Provas para Download

Prova Analista (Gestão Hospitalar) - GHC
Visualizar os arquivos PDF
Ver analista-gestao-hospitalar.pdf
PDF
analista-gestao-hospitalar.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar analista-gestao-hospitalar.pdf
PDF
analista-gestao-hospitalar.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar analista-gestao-hospitalar.pdf
PDF
analista-gestao-hospitalar.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 34 Q2047969 Q1 da prova
A arte de ver o outro Por Gilmar Marcílio Estamos perdendo consideravelmente a capacidade de estabelecer relações de acolhimento e amor. Acho triste, pois precisamos desses dois sentimentos para abraçar com a alma aquele que está próximo de nós. Porém, há algo ainda a ser feito para sustentar esse s pilares emocionais. Chegamos até aqui pela persistência em colaborar. E nessa palavra está embutido um longo trajeto de renúncia ao egoístico ato de se colocar em primeiro lugar. Talvez você se pergunte: como será verdade se as pessoas estão cada vez mai s pensando só em si mesmas? A credito ser um sintoma temporário : creio que vamos nos exaurir de tanta individualidade. A história é pendular. Ora aqui, ora acolá. Só após, o equilíbrio, também provisório. Ninguém é autossuficiente o bastante para pre....ind ir de uma rede de apoio. Qualquer existência está intrinsecamente ligada ___ demais. A ruptura desses elos pode significar o nosso fim como espécie. No entanto, vejo sinais alentadores. Há muitos movimentos de solidariedade , largos gestos promovendo a salv ação quando somos atingidos por uma tragédia ambiental, por exemplo. É comovente acompanhar tanta gente mobilizando -se em busca de uma solução ao se depararem com comunidades que passaram por grandes perdas. Dá -se a isso o nome de empatia. Penso na magnífi ca arte da conversação. Vêm-me ___ mente os diálogos socráticos, nos quais cada interlocutor apresenta seus pontos de vista e é acolhido pelo grupo ___ despeito de eventuais divergências. Investigar diversas visões de mundo é multiplicar as experiências, p ois nos deslocamos para um local (imaginário) diferente do nosso. O narcísico não gosta dessa prática e exatamente por isso deve -se insistir nesse propósito. Como é possível fazê -lo com eficiência? Depois das triviais perguntas “olá, tudo bem, como está? ”, nos despirmos um pouco da autorreferência. É o início de ricos encontros que geralmente desaguam em divagações filosóficas, transcendendo a banalidade do dia a dia. A inteligência é altamente sedutora, compete com os atrativos físicos. E há o fato de, com a passagem do tempo e o aprofundamento dos contatos, sempre termos o que acrescentar no diálogo com o amigo, o colega, o vizinho. Ver com paixão quem está ao lado é estabelecer uma ligação próxima ao princípio religioso de unicidade. Conta -se que certas tr ibos indígenas , conhecidas por suas admiráveis criações artísticas, nunca assinam as peças produzidas . Para eles, a glória particular não tem valor algum. Visando escapar de tal armadilha da vaidade assinam as obras uns dos outros. Há neste pacto uma indizível beleza. Veja para além dos olhos, com o corpo todo. Só assim será capaz de fazer a leitura correta de cada ser. (Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/gilmar -marcilio/noticia/2025/05/a -arte-de- ver-o-outro-cmazumqi900dq013bffhx3xa1.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o exposto p elo texto, analise as assertivas a seguir: I. Para o autor, a tendência é que as pessoas fiquem cada vez mais egoístas, o que aponta para um futuro cada vez mais individualista. II. Segundo o autor, um dos pilares que sustenta a nossa existência é o fato de termos nossas vidas interconectadas com as de outros indivíduos. III. Considerando a totalidade do texto, é possível inferir que uma forma de melhor perceber o outro é investir em interações genuinamente interessadas. Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 2 de 34 Q2047980 Q9 da prova

Na linha 1 1, tem -se o emprego da locução conjuntiva “No entanto”, que carrega a ideia de _________ e poderia ser substituída por “_________ ”, _________ necessárias alterações no período a fim de que se mantenha a mesma relação de sentido e a correção gramatical . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente , as lacunas do trecho acima .

Reportar Erro
Questão 3 de 34 Q2047984 Q13 da prova

Mesas de negociação, contratos internos de gestão, Câmara Técnica de Humanização (CTH), Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), gerência de porta aberta , entre outros, são arranjos de trabalho que exemplificam disposit ivos de qual diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) ?

Reportar Erro
Questão 4 de 34 Q2047986 Q14 da prova

Não basta garantir o direito ao acompanhante, é preciso que existam espaços cap azes de acolhê -los, assim como não é possível assegurar e promover a inclusão da pessoa com deficiência sem a configuração de espaços e de práticas de modo universalizante. Sobre o tema, as sinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 5 de 34 Q2047990 Q17 da prova

Para implementar o objetivo da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) de promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico -raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS, é necessário refletir sobre conceitos que dão base aos entendimentos sobre o assunto . Dessa forma, assinale alternativa que descreve corretamente o conceito de “ racismo” , de ac ordo com a cartilha “Educando para as Relações Étnico -Raciais” (2024) .

Reportar Erro
Questão 6 de 34 Q2047996 Q21 da prova

O Sistema Único de Saúde ( SUS) é dividido em três níveis de atenção, que se conectam para garantir o cuidado integral à saúde. Cada nível é de responsabilidade de diferentes entes federativos. Conforme o Manual de Planejamento no SUS (Ministério d a Saúde, 2016), analise as assertivas abaixo: I. Cabe à União as atribuições de natureza estratégica para o desenvolvimento da política de saúde, tais como formular, apoiar a implementação e avaliar políticas prioritárias em âmbito nacional, elaborar o planejamento estratégico do SUS em âmbito nacional, coordenar sistemas de alta complexidade, de laboratórios de saúde pública e de vigilância epidemiológica e sanitária, entre outras. II. Cabe aos Estados responsabilidades típicas d e articulação sistêmica a serem exercidas por meio de atividades de planejamento e coordenação regional de todas as políticas, programas, ações e serviços de saúde presentes em seu território. Entre suas atribuições, estão o monitoramento e a avaliação de redes hierarquizadas no SUS, a elaboração e sistematização de planos de médio e longo prazo, o apoio técnico e financeiro aos Municípios nas ações de descentralização, entre outras. III. Cabe aos Municípios a prestação direta de ações e serviços de saúde, em es pecial dos cuidados primários e, quando possível, de média e alta complexidade, sendo a esfera de contato mais direto com a população. Entre suas principais atribuições, estão as de executar serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, de alimentação e nutrição, de saneamento básico e de saúde do trabalhador, entre outras. Quais estão corret as?

Reportar Erro
Questão 7 de 34 Q2047998 Q22 da prova

A conta custeio do SUS é um dos blocos de financiamento do SUS que possui uma destinação específica. Os recursos provenientes dessa conta devem ser utilizados apenas para despesas correntes das ações e serviços de saúde do SUS e servem para pagar os seguintes itens , EXCETO :

Reportar Erro
Questão 8 de 34 Q2048000 Q23 da prova

O SAME é o setor do hospital que tem como missão arquivar o prontuário do paciente de forma ética, devendo pautar -se nas normas arquivísticas , com observância ao sigilo de informações, visando disponibilizá -las de forma rápid a quando solicitad as pelo próprio paciente, judicialmente ou pelos profissionais de saúde para desenvolvimento da assistência médica, ensino e pesquisa. A sigla SAME significa:

Reportar Erro
Questão 9 de 34 Q2048002 Q24 da prova

Em relação ao controle externo exercido sobre instituições hospitalares públicas no Brasil, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 10 de 34 Q2048003 Q25 da prova

Sobre as recomendações em relação aos materiais de paredes, pisos, tetos e bancadas em áreas críticas hospitalare s conforme a RDC Anvisa n º 50/2002 , assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 34 Q2048005 Q26 da prova

O desabastecimento na cadeia de suprimentos hospitalar é um ponto crítico no processo de funcionamento de um hospital . São consequências do desabastecimento: I. Melhoria na gestão de estoques, por eliminação de materiais de baixa rotatividade . II. Aumento da eficiência nos processos , devido à necessidade de lidar com a escassez . III. Risco à segurança do paciente e comprometimento da qua lidade assistencial. IV. Redução das exigências regulatórias. V. Piora na imagem institucional, por evidenciar falta de planejamento e/ou negligência . Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 12 de 34 Q2048007 Q27 da prova

No contexto do planejamento físico hospitalar, a característica que possibilita dotar seu desenho de atributos para a sua futura ampliação, reformas e adequações, setorização adequada de serviços, entre outras questões, considerando o p erfil da instituição, chama -se:

Reportar Erro
Questão 13 de 34 Q2048008 Q28 da prova

Assinale a alternativa que descreve mais precisamente o conceito de logística hospitalar .

Reportar Erro
Questão 14 de 34 Q2048010 Q29 da prova

Conforme o Manual de Planejamento no SUS (Ministério d a Saúde, 2016) , são algumas das principais fontes de recursos fiscais empregados pela União para o financiamento do SUS: I. Imposto sobre Importação. II. Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. III. Imposto sobre Operações Financeiras. IV. Imposto Territorial Rural. Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 15 de 34 Q2048012 Q30 da prova

De acordo com as orientações da RDC nº 50/2002 da Anvisa , a utilização do sistema Venturi para geração de vácuo só é permitida quando acoplada a um sistema de filtro que impeça a contaminação do ambiente. A descarga da central de vácuo deve ser obrigatoriamente dirigida para o __________ do prédio, com o terminal voltado para __________, devidamente telado, preferivelmente acima d o telhado da central de vácuo e das construções vizinhas e localizado a uma distância mínima de ___ metros de qualquer porta, janela, entrada de ar ou abertura do edifício. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trec ho acima.

Reportar Erro
Questão 16 de 34 Q2048013 Q32 da prova

Segundo a Constituição Federal de 1988, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Sobre o tema, analise as seguintes assertivas: I. As instituições privadas poderão participar de forma essencial do SUS, estabelecendo suas próprias diretrizes. II. A Constituição prevê a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções a instituições privadas com fins lucrativos. III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, salvo nos casos previstos em lei. Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 17 de 34 Q2048015 Q33 da prova

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é responsável por implementar ações de prevenção e controle de infecções relacionad as à assistência em saúde . São competências da CCIH nos hospitais, EXCETO:

Reportar Erro
Questão 18 de 34 Q2048017 Q34 da prova

O profissional diretamente responsável por garantir o correto abastecimento de materiais e medicamento s no ambiente hospitalar é o:

Reportar Erro
Questão 19 de 34 Q2048018 Q35 da prova

O Pacto pela Saúde tem três dimensões: pela vida, de gestão e em defesa do SUS. São objetivos da regionalização, eixo estruturante do pacto de gestão, EXCETO :

Reportar Erro
Questão 20 de 34 Q2048020 Q36 da prova

Uma das ferramentas mais utilizadas para o gerenciamento de causas e que permit e a identificação da causa raiz de um problema a partir de uma análise estruturada é o método

Reportar Erro
Questão 21 de 34 Q2048021 Q37 da prova

No contexto da administração hospitalar, o gerenciamento de causas está diretamente relacionado ao(à) :

Reportar Erro
Questão 22 de 34 Q2048023 Q38 da prova

Qual dos fatores abaixo deve ser prioritariamente considerado na elaboração da escala de trabalho de profissionais da saúde em hospitais?

Reportar Erro
Questão 23 de 34 Q2048024 Q39 da prova

Sobre a escala 12x36, frequentemente utilizada em hospitais, analise as assertivas a seguir: I. A esc ala de 12 horas de trabalho seguidas prevê 36 horas de descanso ininterruptas. II. O intervalo para repouso e alimentação é facultativo, e não prevê indenização caso não seja feito. III. Pode ser feita mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 24 de 34 Q2048026 Q40 da prova

Os indicadores de desempenho são de extrema importância para o funcionamento de um hospital, porque:

Reportar Erro
Questão 25 de 34 Q2048028 Q41 da prova

A humanização no atendimento hospitalar tem como objetivo principal :

Reportar Erro
Questão 26 de 34 Q2048030 Q42 da prova

O sistema de classificação que define o perfil de complexidade ass istencial de um hospital chama -se:

Reportar Erro
Questão 27 de 34 Q2048031 Q43 da prova

Conforme o documento “Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: Prevenção e Controle de Riscos” (Anvisa, 2009), o processamento de roupas hospitalares inclui as seguintes etapas, EXCETO :

Reportar Erro
Questão 28 de 34 Q2048033 Q44 da prova

Conforme o documento “Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: Prevenção e Controle de Riscos” (Anvisa, 2009), a classificação de roupas hospitalares deve ser realizada de acordo com alguns critérios, tais como o grau de sujidade. Roupas com presença de fluidos corpóreos (como sangue, por exemplo) são classificadas com o grau de sujidade:

Reportar Erro
Questão 29 de 34 Q2048035 Q45 da prova

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é de grande importância no ambiente hospitalar, pois ela se difere do treinamento tradicional . PORQUE II. Prioriza a resolução de problemas cotidianos com base na prática reflexiva. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 30 de 34 Q2048037 Q46 da prova

Entre as metodologias mais eficazes e eficientes no treinamento hospitalar, destaca m-se:

Reportar Erro
Questão 31 de 34 Q2048038 Q47 da prova

Em relação ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI s) na biossegurança hospitalar, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 32 de 34 Q2048040 Q48 da prova

Corresponde a uma prática recomendada de biossegurança em ambientes hospitalares , EXCETO:

Reportar Erro
Questão 33 de 34 Q2048042 Q49 da prova

Conforme a Lei n º 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sobre os aspectos legais e normativos da despesa pública, a nalise as assertivas a seguir : I. O relatório de gestão fiscal é um instrumento obrigatório previsto pela LRF. II. O controle de despesa pública é de responsabilidade exclusiva dos Tribunais de Contas. III. A LRF impõe limites para despesas com pessoal e dívida pública. IV. O acompanhamento da execução orçamentária é dispensável nos casos de programas com boa execução financeira histórica. V. A execução orçamentária deve respeitar os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade. Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 34 de 34 Q2048043 Q50 da prova

Em um diagnóstico institucional, foi identificado que um órgão público não possui sistema integrado de monitoramento da execução físico -financeira dos seus projetos. Nesse caso, uma consequência direta pode ser:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota