Atualidades

Questão cód. 1021087
1)Em dezembro de 2008, a imagem do jornalista iraquiano atirando um sapato em um presidente ganhou as páginas de jornais e revistas do mundo todo. O jornalista, mesmo respondendo a processo, virou herói para a comunidade árabe. O texto se refere ao incidente com o presidente
a)francês Nicolas Sarkosy.
b)israelense Shimon Peres.
c)espanhol José Maria Aznar.
d)norte-americano George W. Bush.
e)italiano Silvio Berlusconi.
 
Questão cód. 1022738
2)País africano, localizado na borda leste do continente, entrando pelo Golfo de Áden, uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo, chama a atenção pela pirataria. Mais de 20 mil navios mercantes passam pelo Golfo a cada ano, tornando-se alvos atrativos para os piratas. O Escritório Marítimo Internacional contou cerca de 40 sequestros bem-sucedidos em 2008 e outros 31 na primeira metade de 2009. Navios de guerra da União Europeia, dos Estados Unidos e de outras potências patrulham as águas agora. The economist, licenciada para Carta Capital, janeiro/fevereiro de 2010, p. 105. (Adaptado)

O país africano em foco é:
a)Nigéria.
b)Sudão.
c)Eritreia.
d)Angola.
e)Somália.
 
Questão cód. 1080215
3)Assinale a alternativa correta.
a)A posse de funcionário nomeado para cargo público na Prefeitura Municipal de Balneário Comboriú, de acordo com a Lei Municipal 1069/91, se dá no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação do resultado do concurso, podendo este prazo ser prorrogado em até 60 dias e, em caso de doença, pelo período que perdurar o impedimento.
b)A posse de funcionário nomeado para cargo público na Prefeitura Municipal de Balneário Comboriú, de acordo com a Lei Municipal 1069/91, se dá no prazo de 60 dias contados da publicação oficial do ato de nomeação, podendo, no caso de doença comprovada, este prazo ser prorrogado em até 90 dias.
c)A posse de funcionário nomeado para cargo público na Prefeitura Municipal de Balneário Comboriú, de acordo com a Lei Municipal 1069/91, se dá no prazo de 60 dias contados da publicação oficial do resultado das provas do concurso, não podendo este prazo ser prorrogado.
d)A posse de funcionário nomeado para cargo público na Prefeitura Municipal de Balneário Comboriú, de acordo com a Lei Municipal 1069/91, se dá no prazo de 90 (noventa) dias contados da publicação oficial do ato de nomeação, não podendo este prazo ser prorrogado.
e)A posse de funcionário nomeado para cargo público na Prefeitura Municipal de Balneário Comboriú, de acordo com a Lei Municipal 1069/91, se dá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação oficial do ato de nomeação, podendo este prazo ser prorrogado em até 30 dias e, em caso de doença comprovada, pelo período que perdurar o impedimento.
 
Questão cód. 1087745
4)São notícias atuais verdadeiras, EXCETO:
a)Folha semiartificial imita fotossíntese e produz oxigênio limpo.
b)Nano-origami cria células solares tridimensionais.
c)Célula solar de fibra óptica pode aposentar painéis solares.
d)Ilhas solares prometem energia solar a preços competitivos.
e)Folhas sintéticas de vidro geram eletricidade pela evaporação.
 
Questão cód. 1133998
5)Pico da Neblina, "O Ponto Mais Alto do Brasil encontra-se em que Estado?
a)Acre.
b)Amazonas.
c)Alagoas.
d)Bahia.
e)Goiás.
 
Questão cód. 1145758
6)O Supremo Tribunal Federal rejeitou ontem pedido para que fosse aberto processo criminal contra (...), acusado de participar da quebra do sigilo bancário do caseiro France­nildo Costa. Em 2006, Costa disse que (...), então ministro da Fazenda, frequentava reuniões com lobistas numa casa em Brasília. A maioria dos ministros julgou não haver provas contra o parlamentar. (O Estado de S.Paulo, 28.08.2009) O trecho refere-se ao ex-ministro e atual deputado
a)Antonio Palocci.
b)José Dirceu.
c)José Roberto Arruda.
d)José Genoíno.
e)Guido Mantega.
 
Questão cód. 1230418
7)São cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, entre outras,
a)Curitiba, Fortaleza e Campo Grande.
b)Belo Horizonte, Manaus e Belém.
c)Rio de Janeiro, São Paulo e Cuiabá.
d)Natal, Goiânia e Recife.
e)Porto Alegre, Maceió e Salvador.
 
Questão cód. 1501851
8)O sedentarismo virou caso de saúde pública. A falta de exercícios físicos, associada a uma alimentação excessiva e errada, causa sérios problemas à saúde de uma pessoa. Dentre os problemas causados pelo sedentarismo, o mais evidente é:
a)Anemia
b)Viroses
c)Catarata
d)Desnutrição
e)Obesidade
 
Questão cód. 1507409
9)No ano de 2010, depois um processo iniciado com ação civil pública proposta em 1999, os índios da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, foram autorizados e desautorizados pela Procuradoria da República a permitir gado de fazendeiros em suas terras, através de arrendamento. O impedimento e consequente retrocesso na decisão por parte da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, com a consequente ordem para a retirada do gado, se deu porque:
a)os indígenas deveriam ser transferidos para uma reserva no Alto Xingu.
b)era necessária a realização de licitação e concorrência pública e isso não ocorreu.
c)as terras indígenas são propriedade da União, e cabe aos índios a sua posse e usufruto exclusivos.
d)as terras da Ilha do Bananal pertencem à FUNAI e somente ela poderia realizar a transação.
 
Questão cód. 1515845
10)Entre os problemas ambientais que ocorrem no Brasil, um deles em especial tem sido muito comentado porque tem aumentado de forma significativa no segundo semestre de 2014. Trata-se
a)do desaparecimento das dunas no Nordeste.
b)da redução das áreas destinadas à mineração.
c)do desmatamento na Amazônia.
d)do enfraquecimento das frentes frias no Sul.
e)do aumento das abelhas que atacam seres humanos.