Atualidades

Questão cód. 1021088
1)Em dezembro de 2008, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos favoráveis, que a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol deve ser contínua e que os arrozeiros que ocupam a área deverão deixá-la. Essa reserva está localizada no Estado
a)do Acre.
b)de Roraima.
c)do Amazonas.
d)de Rondônia.
e)do Pará.
 
Questão cód. 1022740
2)De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2009, o número de matrículas, na educação básica, caiu 1,2%, passando de 53,3 milhões para 52,5 milhões de alunos, entre 2008 e 2009. O ensino básico vai da creche ao último ano do ensino médio e inclui a educação profissional, especial e de jovens e adultos.

O resultado da pesquisa reflete a atuação de qual fator específico?
a)Redução de classes extracurriculares
b)Melhora do fluxo escolar
c)Restrição ao ensino profissionalizante
d)Fim da evasão escolar de jovens e adultos
e)Elevação da expectativa de vida no país
 
Questão cód. 1063287
3)Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto e dezembro de 2007, foram desmatados 3.235 quilômetros quadrados de mata. A cifra é quatro vezes superior à do mesmo período de 2004. Não foram fornecidos os dados relativos a 2005 e 2006. A maior parte dos desmatamentos detectados no período se concentrou em três estados: Mato Grosso (53,7% do total desmatado), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).
Jornal O Globo, 24 jan. 2008 (adaptado)
A área de desmatamento acima descrita é de grande interesse, sendo considerada um Patrimônio Nacional segundo o artigo 225, parágrafo 4 da Constituição da República Federativa do Brasil. Seu uso e exploração devem seguir leis que, segundo o mesmo trecho da Constituição,
a)respeitem as fronteiras entre os estados, assegurando as estações limítrofes.
b)conservem as riquezas de cada estado, mantendo-os soberanos na sua independência.
c)assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais.
d)concedam punições severas às populações indígenas que as desrespeitarem.
e)impeçam a exploração por organismos internacionais, incluindo os dedicados à causa ecológica.
 
Questão cód. 1070703
4)Nos últimos anos o assunto “células-tronco” tem sido muito debatido, e é objeto frequentemente exposto na mídia. Sobre esse assunto analise as proposições que se seguem:

I. São células que mantêm características ancestrais, ou precursoras, podendo se diferenciar em células de diferentes tipos de tecidos.
II. O uso de células-tronco adultas seria definido como a retirada de um grupo de células-tronco de determinada região do organismo de um paciente e seu aproveitamento no próprio indivíduo.
III. As células-tronco dos embriões têm a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.
IV. O Brasil permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. E a comercialização do material biológico é crime.
V. Alguns métodos de coleta das células-tronco não geram polêmicas ético-religiosas, como a coleta pelo cordão umbilical ou da medula óssea do próprio paciente. A polêmica surge quando se trata da retirada de células-tronco de embriões, visto que isso implica a destruição deles.
VI. As células-tronco podem ser encontradas mais comumente em duas regiões do corpo: na medula óssea e no bulbo raquidiano.

Está correto o que se afirma em:
a)I, II, III, IV e V;
b)I, III, IV, V e VI; proposições.
c)II, IV e V;
d)II, III, IV e VI;
e)É correto o que se afirma em todas as
 
Questão cód. 1081320
5)Em maio de 1948, o sonho do povo judeu de ter uma pátria tornou-se realidade. Assinale a alternativa que indica o país cuja criação concretizou aquela aspiração.
a)Síria.
b)Egito.
c)Israel.
d)Líbano.
e)Jordânia.
 
Questão cód. 1145714
6)Uma lei, aprovada pelo Senado norte-americano, em dezembro de 2009, e pela Câmara, em março de 2010, foi considerada um "avanço histórico" no país e "a maior vitória" do governo Barack Obama até o momento. Trata-se
a)da ampliação dos direitos trabalhistas com a incorporação do setor informal.
b)da reforma do sistema financeiro com impostos para os grandes bancos.
c)do fechamento da prisão de Guantánamo, antiga pro messa de campanha.
d)da extensão da cidadania aos imigrantes ilegais no país há cinco anos.
e)da reforma do sistema de saúde com a universalização da assistência médica.
 
Questão cód. 1169045
7)No mês de abril de 2010 o Google decidiu encerrar as atividades do serviço de busca no seguinte país:
a)China
b)Canadá
c)Bolívia
d)Cuba
e)Espanha
 
Questão cód. 1186649
8)Susan Boyle, cantora que se tornou célebre por aparição em 11 de abril de 2009, no reality show Britains Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. Podemos afirmar que Susan é de nacionalidade:
a)Inglesa
b)Escocesa
c)Norte-americana
d)Eslovena
e)Alemã
 
Questão cód. 1507413
9)A eleição dos primeiros representantes tocantinenses foi realizada em 15 de novembro de 1988. Foram eleitos prefeitos municipais, governador e vice-governador, senadores, deputados federais e estaduais.

As primeiras eleições tocantinenses foram conduzidas pelo(a):
a)Congresso Nacional.
b)Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.
c)Tribunal Superior Eleitoral.
d)União Tocantinense.
 
Questão cód. 1516044
10)Em novembro de 2014, faleceram dois ex-ministros: o médico Adib Jatene e o advogado Marcio Thomaz Bastos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a especialidade na qual o primeiro se destacou e o ministério ocupado pelo segundo.
a)Infectologia e Trabalho.
b)Neurocirurgia e Fazenda.
c)Cirurgia cardíaca e Justiça.
d)Pediatria e Direitos Humanos.
e)Oncologia e Previdência Social.