Prefeitura de Aratuba - CE retoma cronograma de Processo Seletivo com 166 vagas

Novo documento foi publicado nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União; confira
Quinta-feira, 21 de outubro de 2021 às 15h38
Prefeitura de Aratuba - CE retoma cronograma de Processo Seletivo com 166 vagas

A Prefeitura de Aratuba, no estado do Ceará, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Administração e Finanças, Secretaria de Obras e Urbanismo, Saúde, Assistência Social, Turismo e Cultura, Educação e Gabinete do Prefeito, anunciou nesta quinta-feira (21) um novo cronograma do Processo Seletivo que visa a contratação de 166 profissionais, bem como a formação de cadastro reserva, para níveis fundamental incompleto, médio e superior.

A seleção, que anteriormente foi suspensa (retificação IV), devido a medida expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Aratuba, agora conta com um novo calendário de eventos (retificação V), no qual constam as datas a partir da etapa de publicação do resultado preliminar da prova de títulos, no dia 19 de outubro de 2021.

Retificações anteriores

Conforme o documento divulgado (retificação III) houve atualizações no anexo V, referente ao cronograma, a partir do dia 19 de agosto de 2021, que foi a publicação final relação dos inscritos aptos e resultado final da prova de títulos.

De acordo com a publicação anterior (retificação II) as alterações se referem ao anexo IX do edital, no que se refere aos requisitos, remuneração e locais de atuação para alguns cargos. Além disso, foram incluídas novas oportunidades, conforme consta no parágrafo de vagas do texto a seguir.

Oportunidades

Os cargos, conforme o edital oficial, estão subdivididos pelas áreas das secretarias supracitadas, dessa forma, há vagas para:

  • Gabinete do Prefeito: Agente Administrativo (2); Motorista Categoria "D" (1);
  • Secretaria de Administração e Finanças: (2);
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente: Técnico Agrícola (1); Engenheiro Agrônomo (1); Agente Administrativo (1); Motorista Categoria "D" (1);
  • Secretaria de Obras e Urbanismo: Agente Administrativo (1); Auxiliar de Serviços Gerais (3); Vigia (1); Gari (1); Motorista Categoria "D";
  • Secretaria de Assistência Social: Auxiliar de Serviços Gerais (1); Agente Administrativo (1); Assistente Social (1); Orientador Social (1);
  • Secretaria de Turismo e Cultura: Auxiliar de Serviços Gerais (1); Agente Administrativo (1);
  • Secretaria de Saúde: Agente Administrativo (11); Enfermeiro (3); Motorista Categoria "B" (4); Enfermeiro (5); Médico (3); Técnico de Enfermagem (4); Auxiliar de Serviços Gerais (5); Vigia (4); Técnico de Higiene Dental (1); Assistente Odontológico (1); Agente de Endemias (1); Agente de Saúde (2); Veterinário (1); Farmacêutico (1); Fisioterapeuta (4); Odontólogo (5); Nutricionista (1); Psicólogo (1); Fonoaudiólogo (1); Educador Físico (1);
  • Secretaria de Educação nível Fundamental Incompleto, Médio e Superior: Agente Administrativo (11); Acompanhante de Transporte Escolar (6); Vigia (9); Zelador (19); Merendeira (10); Secretária Escolar (3); Assistente Social (1); Psicólogo (1); Motorista Categoria "D" (16); Auxiliar de Serviços Gerais (11).

Os candidatos que conquistarem a aprovação e contratação, deverão exercer uma carga horária de 30 a 40 horas semanais. As remunerações mensais, conforme o edital oficial, serão de R$ 1.100,00 a R$ 5.200,00.

Antes de efetuar a inscrição para o Processo, os interessados deveriam estar enquadrados em alguns requisitos para terem sua participação regularizada, sendo eles:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português, consoante Art. 12, Inciso II, 1º da Constituição Federal;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, no ato da contratação;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e quite com o serviço militar, neste caso quando o candidato for do sexo masculino;
  • Não ferir o disposto no Inciso XVI, do Art. 37 da Constituição Federal;
  • Não registrar antecedentes criminais;
  • Apresentar a escolaridade mínima de acordo com os requisitos do cargo;
  • Apresentar todos os documentos exigidos pela Administração na ocasião da convocação.

Inscrição

Em retificação publicada anteriormente (retificação I) foi alterado o local de realização das inscrições, que puderam ser feitas nos dias 11 e 12 de agosto de 2021, na Escola CEI Nelly de Lima Melo, que fica na Rua Júlio Pereira, das 9h as 12h e da 13h as 16h. Houve ainda alteração em alguns critérios do quadro de pontuação de títulos.

No processo de inscrição, os interessados deveriam apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de inscrição padronizado (disponível no site da Prefeitura);
  • Currículo padronizado;
  • Fotocópias nítidas e autenticadas com apresentação dos originais, no ato de inscrição dos seguintes documentos: identidade, CPF, Comprovante de endereço, reservista (caso seja do sexo masculino); uma foto 3x4 recente e fotocópias de diplomas, certificados ou declarações comprobatórias dos títulos apresentados.

Seleção

O método de seleção para o Processo terá três fases de caráter classificatório e eliminatório, e o candidato poderá somar um máximo de 100 pontos ao final das etapas. A primeira fase constou de uma prova de títulos, em que os documentos comprobatórios apresentados no processo de inscrição serão analisados, e os candidatos serão qualificados a partir destes.

Na etapa seguinte, os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. A prova terá questões subdivididas por escolaridade, assim, as provas objetivas serão compostas pelas seguintes disciplinas:

  • Cargos de nível fundamental incompleto: língua portuguesa; matemática básica; história e atualidades do município de Aratuba;
  • Cargos de nível médio: língua portuguesa; história e atualidades do Município de Aratuba; conhecimentos específicos;
  • Cargos de nível superior: língua portuguesa; história e atualidades do município de Aratuba; conhecimentos específicos.

E por fim, na última etapa, os candidatos passarão por uma entrevista, que levará em conta critérios como: habilidade de comunicação, conhecimento na área de atuação e determinação, capacidade de articulação de temas atuais.

Vigência

Este Processo Seletivo Unificado tem prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Rodrigo Marinelli
Compartilhe: