Marinha do Brasil retifica novo Concurso Público com 46 vagas

Oportunidades são para ambos os sexos, com formação em nível médio/técnico; veja os requisitos exigidos
Quarta-feira, 24 de maio de 2023 às 11h06
Marinha do Brasil retifica novo Concurso Público com 46 vagas

O Serviço de Seleção Pessoal da Marinha do Brasil (SSPM), divulgou documento de retificação para seu Concurso Público, o qual visa admitir profissionais de nível técnico destinado ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) em 2022.

Segundo o mais recente documento (Retificação III), altera-se a quantidade de vagas para as vagas de Administração e Processamento de dados.

Oportunidades

Ao todo, são ofertadas 46 vagas para as seguintes áreas: Administração (5); Estatística (2); Contabilidade (2); Edificações (2); Enfermagem (2); Eletrônica (2); Geodésia e Cartografia (2); Gráfica (2); Meteorologia (2); Mecânica (2); Metalurgia (2); Motores (2); Marcenaria (2); Processamento de Dados (8); Química (2); Telecomunicações (2) e Eletrotécnica (2).

Haverá chances exclusivas aos candidatos que se encontram nos requisitos específicos.

O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se, primordialmente, a suprir a Marinha com Praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, de hidrografia, de informática, de saúde e de manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar.

Aqueles que forem aprovados e classificados ao Resultado Final (RF) e no Período de Adaptação (PA), farão o Curso de Formação (CF), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, de ambos os sexos; ter a idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos; possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB); estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral; estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade, conforme constante no anexo XII. Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em CP; não estar na condição de réu em ação penal; ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio relativo à profissão a que concorre; ter a altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, dentre outras condições que constam no edital.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar deveriam se inscrever no período das 8h do dia 25 de julho até às 23h59 (horário de Brasília/DF) do dia 14 de agosto de 2022, por meio do site do Serviço de Seleção Pessoal da Marinha do Brasil (SSPM). É importante pontuar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 65,00 deveria ser efetuado até o dia 18 de agosto de 2022. No entanto, os candidatos que se encontram nas condições específicas do edital puderam solicitar isenção entre 25 de julho e 5 de agosto de 2022.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas:

  • Prova escrita objetiva (PO);
  • Redação;
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i);
  • Verificação de Documentos (VD);
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A primeira ficou prevista para acontecer no dia 16 de outubro de 2022, nas localidades do Rio de Janeiro/RJ; Angra dos Reis/RJ; Nova Friburgo/RJ; São Pedro da Aldeia/RJ; Vila Velha/ES; Belo Horizonte/MG; Salvador/BA; Natal/RN; Olinda/PE; Fortaleza/CE; Belém/PA; São Luís/MA; Rio Grande/RS; Porto Alegre/RS; Florianópolis/SC; Ladário/MS; Brasília/DF; São Paulo/SP; Santos/SP e Manaus/AM.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Jornalista: Beatriz Oliveira
Compartilhe: