Polícia Judiciária Civil - MT divulga Concurso Público

O provimento de vagas visa a formação de cadastro reserva de profissionais de nível superior
Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 às 15h24
Polícia Judiciária Civil - MT divulga Concurso Público

A Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), junto a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), torna pública a realização de seu novo Concurso Público de nível superior destinado a formação de cadastro de reserva para os cargos públicos de Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia.

Os cargos possuem jornada de trabalho disciplinada conforme as leis descritas no edital para cargo, sendo incompatível com qualquer outra função, exceto nos casos previstos em lei, com remuneração de R$ 5.657,47.

Para participar o candidato deve ter certificado de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, ser brasileiro ou ter nacionalidade portuguesa de acordo com a Constituição Federal; estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino; estar em pleno gozo de seus direitos políticos e civis; ter idade mínima de 21 anos na data da convocação e máxima de 45 anos até a data de encerramento das inscrições; dentre outros requisitos. Para o cargo de investigador de polícia é requerido ainda Carteira Nacional de Habilitação categoria B, C ou D.

Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para os candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet por meio do endereço da UFMT no período de 12 a 24 de janeiro de 2022. Para que a inscrição seja confirmada, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 120,00. Somente terá direito a isenção os candidatos que se encontrarem desempregados ou que receberem até um salário mínimo, for doador de sangue regular ou voluntário da Justiça Eleitoral ou jurado que atue no Tribunal do Juri, sendo que a solicitação pode ser feita de 12 a 14 de janeiro de 2022.

Avaliação:

A avaliação será por meio de prova objetiva e dissertativa, prova de prática digitação, prova de títulos, exame de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, e investigação social.

As provas objetivas e dissertativas, previstas para o dia 20 de fevereiro de 2022, terão duração de quatro horas e 30 minutos e será composta de 60 questões de múltipla escolha e redação que mostre domínio da língua escrita padrão, coesão e coerência e domínio do assunto.

Serão convocados para a prova prática de digitação somente os candidatos ao cargo de Escrivão de Polícia, a prova está prevista para o dia 20 de março de 2022, será individual e terá duração de seis minutos e consistirá na digitação de um texto impresso, dado a conhecer no momento de sua realização, em microcomputador desktop, teclado Português Brasil ABNT2 e editor de texto LibreOffice Writer 6 ou superior, em sistema operacional Windows 10.

A prova de títulos levará em conta a formação acadêmica e o exercício do cargo, valendo até 10 pontos. Os documentos comprobatórios deverão ser enviados do dia 8 a 23 de março de 2022.

Já o exame de saúde objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido e para desempenhar as atribuições típicas do cargo. O teste de aptidão física, previsto para o dia 12 e 13 de maio de 2022, avaliará a condição física do candidato com os exercícios de: Flexão na Barra Fixa (masculino), Flexão Isométrica na Barra Fixa (feminino), Abdominal Remador (masculino e feminino), Teste de Meio Sugado (masculino e feminino), Corrida de 2.400 metros (masculino) e 2.000 metros (feminino).

Enquanto a avaliação psicológica, prevista para o dia 29 de maio de 2022, levará em conta as ações comportamentais, cognitivas, afetivas e características de personalidade para o exercício do cargo.

Vigência:

O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, a contar da data de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: