A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu Concurso Público visando o preenchimento de 1 vaga para a carreira do Magistério Superior, na Classe A, com denominação de Professor Assistente, Nível 1, no Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Arquitetura. O cargo exige titulação de doutorado na área de Desenho Industrial, Design ou áreas afins.
Segundo o edital, a oportunidade é para a área de:
- Professor Assistente Design e Gestão, Inovação, Estudos Econômicos e Mercadológicos (1 vaga)
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral. A remuneração inicial é de R$ 8.058,29, composta por vencimento básico e retribuição por titulação. Não há informação sobre benefícios adicionais.
As inscrições serão recebidas a partir das 0h do primeiro dia até as 23h59 do trigésimo dia, após a publicação do edital, sendo entre 5 de fevereiro de 2026 e 6 de março de 2026, exclusivamente pelo e-mail dir@arq.ufmg.br. A taxa de inscrição é de R$ 215,99. O pedido de isenção pode ser feito conforme normas do edital até o quinto dia após o início das inscrições, para os amparados pela legislação vigente.
O processo seletivo terá as seguintes etapas: prova escrita (eliminatória), julgamento de títulos e prova didática. O início do concurso está previsto para ocorrer entre 30 e 90 dias após o encerramento das inscrições. Os candidatos serão convocados para as provas com antecedência mínima de quinze dias.
A contratação será pelo Regime Jurídico Único do Servidor Público Federal (Lei nº 8.112/1990), com dedicação exclusiva e estágio probatório de três anos.
O concurso terá validade de 1 ano, a partir da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Mais informações podem ser obtidas no edital completo.
Tenha a notícia completa em áudio: ouça agora o podcast.
































