Serviço de Seleção da Marinha (SSPM) altera quantidade de vagas de Concurso Público

Documento foi publicado por meio do Diário Oficial da União desta segunda-feira (25); veja como participar
Segunda-feira, 25 de julho de 2022 às 11h18
Serviço de Seleção da Marinha (SSPM) altera quantidade de vagas de Concurso Público

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), anuncia mais uma retificação do Concurso Público destinado à contratação de profissionais da carreira militar, para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) em 2021.

O mais novo documento (retificação VII) altera a quantidade de vagas presentes nas especialidades de Contabilidade (6); Mecânica (5) e Processamento de Dados (8).

A nota anterior (retificação VI) comunica alteração no cronograma do certame. O procedimento de heteroidentificação agora está previsto para o dia 31 de maio ao dia 1º de junho de 2022. Já o resultado final do Concurso Público será divulgado a partir do dia 23 de junho de 2022. E por fim, o curso terá início na data prevista de 25 de julho de 2022.

Retificações anteriores

  • Retificação V: as inscrições, que tiveram início no dia 8 de setembro de 2021, ficaram prorrogadas até 1º de outubro de 2021, exclusivamente via internet, no site da Marinha do Brasil, mediante o pagamento de R$ 60,00 de taxa de participação, até o dia 4 de outubro de 2021. Vale ressaltar que os candidatos que estavam dentro dos requisitos especificados no edital, puderam solicitar a isenção do pagamento entre os dias 8 e 17 de setembro de 2021.
  • Retificação IV: houve alteração no anexo III do edital, no que se refere ao programa e bibliografia para a prova escrita de conhecimentos profissionais para a oportunidade na área de estatística.
  • De acordo com os documentos anteriores, as alterações se referem ao programa e bibliografia para a prova escrita de conhecimentos profissionais para as especialidades de Técnico em Enfermagem (retificação III); Técnico em Administração (retificação II) e contabilidade (retificação I).

O Concurso

Conforme a publicação do certame, este Concurso oferta 47 vagas para as seguintes especialidades e titulações: Contabilidade - Técnico em Contabilidade (6); Eletrônica - Técnico em Eletrônica (2); Enfermagem - Técnico em Enfermagem (2); Estatística - Técnico em Estatística (2); Geodésia e Cartografia - Técnico em Geodésia e Cartografia (2); Gráfica - Técnico em Pré-Impressão Gráfica, Técnico em Impressão Gráfica, Técnico em Impressão Offset, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Design Gráfico e Técnico em Processos Gráficos (2); Marcenaria - Técnico em Móveis (2); Mecânica - Técnico em Eletromecânica, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Refrigeração e Climatização e Técnico em Fabricação Mecânica (5); Metalurgia - Técnico em Metalurgia (4); Meteorologia - Técnico em Meteorologia (2); Motores - Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Máquinas Navais e Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas (2); Processamento de Dados - Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Redes de Computadores (8); Química - Técnico em Química (2); Administração - Técnico em Administração (2); Edificações - Técnico em Edificações (2); Eletrotécnica - Técnico em Eletrotécnica (2).

Vale ressaltar que entre as oportunidades citadas acima, há inclusão de vagas para as pessoas que se enquadram nos critérios especificados no certame.

Como requisitos de participação, é necessário que os candidatos possuam idade entre 18 a 25 anos, com curso técnico de nível médio relativo ao cargo de interesse, e estejam em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.

Seleção

Como forma de seleção, os candidatos inscritos serão avaliados em três etapas, compostas por prova objetiva de conhecimentos profissionais e redação, previstas para serem aplicadas na 1ª quinzena de dezembro de 2021, além de eventos complementares constituídos de: Verificação de Dados Biográficos (VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i); Verificação de Documentos (VD); Avaliação Psicológica (AP); e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

O prazo de validade deste Concurso Público terminará no dia do início do Curso de Formação de Cabos (C-FCB), conforme anexo II do certame.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: