Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003373
1)Sendo a criança um ser global, ou seja, um ser provido de aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, que interage com o meio onde vive, é necessário oportunizar a ela o desenvolvimento total de suas potencialidades sócio-afetivas, físicas e cognitivas para que se torne cidadã e exerça seus direitos. Para atender a essa perspectiva, é necessário substituir a ação pedagógica fragmentada, descontextualizada e sem-sentido para a criança, por uma escola que acompanhe as mudanças sociais vigentes. Analise as afirmativas abaixo tendo como foco os projetos:

I. A sala de aula, através da experiência com projetos, deixa de ser o único lugar de aprendizagem, abrindo possibilidades para uma nova lógica do uso do tempo e do espaço escolar.
II. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para se entender o processo de ensino/aprendizagem.
III. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
IV. A formação dos alunos não pode mais ser pensada apenas como uma atividade intelectual.
V. Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.
VI. Ensina-se, não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a)I, III, V, VI
b)II, IV, V, VI
c)I, II, III, IV, V
d)I, II, III, IV, V, VI
e)II, III, IV, V, VI
 
Questão cód. 1005367
2)A psicologia do desenvolvimento não se reduz aos estudos da criança e do adolescente, mas se dedica também ao desenvolvimento da inteligência na idade adulta. Estudos longitudinais sobre o desenvolvimento de adultos constataram que:
a)o pensamento operacional formal, que é o estágio em que o indivíduo é capaz de complexas abstrações, é alcançado por todas as pessoas, embora nem todos os indivíduos o utilizem plenamente.
b)a inteligência continua se desenvolvendo ao longo dos anos, adquirindo maior aceleração durante a velhice, por chegar ao estado de apogeu e plenitude.
c)os efeitos de coorte demonstraram a impossibilidade de se acompanhar o desenvolvimento na fase adulta em função das diferenciações socioeconômicas dos grupos sociais pesquisados.
d)as amostras representativas de várias idades demonstraram declínio acentuado da inteligência para todos os indivíduos, conforme a idade vai se passando.
e)as mesmas pessoas estudadas, durante um longo período de tempo, revelaram que há um pequeno declínio da inteligência por volta dos 60 anos, sendo mais acentuado ao se atingir os 80 anos ou mais.
 
Questão cód. 1039265
3)O Art. 4º da Deliberação CEE nº 82/2009, que estabelece as diretrizes para os Cursos de Educação de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio define que o currículo para esta modalidade de ensino poderá ser organizado em:
a)áreas do conhecimento com detalhamento no Projeto Pedagógico.
b)componentes curriculares com detalhamento no Projeto Pedagógico.
c)de forma diversificada com detalhamento no Projeto Pedagógico.
d)áreas do conhecimento ou por componente curricular com detalhamento no Projeto Pedagógico.
 
Questão cód. 1049128
4)Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas, com relação às habilidades que os profissionais de Educação Infantil precisam desenvolver para trabalhar com crianças:

( ) Captar as necessidades que bebês evidenciam antes que consigam falar.
( ) Observar as reações e iniciativas das crianças.
( ) Interpretar desejos e motivações das crianças.
( ) Captar as necessidades, depois de ouvidas queixas.

A sequência correta é:
a)V, V, V, F;
b)V, F, V, F;
c)F, F, F, V;
d)V, V, F, F;
e)F, F, V, V.
 
Questão cód. 1050706
5)Moyles (2002) apresenta uma visão de brincar, relacionada mais aos aspectos educativos. A autora entende esta atividade como um processo que ajuda a criança a confiar em si mesma e em suas capacidades para interagir socialmente com outras crianças e/ou com os adultos. (Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 217-226, mai./ago. 2005)
No que diz respeito à presença de brincadeiras no processo educativo, é INCORRETO afirmar que:
a)O uso do brincar permite a articulação entre os processos de ensino e da educação e exige uma postura ativa por parte do educando, que articula o ensino e a aprendizagem em um único movimento.
b)A inserção do brincar livre, espontâneo, no currículo educacional e, consequentemente, nos projetos pedagógicos das instituições educativas, é um processo de transformação política e social em que crianças são vistas pelos educadores como cidadãs, isto é, cada uma como sujeito histórico e sociopolítico, que participa e transforma a realidade em que vive.
c)As instituições infantis organizadas em torno do brincar infantil podem cumprir suas funções pedagógicas, privilegiando a educação da criança em uma perspectiva criadora, voluntária e consciente.
d)A organização de brincadeiras nas instituições infantis são práticas que infantilizam os alunos, uma vez que suas ações simbólicas servem apenas para explorar e facilitar ao educador a transmissão de determinada visão de mundo, definida, a princípio, pela instituição infantil.
e)Enfocando a questão do espaço para o lúdico nas instituições infantis, a ludoteca é um espaço privilegiado de brincadeiras que estimula a imaginação, a fantasia e a compreensão do mundo por parte da criança.
 
Questão cód. 1051009
6)Tendo como base nos Art. 12 e 13 da LDB, numere os parênteses relacionando as incumbências aos estabelecimentos de ensino e aos docentes, usando:

1. Estabelecimentos de ensino.
2. Docentes.

( ) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
( ) Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
( ) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
( ) Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

A sequência CORRETA é:
a)1, 2, 2, 1, 2.
b)1, 1, 2, 2, 1.
c)2, 2, 1, 2, 2.
d)2, 2, 1, 1, 2.
e)1, 1, 2, 1, 1.
 
Questão cód. 1053760
7)Na Idade Média a educação tinha como principal finalidade educar o indivíduo segundo os ensinamentos das sagradas escrituras que eram interpretadas pelas autoridades eclesiásticas. Nessa época a educação era controlada pela (o):
a)Estado.
b)escola.
c)povo.
d)igreja.
e)companhia de filósofos.
 
Questão cód. 1207429
8)Fazem parte dos princípios que norteiam a colaboração da mídia na Educação em Direitos Humanos, exceto:
a)Os veículos de comunicação e informação, por meio de suas programações e imagens, assumem um papel fundamental na educação para os direitos humanos, na medida em que se comprometem com a difusão de valores éticos e de cidadania.
b)Como formadores de opinião pública, os meios de comunicação e informação são fontes de veiculação de conteúdos específicos de respeito à tolerância, às diferenças múltiplas e às diversidades constituintes de uma cultura de paz.
c)Os profissionais da área de comunicação e formação são atores parceiros para o exercício da responsabilidade social das empresas de mídia, fomentando ações de educação em direitos humanos.
d)As novas tecnologias utilizadas na área da comunicação e informação devem ter um papel cada vez mais relevante no processo de educação em direitos humanos.
e)A veiculação de conteúdos informativos ou formativos deve ser analisada sob a ótica dos Direitos Humanos e a parceria firmada com o governo definirá essa análise.
 
Questão cód. 1222185
9)A partir da alteração da Lei n o 9.394, pela presidente Dilma Rousseff, a educação básica ficou organizada da seguinte forma:
a)Pré-escola, ensino fundamental, ensino médio.
b)Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio.
c)Pré-escola, ensino fundamental, ensino técnico.
d)Ensino fundamental, ensino médio, ensino superior.
 
Questão cód. 1228066
10)Princípio norteador do Projeto Político Pedagógico consagrado pela Constituição vigente e que abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. Trata-se do princípio:
a)De Igualdade
b)De Valorização do Magistério
c)De Gestão Democrática
d)De Qualidade
e)De Liberdade