Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1013099
1)A avaliação escolar tem provocado muitas reflexões na área pedagógica, tornando-se uma discussão intensa e interminável entre pedagogos e gestores educacionais, cada qual procurando enfatizar o que considera mais importantes para os educadores. Com base na afirmação assinale a alternativa correta:

I. Hoffmann acredita que a contradição entre o discurso e a prática de alguns educadores e sua ação classificatória e autoritária exercida, encontra explicação na concepção de avaliação do educador, reflexo de sua história como aluno e professor.
II. Dentro da pedagogia contemporânea, a avaliação é concebida como experiência de vivência multiplicada e variada, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, objetivo do aluno.
III. A redefinição da prática avaliativa não é possível mediante um compromisso com a democratização do ato pedagógico.
IV. Segundo Hoffmann, a avaliação propicia a mudança, o progresso e a aprendizagem. Por isso é considerada, processual, contínua, participativa, diagnóstica e investigativa.
São verdadeiras:
a)I, II e IV
b)I, II e III
c)II, III e IV
d)I, III e IV
 
Questão cód. 1019023
2)O professor de História da escola BM ao entrar na sala de aula, apresentou um tema, e em seguida pediu para os alunos dizerem o que lhe viessem a cabeça, sem se preocupar em censurar as informações. Feito essa etapa o professor anotou no quadro negro o que os alunos disseram, para no próximo momento selecionar as ideias relevantes e prosseguir com a aula de História.

► Com base nesse caso descrito acima, pergunta-se:

Qual foi o método que o professor de História utilizou?
a)O professor de História utilizou o método da tempestade mental;
b)O professor de História utilizou o método do Philips 66;
c)O professor de História utilizou o método do GV –GO;
d)O professor de História utilizou o método da análise em grupo.
 
Questão cód. 1054162
3)O planejamento de unidade se caracteriza por ser:
a)Uma especificação maior, sendo formada de assuntos inter-relacionados onde estão incluídos os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
b)Uma previsão de um determinado conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades a serem alcançados por uma turma num certo período de tempo.
c)Uma sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo, é a especificação dos comportamentos esperados do aluno e dos meios que serão utilizados, estando incluídos os objetivos, metodologia, conteúdos, etc.
d)Uma forma de organização do tempo a ser utilizado em sala de aula com os alunos.
e)Nenhuma das alternativas está correta.
 
Questão cód. 1070672
4)A educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Sobre a temática está CORRETO o que se afirma em:
a)A educação infantil visa os aspectos intelectuais da criança. O psicológico e o social são deveres da família e da comunidade.
b)Creches é equivalente para crianças até três anos.
c)Pré-escolas para crianças de quatro a sete anos.
d)A matrícula é obrigatória a partir dos quatro anos.
e)Avaliação mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.
 
Questão cód. 1135140
5)A avaliação formativa-reguladora pode trilhar diversos caminhos metodológicos. Na verdade, os instrumentos avaliativos são detectores de informações íntimas das relações que se estabelecem em cada etapa do trabalho na sala de aula, na escola, na vivência pedagógica dos que estão inseridos nas ações encantadoras de ensinar e de aprender. O percurso que optamos conduz o professor e o aluno a vivenciarem alguns procedimentos avaliativos (Silva, 2006, p.63, 67).
Em relação à avaliação, assinale a alternativa incorreta:
a)Negociar e estabelecer previamente os objetivos a serem avaliados;
b)Escolher e construir uma diversidade de instrumentos avaliativos;
c)Aplicar transversal, sistemática e continuamente os instrumentos avaliativos;
d)Registrar, organizar e interpretar as informações coletadas;
e)Fazer juízo de valor e não tomar decisão.
 
Questão cód. 1136480
6)Um dos fatores que favorece a disponibilidade do/a aluno/a para a aprendizagem é a unidade entre escola, sociedade e cultura, o que exige um trabalho com objetos socioculturais do cotidiano extraescolar, como jornais, revistas, filmes, dentre outros, sem esvaziá-los de significado, ou seja:
a)como um dos meios, sem que percam a sua função social real, contribuindo assim, para imprimir sentido às atividades escolares
b)de modo a serem utilizadas como um fim em si mesma e dinamizar as aulas
c)como forma de preencher o tempo das crianças e motivá-las para a disciplina escolar
d)por meio de recursos de ensino utilizadas como fins em si mesmos, motivando os/as alunos/as para a disciplina escolar
e)de modo a não atentarem para a sua função social real, contribuindo assim, para imprimir seriedade às atividades escolares
 
Questão cód. 1171837
7)É um princípio teórico do qual decorrem várias conseqüências práticas, tanto nas metodologias de ensino quanto na proposta curricular e pedagógica:
a)Transversalidade.
b)Revisionismo.
c)Reducionismo.
d)Relativismo.
 
Questão cód. 1199750
8)A abordagem sócio-construtivista do desenvolvimento cognitivo, segundo Gilly (1995), é centrada na origem social da inteligência e no estudo dos processos sócio-cognitivos de seu desenvolvimento. Os trabalhos sobre esses processos se fundamentam na teoria do psicólogo Lev Vygotsky, e são relativos aos processos físicos superiores. Acerca dessa teoria, é INCORRETO afirmar que:
a)O desenvolvimento é considerado como consequência das aprendizagens com que o sujeito é confrontado.
b)O funcionamento cognitivo superior está ligado às relações sociais pelas transformações do processo interpessoal para o intrapessoal.
c)A função da mediação social nas relações entre o indivíduo e o seu meio ocorre através de “ferramenta” (mediação por ferramenta); e na atividade física intraindivíduos, é realizada através de sinais (mediação por sinais).
d)A aprendizagem consiste em assimilar o objeto a esquemas mentais. O aluno aprende dependendo da esquematização presente, do estágio e da forma de relacionamento atual com o meio.
e)A atividade humana deve ser mediatizada ou instrumentada e transformada socialmente; elaborada, considerando a atividade exterior que envolve as relações do homem com a natureza, ou de uma atividade interior que trata da atividade física.
 
Questão cód. 1205822
9)Marcos, de 26 anos, solicitou matrícula numa escola de Educação de Jovens e Adultos - EJA para dar continuidade aos seus estudos que foram interrompidos no 5º ano do Ensino Fundamental. A LDB nº. 9.394/96 assegura a oferta gratuita de educação escolar aos jovens e aos adultos que, como Marcos, não realizaram os estudos na idade regular. Para atender as necessidades dessa clientela os cursos e exames de EJA devem:

I- Organizar as turmas considerando a homogeneidade de conhecimento dos alunos.
II- Garantir terminalidade específica para aqueles que não puderem acompanhar o nível exigido.
III- Considerar as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

A alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
a)I.
b)I e II.
c)I e III.
d)III.
e)II e III.
 
Questão cód. 1222181
10)É fundamental que os profissionais da educação se interem do embasamento legal, da legislação vigente que embasa a educação e o fazer pedagógico, para que as atitudes tomadas sejam respaldadas pela lei. É incorreto afirmar em relação à Lei nº 10.172/2001, que:
a)A Lei nº 10.172/2001 aprova o Plano Nacional de Educação – PNE.
b)O artigo 5º fala que: Os planos plurianuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão elaborados de modo a dar suporte às metas constantes do Plano Nacional de Educação e dos respectivos planos decenais.
c)O artigo 6º fala que: Os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios empenhar-se-ão na divulgação deste Plano e da progressiva realização de seus objetivos e metas, para que a sociedade o conheça amplamente e acompanhe sua implementação.
d)O ‘Dia do Plano Nacional de Educação’, segundo a Lei nº10.172/2001 é comemorado, anualmente, em 12 de janeiro.