Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1027756
1)Em relação à Proposta Pedagógica das escolas de ensino médio podemos afirmar que:
a)O Conselho Nacional de Educação (CNE) determina a obrigatoriedade do ensino de psicologia e sociologia.
b)É obrigatória a oferta de disciplinas profissionalizantes.
c)O Conselho Nacional de Educação (CNE) determina a obrigatoriedade do ensino de religião.
d)O Projeto Político Pedagógico é comum para todas as escolas de um mesmo município e/ou estado.
e)O Conselho Nacional de Educação (CNE) determina a obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia
 
Questão cód. 1053962
2)A avaliação do processo de ensino-aprendizagem, considerando os novos parâmetros educacionais, tem por objetivo verificar:
a)a reelaboração e produção de conhecimentos empreendida por cada aluno.
b)o conteúdo apreendidos pelos alunos em sala de aula.
c)o quantitativo na aquisição de conteúdos programáticos pelos discentes.
d)o conhecimento memorizado pelos alunos após as aulas.
e)a soma dos conteúdos atemporais assimilados e reproduzidos pelos alunos durante o processo pedagógico.
 
Questão cód. 1072432
3)O método de ensino que estimula a criatividade nas aulas de Educação Física a partir de uma determinada situação-problema, estimulando os alunos a buscar soluções, é o:
a)método da análise.
b)método da análise-síntese.
c)método da tempestade de ideias.
d)método das perguntas operacionalizadas
 
Questão cód. 1172650
4)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são temas transversais propostos pelo Ministério da Educação, EXCETO:
a)Ética;
b)Trabalho e Consumo;
c)Educação para o Trânsito;
d)Pluralidade Cultural;
e)Orientação Sexual.
 
Questão cód. 1220944
5)A teoria e a prática didáticas necessitam de um corpo de conhecimentos sobre os processos de aprendizagem que cumpra duas condições fundamentais. Uma delas é abranger, de forma integral e com tendência holística, as diferentes manifestações, processos e tipos ou classes de aprendizagem. A segunda condição é:
a)considerar as dificuldades de aprendizagem das crianças e analisar as suas limitações em laboratórios, encaminhando-as para salas especiais
b)identificar os diferentes tipos de aprendizagem para organização de turmas homogêneas, conforme o nível de rendimento dos estudantes
c)reconhecer que a teoria didática não exige, para a regulação intencional dos fenômenos de aprendizagem, um corpo explicativo completo e integral
d)manter-se apegado ao real, sendo capaz de explicar a complexidade dos fenômenos e processos de aprendizagem na aula, em condições normais da vida cotidiana
e)nenhuma resposta está correta
 
Questão cód. 1222173
6)Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. De acordo com esse contexto assinale alternativa INCORRETA:
a)As avaliações dentro desta área se resumem a alguns testes de força, resistência e flexibilidade, medindo apenas a aptidão física do aluno.
b)Embora a aptidão possa ser um dos aspectos a serem avaliados, deve estar contextualizada dentro dos conteúdos e objetivos, deve considerar que cada indivíduo é diferente, que tem motivações e possibilidades pessoais.
c)Um dos objetivos é que o aluno conheça alguns dos seus limites e possibilidades, a avaliação dos aspectos físicos estará relacionada a isso, de forma que o aluno possa compreender sua função imediata, o contexto a que ela se refere e, de posse dessa informação, traçar metas e melhorar o seu desempenho.
d)NDA.
 
Questão cód. 1222253
7)A nova lei (12.796/2013) que alterou a LDB, em seu artigo 31 estabelece regras comuns pertinentes à Educação Infantil que são:

I - ( ) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II - ( ) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas.
III - ( ) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
IV - ( ) Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

a)V F F V.
b)V V F F.
c)V F V F.
d)V F V V.
 
Questão cód. 1227952
8)Sobre o planejamento de curso é correto afirmar.
a)É a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo.
b)É a previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente.
c)É feito a nível sistemático.
d)Consiste no processo de análise e reflexão das várias facetas de um sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução.
e)É o processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas como administrativas.
 
Questão cód. 1229947
9)Segundo a LDB, é papel dos docentes, EXCETO:
a)Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
b)Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
c)Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente e somente quando tiver tempo, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
d)Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
e)Zelar pela aprendizagem dos alunos;
 
Questão cód. 1502528
10)Em sua luta para a sobrevivência, o homem teve a necessidade de conhecer, entender e utilizar o mundo que o cerca. Neste processo, a química exerceu o seu papel contribuindo em vários aspectos por diferentes meios. Analise as afirmativas abaixo e as julgue em verdadeiro ou falso.

I. O aprendizado da química requer que o aluno compreenda tanto os processos químicos quanto a construção de um conhecimento científico, com estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.
II. Na interpretação do mundo através das ferramentas da química, é essencial que se explicite seu caráter dinâmico. Assim, o conhecimento químico deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados que contribuem para a vida em sociedade.
III. A aquisição do conhecimento pressupõe habilidades cognitivas lógico-empíricas e lógico-formais. Alunos com diferentes histórias de vida podem desenvolver diferentes leituras ou perfis conceituais sobre fatos químicos, que poderão interferir nas habilidades cognitivas. O aprendizado deve ser conduzido levando-se em conta estas diferenças.
IV. As competências e habilidades cognitivas e afetivas desenvolvidas no ensino da química deverão capacitar os alunos a resolverem situações problemas, contribuindo para a sua formação humana e cidadã. Para isto, será necessário reorganizar os conteúdos químicos ensinados e rever a metodologia empregada.

Assinale a sequência CORRETA:
a)V, F, V, V
b)F, V, V, F
c)V, F, F, V
d)V, V, V, F
e)F, V, F, V