Marinha do Brasil suspende etapa de Concurso Público para Comando de Fuzileiros Navais

Candidatos devem se atentar no motivo que causou a suspensão de determinado exame
Quinta-feira, 7 de maio de 2020 às 08h35
Marinha do Brasil suspende etapa de Concurso Público para Comando de Fuzileiros Navais

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais - CPesFN, da Marinha do Brasil, suspende etapa de Concurso Público destinado à admissão de 960 profissionais para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais.

Em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) e como medida de enfrentamento, prevenção e controle da infecção, fica suspenso o exame de escolaridade (EE) que estava previsto pra ser realizado na primeira quinzena de maio de 2020, assim como os eventos subsequentes.

Um novo calendário de datas deve ser divulgado em momento oportuno, enquanto isso, os candidatos podem tirar dúvidas por meio de ligação para o Posto de Recrutamento (número especificado no edital), bem como pelo endereço de e-mail cpesfn.concurso@marinha.mil.br.

Demais informações podem ser obtidas por meio dos editais disponíveis em nosso site.

Vale ressaltar que para que possam participar do certame, é necessário que os interessados sejam do sexo masculino, tenham 18 anos completos e menos de 22 anos, altura mínima de 1,54 e máxima de 2 metros; Ensino Médio completo e outros requisitos especificados no edital.

Após o curso de formação ser concluído com aproveitamento, o Aprendiz-Fuzileiro Naval será nomeado a Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) e cumprirá Estágio Inicial de 12 meses e então, só assim, passará a atuar na carreira naval do Serviço Ativo da Marinha.

Este edital visa o atendimento das vagas abaixo discriminadas, distribuídas de acordo com os seguintes locais de realização do Estágio Inicial:

  • 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Manaus - AM (81);
  • 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Belém - PA (37);
  • 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Ladário - MS (33);
  • Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) - Aramar (14);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - RN (53);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande - RS (50);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador - BA (44);
  • Unidades da MB em Brasília - DF (79);
  • Unidades da MB no Rio de Janeiro (569).

Interessados puderam se inscrever a partir das 8h do dia 19 de fevereiro de 2020 até o dia 20 de março de 2020 (horário de Brasília - DF), exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.marinha.mil.br. Também havia postos de inscrição nas localidades de Marataízes - ES e Rio Novo - MG, de 17 a 19 de março de 2020. O valor da taxa a ser paga foi de R$ 25,00.

Vale ressaltar que houve isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional; bem como para os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Para selecionar os candidatos, será realizado Exame de Escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Avaliação Psicológica; Teste de Aptidão Física de Ingresso; Verificação de Documentos; e Procedimento de Heteroidentificação (PH) complementar à autodeclaração para os candidatos negros autodeclarados pretos ou pardos, todas as etapas terão caráter eliminatório.

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: