Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1015243
1)NÃO pode ser considerado pré-requisito para o processo de aprendizagem:
a)imagem-corporal
b)lateralidade
c)conhecimento de direita e esquerda
d)dislalia
 
Questão cód. 1024250
2)Em uma reunião com seus professores, a Coordenadora explica que as escolas da rede municipal, de acordo com a legislação, deverão implantar o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, a partir de 2010. Explica também que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que visa beneficiar, principalmente, as crianças oriundas dos setores populares. É correto a Coordenadora afirmar que o propósito da medida é:
a)oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória.
b)alfabetizar a criança ainda na educação infantil, aos 6 anos.
c)acelerar o desenvolvimento mental da criança.
d)diminuir os altos índices de reprovação e abandono da escola no 1.º ano.
e)fazer com que a criança de 6 anos se sinta em um ano mais avançado.
 
Questão cód. 1050338
3)No contexto da educação infantil, as concepções sobre ensino e aprendizagem “entram” em conflito semântico e pragmático e, consequentemente, provoca uma “inércia que aprofunda os níveis de ignorância entre os profissionais do Magistério” (MOURA, 2008). Ensinar e aprender são conceitos conjugados que, historicamente, assumiram conotações diferentes em cada etapa da educação escolar, mas associados ao mesmo eixo de debate. Assinale a questão que o verbo tradicionalmente usado para indicar a inter-relação entre ensinar e aprender.
a)transmitir;
b)construir;
c)dialogar;
d)saber;
e)conhecer.
 
Questão cód. 1053982
4)Segundo Jean Piaget (1896-1980), a sequência invariável dos Estágios do Desenvolvimento da Inteligência e:
a)Pré-Operatório; Fala Socializada, Fala Egocêntrica e Fala Interior.
b)Sensório-Motor; Fala Socializada; Fala Interior.
c)Impulsivo-Emocional; Sensório-Motor Projetivo; Operatório Concreto e Formal.
d)Sensório-Motor; Pré-Operatório; Operatório Concreto e Operatório Formal.
e)Pré-Operatório; Sensório-Motor; Operatório Formal e Concreto.
 
Questão cód. 1061181
5)O Art. 3º da Lei 9394 versa sobre o ensino que será ministrado com base em princípios. Analise os itens que correspondem alguns desses princípios:

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Sobre os itens acima, é CORRETO o que se afirma em:
a)itens I, II e III;
b)somente o item III;
c)itens I e III;
d)itens II e III;
e)somente o item I.
 
Questão cód. 1091417
6)A Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões da concepção globalizada que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua totalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sócio-cultural. São características da perspectiva globalizante:

I. Basear-se, fundamentalmente, nos problemas e atividades apresentadas nas unidades dos livros didáticos.
II. O conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.
III. O conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade.
IV. O professor como interventor no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações.
V. Proposta de atividades abertas, dando possibilidade de os alunos estabelecerem suas próprias estratégias.

Estão CORRETAS, apenas:
a)I, II e III
b)I, II, IV e V
c)II, III e IV
d)II, IV e V
e)III, IV e V
 
Questão cód. 1096962
7)A supervisão educacional tem importante papel no processo ensino-aprendizagem. A ação do supervisor está diretamente relacionada ao trabalho dos docentes. Dentre outras, são competências do supervisor:
a)Fiscalizar, sistematicamente, o desempenho dos docentes, propondo-lhes métodos de trabalho mais eficientes.
b)Acompanhar o desempenho dos docentes, subsidiando-lhes quando se fizer necessário.
c)Participar ativamente do processo ensino-aprendizagem, suprindo as carências dos discentes.
d)Verificar o rigoroso cumprimento dos planos de ensino e respectivos cronogramas.
e)Desenvolver um processo paralelo ao desenvolvido pelo docente para intensificar os resultados do processo de ensino.
 
Questão cód. 1185563
8)A ação de planejar, portanto não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico; deve ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções políticopedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (ou seja, problemática social, econômica, política e cultural que envolve a comunidade escolar que interagem no processo de ensino).

São funções do planejamento, EXCETO:
a)Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e escola um ensino de qualidade, priorizando a improvisação e a rotina.
b)Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação.
c)Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino.
d)Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, inter-relacionando: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação.
e)Atualizar o conteúdo do plano, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feito no campo de conhecimentos e a experiência cotidiana.
 
Questão cód. 1223292
9)Segundo Reichert (2007), “Percepção de metas pelo exame das oportunidades e desejos; considera os processos cognitivos de criar possibilidades de fazer suas próprias escolhas. Ela se evidencia quando os jovens são hábeis para definir suas metas e pensar sobre seus atos”.

A citação acima se refere a:
a)Autonomia emocional.
b)Autonomia funcional ou condutual.
c)Autonomia atitudinal ou cognitiva.
d)Autonomia social.
e)Independência financeira.
 
Questão cód. 1227950
10)Em 2013 a LDB 9394/96 sofreu diversas alterações em sua redação em função da Lei nº 12.796. NÃO faz parte dessas alterações:
a)avaliação da educação infantil mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;
b)carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas para educação infantil, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;
c)atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral na educação infantil;
d)expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil;
e)O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.