Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004054
1)“A existência precede a essência”.
“O homem está condenado a ser livre”.
Jean-Paul Sartre

As frases acima remetem ao pensamento existencialista, para o qual a finalidade da educação é:
a)desenvolver a criatividade do aluno, estimulando-o a ter ideias próprias, em clima de liberdade e responsabilidade.
b)formar sujeitos individualistas e preocupados com o próprio crescimento existencial, em um contexto educacional que promova o autoconhecimento.
c)evidenciar a ambiguidade gerada pelo conceito de náusea que repercute no meio escolar durante o processo de avaliação sistemática.
d)compreender que o homem não é para si, mas em si, pois só se constitui humano por meio da aquisição do conhecimento proveniente da angústia.
e)colaborar na constituição da natureza humana dos indivíduos, identificada igualitariamente em cada sujeito.
 
Questão cód. 1015262
2)A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos capazes de influir positivamente no meio social, implementando novas estruturas democráticas e atuando na renovação constante dos costumes, e não, na sua simples preservação. Essas ideias estão ligadas ao pensamento de
a)Émile Dürkheim.
b)Karl Marx.
c)John Dewey.
d)Louis Althusser.
 
Questão cód. 1023876
3)A professora Magda Carvalho Aranda, da CEI Maria do Rosário Bastos, em Poços de Caldas, a 465 quilômetros de Belo Horizonte, propõe jogos corporais para as crianças de 5 anos. Em um deles, elas batem palmas, levam as mãos aos pés e também à cabeça. Após uma sequência simples, a turma combina movimentos mais elaborados, como levantar a mão esquerda e se manter apenas sobre o pé direito, favorecendo o equilíbrio. A mesma atividade pode se tornar mais divertida se acompanhada de música com ritmos cada vez mais rápidos. Outra brincadeira que os pequenos curtem é a da maria-fumaça. “Conforme o ritmo de um chocalho acelera, o corpo entra no embalo, com movimentos de braços e pernas”, explica Magda.
(Revista Nova Escola. Edição 217. Novembro de 2008)

A professora, com essa prática, tem como objetivo
a)promover treinos com a função de aprimorar os movimentos.
b)trabalhar ritmos e, com isso, ampliar o repertório musical das crianças.
c)aumentar e fazer evoluir as possibilidades de movimento do corpo.
d)aprimorar o movimento como forma de expressão.
e)proporcionar momentos de lazer e diversão.
 
Questão cód. 1041495
4)De acordo com as orientações do MEC, na prática pedagógica escolar com alunos surdos, os professores ouvintes devem:
a)evitar o uso da língua de sinais.
b)evitar comunicar-se com os alunos.
c)comunicar-se apenas em língua de sinais.
d)dirigir-se ao aluno olhando diretamente para ele, de frente, e não de lado ou atrás dele.
e)permitir o uso da língua de sinais apenas após os alunos estarem alfabetizados em língua portuguesa
 
Questão cód. 1050558
5)Vale ressaltar a relevância da participação dos professores, dos demais profissionais da instituição e da comunidade no processo de discussão e elaboração de diretrizes pedagógicas dos sistemas de ensino e das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil, não só para que os aspectos citados sejam efetivamente considerados no desenvolvimento da proposta como também para cumprir a legislação. (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a Educação Infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são, EXCETO:
a)Indivíduos humanos, parte da natureza animal, exceto das naturezas vegetal e mineral.
b)Cidadãos de direitos.
c)Indivíduos únicos, singulares.
d)Seres sociais e históricos.
e)Seres competentes, produtores de cultura.
 
Questão cód. 1069330
6)Assinale a alternativa em que o texto está correto:
a)Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais não devem ser incorporados nas áreas já existentes, apenas no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho pedagógico que recebeu o nome de transdisciplinalidade.
b)Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e não no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho disciplinar que recebeu o nome de interdisciplinaridade.
c)Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho disciplinar que recebeu o nome de cognição.
d)Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
 
Questão cód. 1080473
7)A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem-se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do mercado de trabalho e, portanto, legitimadora da seletividade no âmbito escolar, interferindo nas relações que estabelecem entre os profissionais da educação, alunos e pais. Nessa perspectiva, é correto afirmar que, na educação brasileira, a avaliação é predominantemente utilizada para:
a)qualificar.
b)incluir.
c)promover.
d)orientar.
e)classificar.
 
Questão cód. 1091413
8)Assinale a alternativa que apresenta os elementos caracterizadores da avaliação escolar, numa perspectiva diagnóstica.
a)Ferramenta de mensuração quantitativa e registro da trajetória escolar.
b)Instrumento disciplinador de condutas cognitivas e sociais no contexto da escola.
c)Instrumento de reconhecimento dos progressos e dificuldades e que auxilia nas decisões em relação às atividades didáticas.
d)Mecanismo de controle e registro do aproveitamento escolar do discente.
e)Verificações qualitativas, através da autoavaliação, com o objetivo de identificar as situações de problemas na classe.
 
Questão cód. 1171772
9)São áreas de conhecimento contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
a)Ciências Naturais, História, Geografia e Arte.
b)Ciências Naturais, História, Geografia e Educação Física.
c)Língua Portuguesa e Matemática.
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas.
 
Questão cód. 1223268
10)Em 2013 a LDB 9394/96 sofreu diversas alterações em sua redação em função da Lei nº 12.796. NÃO faz parte dessas alterações:
a)avaliação da educação infantil mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;
b)carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas para educação infantil, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;
c)atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral na educação infantil;
d)expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
e)O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
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