontia (3);
  • Médicos (Md): Cancerologia (2), Cardiologia (3), Cirurgia Cardiovascular (2), Cirurgia Geral (9), Cirurgia Torácica (2), Cirurgia Vascular (2), Clínica Médica (15), Endocrinologia / Metabologia (2), Gastroenterologia (2), Ginecologia e Obstetrícia (2), Infectologia (2), Neurologia (3), Oftalmologia (2), Ortopedia e Traumatologia (12), Otorrinolaringologia (2), Pediatria (2), Pneumologia (2), Psiquiatria (4).

Sobre a realização das Provas:

O Processo Seletivo constará das seguintes etapas:

a) Seleção Inicial (SI): (Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais (CP); Prova de Expressão Escrita (EE); e Eventos complementares (I- Seleção Psicofísica (SP); II- Teste de Suficiência Física (TSF); III- Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar; IV- Exame Psicológico (EP); V- Prova de Títulos (PT); VI- Prova Prático-Oral de Conhecimentos Profissionais (PO) (exceto para as profissões de Nutrição, Fonoaudiologia e Psicologia)).

b) Curso de Formação de Oficiais (CFO): (I- Período de adaptação; II- Verificação de documentos; III- Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase final; IV- Curso de Formação propriamente dito);

c) Estágio de Aplicação (EA).

A Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais, a Prova de Expressão Escrita, a Prova Prático-Oral, o Curso de Formação propriamente dito e o Estágio de Aplicação terão caráter eliminatório e classificatório. A Seleção Psicofísica, o Teste de Suficiência Física, a Verificação de Dados Biográficos (Fase preliminar e final), o Exame Psicológico e a verificação de documentos terão caráter eliminatório. A Prova de Títulos terá caráter classificatório.

  • As Provas Escritas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luis-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM, no dia 2 de outubro de 2009, no horário das 9h15 às 13h15 (horário de Brasília), sendo os locais de realização das provas abertos às 7h30 e fechados às 8h30 (horário de Brasília) e o limite de acesso dos candidatos nos recintos de prova será até às 8h40.

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.

A DEnsM informa aos candidatos que a Marinha do Brasil não possui nenhum vínculo com qualquer curso ou escola preparatória, bem como material didático comercializado pelas mesmas.

O prazo de validade do Processo Seletivo e aproveitamento de candidatos reservas terminará na data do encerramento do período de adaptação.

Compartilhe: