Atualidades

Questão cód. 1029624
1)O Prêmio Nobel da Paz de 2009 teve 205 candidatos. Este foi o maior número de indicações nos 108 anos de premiação, segundo o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad. O secretário do Comitê Nobel, Thorbjorn Jagland, disse que a defesa das instituições internacionais para resolver conflitos de forma pacífica foi decisiva ao longo da história do prêmio. O Nobel da Paz foi concedido a um "visionário" porque o comitê pretende "reforçar" a diplomacia e as instituições internacionais e enviar um "sinal claro" ao mundo, explicou Jagland, na entrevista coletiva posterior ao anúncio do inesperado ganhador:
a)o dissidente chinês Hu Jia.
b)o primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai.
c)a colombiana Piedad Córdoba.
d)o presidente americano Barack Obama.
e)o ex-primeiro-ministro russo Vladimir Putin.
 
Questão cód. 1043549
2)Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, acusados da morte da menina Isabela, que ocorreu em São Paulo, em 2008, estão presos aguardando julgamento. A prisão masculina, onde está Alexandre Nardoni, é considerada modelo, oferecendo aos presos:
a)Emprego para quem quer trabalhar em diversas oficinas.
b)Aulas de línguas, música ou computação.
c)Banho de sol.
d)Jogos com bola (peladas).
e)Todas as alternativas anteriores completam corretamente o enunciado.
 
Questão cód. 1056678
3)No Gerenciamento da Qualidade Total (GQT), os elementos fundamentais dão ênfase à(ao)
a)gerência e ao mercado.
b)ação ao marketing reverso.
c)cliente e à melhoria contínua.
d)processo e ao trabalho individual.
e)atendimento aos funcionários e à produção.
 
Questão cód. 1169243
4)Mahatma Gandhi, um dos principais líderes da luta contra a colonização britânica e pela indepen­dência da Índia, defendia a resistência pacífica e como parte desta estratégia, o jejum. Gandhi foi um dos muitos adeptos da"greve de fome"como forma de resistência e luta política.
Assinale a alternativa que indica o fato recente que pode ser corretamente relacionado ao texto.
a)A explosão na estação de Atocha em Madri.
b)O protesto de milhares de pessoas na Praça da Paz Celestial em Pequim.
c)A eclosão da Primeira Intifada nos territórios controlados pelos palestinos em Israel.
d)A morte, em fevereiro, de Orlando Zapata Tamayo, um dos mais importantes dissidentes políticos cubanos.
e)O assassinato de Bazilo Pryncizip em Saravejo, na Sérvia, apontado como uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
 
Questão cód. 1172662
5)É um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas:
a)Folhas Caídas;
b)Admirável Mundo Novo;
c)Mundo em que vivi;
d)Reportagem Incompleta;
e)Tratado da natureza humana.
 
Questão cód. 1172664
6)O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Indique a alternativa que corresponde à data da queda do muro de Berlim:
a)09 de novembro de 1989;
b)12 de dezembro de 1992;
c)04 de janeiro de 1980;
d)12 de maio de 1994;
e)26 de setembro de 1988.
 
Questão cód. 1172673
7)É um movimento internacional que coordena organização camponesas de médio e pequeno porte, trabalhadores rurais e comunidade indígenas e negras de várias partes do mundo. A organização foi criada em abril de 1992, quando vários dirigentes camponeses da Europa, América do Norte e América Central reuniram-se em Manágua, na Nicarágua, para o Congresso da União Nacional de Agricultura e Pecuaristas. Mas sua constituição como organismo mundial um ano depois, em maio de 1993, Primeira Conferência deste movimento, em Mons, na Bélgica. No Brasil, o movimento ficou conhecido em 8 de março de 2006, quando o grupo de 2 mil militares, na maioria mulheres, ocupou e danificou as instalações da Aracruz Celulose, em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul. Esta descrição refere-se à(o):
a)Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra;
b)Movimento das Mulheres Camponesas;
c)Via dos Sem Terra;
d)Via Campesina;
e)Movimento Campal.
 
Questão cód. 1176792
8)O texto da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional NÃO inclui a proposta de:
a)colocar fim à guerra fiscal entre os estados.
b)criar um imposto único que será arrecadado pelo Governo Federal.
c)permitir que determinado Estado-membro faça isenção unilateral de imposto estadual.
d)reconhecer e prorrogar por cinco anos as 5.565 leis municipais sobre o ISS.
e)criar um tribunal especializado para assuntos tributários.
 
Questão cód. 1232955
9)Leia o texto a seguir.

O combate à corrupção tem sido um dos grandes desafios enfrentados por vários países, tanto os mais desenvolvidos quanto aqueles em desenvolvimento, a exemplo do Brasil. A partir da década de 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) – organização internacional de que o Brasil é signatário e cujo objetivo é facilitar a cooperação entre países nas áreas do direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e paz mundial – tem produzido os Relatórios de Desenvolvimento Humano (RDH). Nestes, fica claro a relação direta entre Corrupção, Crescimento Econômico e Desenvolvimento Humano, indicando a necessidade de medidas urgentes de controle e ampla participação do Estado e sociedade civil no combate à corrupção, com vistas a maior justiça social. No Brasil, o Estado, por meio da Controladoria Geral da União (CGU), da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal, tem tido papel fundamental nesse processo, ao lado de organizações da sociedade civil.

(Adaptado de: STF valida Lava Jato e devolve ações à Justiça do Paraná. Jornal de Londrina (JL), 11 jun. 2014, p.13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as ações de combate à corrupção no Brasil, assinale a alternativa correta.
a)A Operação Lava Jato excluiu o Supremo Tribunal Federal do processo de tramitação das denúncias, por impedir foro privilegiado aos políticos denunciados em esquemas de corrupção.
b)A Operação Lava Jato eliminou a participação de doleiros do Paraná e do Brasil no esquema de lavagem de dinheiro, por falta de provas que fundamentem o andamento do processo.
c)A Operação Lava Jato desarticulou uma organização de lavagem de dinheiro em seis estados brasileiros e Distrito Federal, com o envolvimento de parlamentar, ex-diretor da Petrobrás e doleiros.
d)A Operação Lava Jato demonstrou a ausência, nos esquemas de corrupção que envolvem parlamentares, de apropriação indevida do público pelo privado nas relações políticas brasileiras.
e)A Operação Lava Jato concluiu serem dispensáveis, no processo de julgamento, a prisão dos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro e o envolvimento das várias instâncias da justiça.
 
Questão cód. 1500272
10)Sobre o ProUni que está completando 10 anos é CORRETO afirmar:
a)O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
b)O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para todos os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular.
c)O ProUni oferece financiamento para estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
d)O ProUni oferece financiamento para todos os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular.
Política de Privacidade 2000-2015 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231