Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004099
1)As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):

I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II – o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;
III – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
IV – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns):
a)I, apenas.
b)II e III, apenas.
c)II e IV, apenas.
d)I, III e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1019023
2)O professor de História da escola BM ao entrar na sala de aula, apresentou um tema, e em seguida pediu para os alunos dizerem o que lhe viessem a cabeça, sem se preocupar em censurar as informações. Feito essa etapa o professor anotou no quadro negro o que os alunos disseram, para no próximo momento selecionar as ideias relevantes e prosseguir com a aula de História.

► Com base nesse caso descrito acima, pergunta-se:

Qual foi o método que o professor de História utilizou?
a)O professor de História utilizou o método da tempestade mental;
b)O professor de História utilizou o método do Philips 66;
c)O professor de História utilizou o método do GV –GO;
d)O professor de História utilizou o método da análise em grupo.
 
Questão cód. 1032627
3)Em 1998, dois anos depois da promulgação da LDB, o MEC publica o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI) com uma coleção de documentos, com três volumes. Diversos especialistas em políticas educacionais consideraram que o documento norteava os rumos desta etapa da educação escolar, mas que ainda estava longe das demandas sociais, sobretudo das classes populares. Considerando a estrutura temática do RECNEI, marque a alternativa que corresponde aos “âmbitos de experiência”.
a)Conhecimento de Mundo e Artes Visuais;
b)Formação Pessoal e Conhecimento da Escola;
c)Formação Humana e Conhecimento de Mundo;
d)Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo;
e)Artes visuais, Música e Movimento.
 
Questão cód. 1044462
4)Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida para educandos portadores de necessidades especiais, sendo correto afirmar sobre o tema que:
a)a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, somente tem início aos seis anos.
b)haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
c)o atendimento aos educandos com necessidades especiais somente poderá ser realizado em instituições privadas de ensino, criadas para essa finalidade.
d)a educação especial com duração mínima de três anos, terá como finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
e)na educação especial, o ano letivo regular, independente do ano civil, terá, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
 
Questão cód. 1049133
5)A brincadeira infantil constitui uma:
a)Fuga da realidade.
b)Invenção espontânea.
c)Repetição do que a criança vê nos adultos.
d)Imitação transformada da realidade.
e)Desorganização da rotina.
 
Questão cód. 1054134
6)Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) sobre a aquisição da linguagem da criança:

( ) A capacidade de a criança adquirir a língua de seu grupo é uma característica específica da espécie humana.
( ) A aquisição da linguagem da criança é um processo sóciohistórico.
( ) A aquisição da linguagem não é só característica da espécie humana, mas sim dos demais animais que têm certa aproximação com o homem sendo o caso dos chimpanzés.
( ) A criança só adquire e aperfeiçoa sua linguagem graças às interações com parceiros linguísticos de seu ambiente.
A ordem correta dos itens é:
a)VVVV
b)VVVF
c)FVFV
d)FVVV
e)VVFV
 
Questão cód. 1056505
7)A designação de "tríptico didáctico" foi avançada pela educadora portugues a Isabel Alarcão (1997) para designar a tripla dimensão ou a multidimensionalidade da didáctica, a qual constitui:
a)A didáctica investigativa, a didáctica curricular e a didáctica profissional;
b)A didáctica tradicional, a didáctica nova e a didáctica moderna;
c)A didáctica geral, a didáctica pedagógica e a didáctica de sala de aula;
d)A didáctica geral, a didáctica normativa e a didáctica formativa.
 
Questão cód. 1090493
8)Os conceitos de coesão e coerência ganharam ênfase com o desenvolvimento das teorias de texto. No Brasil, Ingedore Koch é um dos principais nomes na discussão desses conceitos tão importantes na atividade de textualização na escola. Outros estudiosos desse tema são Luiz Antônio Marcuschi, Maria da Graça Costa Val e Luiz Carlos Travaglia. Sobre tais conceitos, tomados em concepções convergentes com o pensamento desses autores, é correto afirmar:
a)A coerência se dá no plano microestrutural, enquanto a coesão se dá no plano macroestrutural.
b)Coerência e coesão podem ser concebidas como um mesmo fenômeno, não havendo, modernamente, razões para distinguir ambos os conceitos.
c)A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter-relação semântica dos elementos do discurso, realizando o que se pode chamar de conectividade textual.
d)Um texto, quando é incoerente, não é passível de construção de sentidos por nenhum usuário da língua, porque o conceito de coerência restringe-se às discussões de natureza lógica, desvinculando-se de itens como conhecimento enciclopédico e conhecimento linguístico.
e)O que importa, no processo de ensinoaprendizagem do português é a discussão do conceito de coerência, dadas as grandes dificuldades conceituais do estudo da coesão, cuja exercitação deve ser evitada no Ensino Fundamental.
 
Questão cód. 1090584
9)Em relação à alfabetização nas séries iniciais, é correto afirmar que:
a)O único método possível utilizado para alfabetizar os(as) alunos(as) é o silábico.
b)Alfabetizar é um processo que implica possibilitar aos(às) alunos(as) a capacidade de ler e escrever, interagindo com textos de diferentes gêneros e com diferentes funções sociais.
c)Identificar as letras e juntar as sílabas é suficiente para o(a) aluno(a) estar alfabetizado e escrever corretamente.
d)Exercícios de coordenação motora, motivados pela repetição, são fundamentais para desenvolver a habilidade de leitura nos(às) alunos(as).
e)A alfabetização ocorre apenas no início da escolaridade, quando os(as) alunos(as) entram na 1ª série, pois ainda não tiveram o contato com a escrita.
 
Questão cód. 1140528
10)No Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa
a)até catorze anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre catorze e dezesseis anos completos.
b)até dez anos de idade completos, pré-adolescente, entre onze e dezesseis completos e adolescente, aquela entre dezessete e dezoito anos de idade.
c)até doze anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre dezesseis e dezoito anos de idade.
d)até doze anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
e)até catorze anos de idade, em casos excepcionais.
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