15 vagas para Professores na Aeronáutica do Brasil

Departamento de Ensino da Aeronáutica abre Concurso para Professores na AFA e CIAAR com diversas disciplinas em disputa, inscrições abertas!
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2008 às 13h07
15 vagas para Professores na Aeronáutica do Brasil

O Departamento de Ensino da Aeronáutica torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de Cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior do Magistério da Aeronáutica, com lotação na Academia da Força Aérea/AFA, em Pirassununga-SP e no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica/CIAAR, em Belo Horizonte-MG.

Sobre as inscrições:

  • Para inscrever-se no Concurso Público, o interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), obtido por meio do sistema de inscrição na Internet, disponível na página oficial do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e na página da AFA (www.afa.aer.mil.br), a partir das 10h00 do dia 5 de janeiro de 2009 até às 15h00 do dia 5 de fevereiro de 2009 - horário de Brasília.
  • O candidato poderá solicitar, via requerimento, a isenção da taxa de inscrição conforme Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008. O candidato, ao preencher o FSI, deverá optar por uma única disciplina e indicar a localidade para onde concorrerá às vagas, sendo o local indicado o mesmo onde realizará a Prova Escrita.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00 para a classe Assistente, e de R$ 50,00 para a classe Auxiliar.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Professor Assistente: Economia (2), Gestão da Produção e Administração Geral (1), Gestão de Materiais e Patrimônio e Administração Geral (1);
  • Professor Auxiliar: Direito (1), Eletrônica (1), Física (1), Língua Espanhola (1), Língua Inglesa (2), Língua Inglesa (1), Língua Portuguesa (1), Matemática (2), Química (1).

Sobre a realização das Provas:

O Concurso Público será constituído das seguintes etapas:

a) Prova Escrita;

b) Prova Didática; e

c) Prova de Títulos.

Todas as etapas, à exceção da Prova de Títulos, terão caráter eliminatório, sendo que a Prova Escrita terá, também, caráter classificatório.

As Provas Escrita e Didática, bem como o sorteio de assunto da Prova Didática e a entrega de títulos para a Prova de Títulos serão realizados para os candidatos às vagas da Academia da Força Aérea/AFA, na Academia da Força Aérea (AFA) - Divisão de Ensino, situada a Estrada de Aguaí, s/nº - Pirassununga-SP. Para os candidatos às vagas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica/CIAAR, será no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - Pavilhão de Ensino, situado a Avenida Santa Rosa, nº 10 - Aeroporto-Pampulha - Belo Horizonte-MG.

  • A Prova Escrita terá duração de 3 horas, e será realizada no dia 8 de março de 2009, com início às 9h00 (horário de Brasília).
  • Para a realização da Prova de Título, o candidato classificado na Prova Escrita deverá apresentar, no ato do sorteio do ponto para a Prova Didática, no dia 30 de março de 2009, às 9h00, o seu Curriculum Vitae, em 3 vias, devendo uma delas estar acompanhada dos documentos comprobatórios originais (seus títulos) e de cópias autenticadas em cartório. Os documentos originais deverão permanecer com o candidato e as cópias autenticadas em cartório deverão, juntamente com as vias do Curriculum Vitae, ser entregues ao representante da Academia da Força Aérea presente no CIAAR ou na AFA.
  • A Prova Didática será aplicada entre os dias 31 março a 3 abril de 2009, com a finalidade de avaliar a habilidade e o desempenho do candidato. Esta constará de aula expositiva, com duração de 50 minutos, sobre assunto sorteado pelo candidato.

Os interessados também poderão obter informações sobre o Concurso Público junto à Academia da Força Aérea (AFA) e ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), por intermédio dos seguintes telefones: AFA (19) 3565-7259 / 3565-7308 e FAX: (19) 3565-7100 e CIAAR (31) 4009-5066 / 4009-5098 / 4009-5068 e FAX: (31) 349 1-2264.

O prazo de validade do Concurso Público expirar-se-á 1 ano, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial da União, sendo prorrogável por igual período, a critério do Departamento de Ensino da Aeronáutica.

Compartilhe: