UFT - TO divulga retificação de Processo Seletivo para professor substituto

Seleção oferta oportunidades aos docentes de diversas áreas, com salários de até R$ 5,8 mil; veja as atualizações
Sexta-feira, 23 de julho de 2021 às 17h01
UFT - TO divulga retificação de Processo Seletivo para professor substituto

A Universidade Federal do Tocantins (UFT - TO) divulgou nesta sexta-feira (23) uma retificação do Processo Seletivo destinado à contratação de professores substitutos.

De acordo com o documento (retificação I), foram atualizados subitens que se referem aos requisitos e formação mínima exigida para algumas áreas.

De acordo com o edital de abertura, este Processo Seletivo busca preencher sete vagas, bem como formar cadastro reserva para os docentes dos seguintes cursos e áreas/disciplinas:

  • Biologia - Metodologia do ensino de Biologia I/Metodologia do ensino de Biologia II/Didática e formação de professores/Metodologia da Pesquisa em Educação/Áreas Afins (1);
  • Química - Didática e formação de professores / Currículo, política e gestão educacional /Metodologia e prática para o Ensino de Química/Estágio supervisionado I/Estágio supervisionado II/Estágio supervisionado III//Laboratório de produção de material didático/ História e filosofia da educação/ Áreas afins;
  • Educação do Campo - História da Arte/ Teoria e Crítica da Arte/Fotografia/Fundamentos do Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais/Estágio Curricular Supervisionado/ Áreas afins (1);
  • Pedagogia - Educação Especial/ Libras/Áreas afins (1); Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática/Seminários de Pesquisa II/Estatística Aplicada à Educação/Áreas Afins (1); Fundamentos e Metodologia do Trabalho em Educação Infantil/ Avaliação na educação Básica/Áreas Afins (1); Leitura e produção de texto/ literatura Infanto-Juvenil//Áreas Afins (1); Leitura e produção de textos/Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental/Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa/Literatura Infanto-juvenil/Áreas Afins.
  • Administração - Elaboração e análise de projetos/ Gestão empreendedora/Áreas afins;
  • Engenharia de Alimentos- Físico-Química I/Físico-Química II/Cálculo I /Desenho Técnico/Áreas Afins;
  • Engenharia Civil - Projeto de Arquitetura Projeto/Desenho técnico e Geometria Descritiva/Projeto integradores/Áreas Afins;
  • Nutrição - Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica/ Nutrição da Criança e Adolescente/ Práticas em Ambulatório de Especialidades em Nutrição/Áreas Afins (1);
  • Letras - História da Educação/Política, Legislação e Organização da Educação Básica/Didática/Planejamento Educacional/ Áreas afins;
  • Ciências Sociais - Sociologia III/Sociologia da educação/Sociologia do trabalho/Áreas Afins.

Vale ressaltar que as oportunidades são distribuídas entre os Campi de Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Requisitos e remuneração

Para concorrer a uma das vagas citadas acima, é necessário que os candidatos possuam graduação completa em nível superior, com licenciatura plena, mestrado e/ou doutorado na área em que pretendem atuar, bem como disponibilidade de 20 ou 40 horas semanais para o exercício de suas funções. Quando contratados, os docentes serão beneficiados com a remuneração nos valores de R$ 2.236,32 a R$ 5.831,21, de acordo com a titulação.

Procedimentos para participar

É importante enfatizar que caso não haja inscritos com a titulação mais exigida, as inscrições serão reabertas para os candidatos com as titulações subsequentes, conforme consta a seguir:

Os docentes que enquadrem na classe de doutor, devem efetuar as inscrições no período de 23 a 25 de julho de 2021. Para os profissionais com titulação de mestre (professor assistente) as candidaturas serão recebidas no período de 27 e 28 de julho de 2021. Já os docentes da classe auxiliar (especialista) podem se inscrever no período de 30 de julho de 2021 a 1º de agosto deste mesmo ano. Por fim, caso não haja inscritos para os candidatos com as titulações anteriores, as inscrições serão reabertas no período de 3 a 4 de agosto de 2021.

É importante destacar que todas as inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, no site da Universidade, mediante o pagamento de R$ 120,00 de taxa de participação. Para os candidatos que se enquadram nos critérios do edital, a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada no período de 23 a 26 de julho de 2021, 27 a 28 de julho de 2021, 30 de julho a 2 de agosto de 2021 ou de 3 a 4 de agosto de 2021, de acordo com a classe do docente.

Seleção

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante entrevistas, análise do currículo profissional e prova didática, previstas para ocorrer no dia 13 de agosto de 2021. A entrevista e prova didática serão realizadas de forma remota pelo Google Meet ou outra plataforma de videochamadas.

Vigência

O prazo de validade da Seleção de Professor Substituto será de um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação de resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

Jornalista: Ana Flávia Martin
Compartilhe: