Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1018988
1)O “Diário Vivencial” e o “Portfólio” são:
a)Instrumentos didáticos usados apenas pela gestão escolar;
b)Instrumentos de avaliação;
c)Instrumentos que medem a capacidade cognitiva do educando, visando saber se ele tem potencial intelectual;
d)Instrumentos capazes de dizer se o aluno tem habilidade para ser um bom comunicador e artista.
 
Questão cód. 1033917
2)Considerando-se as finalidades do ensino de Matemática visando à construção da cidadania, indica-se como objetivos do ensino fundamental (de acordo com os PCN de Matemática) todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a)Levar o aluno a identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender o mundo à sua volta.
b)Levar o aluno a fazer observações sistemáticas apenas de aspectos quantitativos da realidade.
c)Levar o aluno a sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos.
d)Levar o aluno a interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções de problemas propostos.
e)Levar o aluno a estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos.
 
Questão cód. 1038884
3)É FALSO afirmar que os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental para a área de Língua Portuguesa propõem que a escola organize o ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos discursivos e linguísticos, EXCETO:
a)Ler e escrever conforme seus propósitos e demandas sociais.
b)Expressar-se apropriadamente em situações de interação oral diferentes daquelas próprias de seu universo imediato.
c)Refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade linguística.
d)Valorizar a estigmatização, a discriminação e os preconceitos relativos ao uso da língua de cada espaço geográfico.
e)Focalizar a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania.
 
Questão cód. 1059038
4)De acordo com a LDB, os níveis escolares são constituídos de
a)Educação Básica e Educação Superior.
b)Educação Infantil e Ensino Médio.
c)Educação Superior.
d)Ensino Fundamental e Médio.
e)Ensino Profissionalizante.
 
Questão cód. 1093976
5)Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
a)o jogo impede que a criança realize o seu próprio “eu”, pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.
b)brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.
c)o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.
d)o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.
 
Questão cód. 1096954
6)A avaliação dos cursos de graduação objetiva identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, o perfil dos docentes, as instalações físicas e a organização didático – pedagógica das escolas. Para tal fim, deverão ser utilizados procedimentos tais como:
a)Avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes de graduação, mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
b)Avaliação do perfil profissional do corpo docente mediante a utilização de provas de conteúdos, testes psicológicos e análise de competências e habilidades técnicas.
c)Avaliação do Projeto Político Pedagógico da IES de forma a verificar se o mesmo atende às exigências das classes sociais dominantes.
d)Avaliação da organização didático-pedagógica da instituição relativa aos cursos oferecidos e aos diferentes níveis da clientela atendida.
e)Avaliação das instalações físicas da instituição, considerando a área construída e a localização urbana do prédio.
 
Questão cód. 1129499
7)Analise as quatro assertivas seguintes:

I. Nos termos da EC 53/2006, o ensino fundamental é um direito público subjetivo e tem início aos seis anos de idade.
II. Em sede constitucional é assegurado que em proporção não inferior a 60% do fundo de participação de cada estado será destinada ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício.
III. Em sede constitucional se encontra estabelecido que até o ano de 2020 os Estados, o Distrito Federal e os Municípios destinarão parte dos recursos da receita resultante e impostos, compreendidas a proveniente de transferências à manutenção e desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos trabalhadores da educação.
IV. Um município que aplica anualmente 30% da receita resultante de impostos, compreendida aquela proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino está cumprindo o estabelecido em lei.

Assinale:
a)se corretas I e III, apenas
b)se corretas III e IV, apenas
c)se corretas II e IV, apenas
d)se corretas II, III e IV, apenas.
e)se corretas I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1188722
8)Não é objetivo do Projeto Político Pedagógico:
a)desenvolvimento da avaliação institucional da escola.
b)implantação de cursos de educação continuada.
c)organização do trabalho pedagógico de forma parcial pela busca de melhoria da qualidade do ensino.
d)agilização da prática administrativo-pedagógica com qualidade.
 
Questão cód. 1228881
9)Sobre o Processo de Avaliação nas instituições de Educação Infantil, podemos afirmar: EXCETO
a)As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças;
b)A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem;
c)Devem compreender práticas adequadas de mensuração do aprendizado, tais como provinhas, e mecanismos de retenção das crianças sem aproveitamento na Educação Infantil;
d)Todos os esforços da equipe devem convergir para a estruturação de condições que melhor contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança sem desligá-la de seus grupos de amizade.
 
Questão cód. 1506526
10)Avalie, com base na LDB, se as afirmativas a seguir, relativas à Educação Especial, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I - Entende-se por educação especial, para os efeitos dessa Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
II - Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
III - O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino.
IV - A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

As afirmativas são respectivamente:
a)V, V, F e F.
b)V, V, V e V.
c)F, F, V e V.
d)F, V, V e F.
e)F, F, F e F.