Marinha do Brasil retifica Concurso Público para Admissão ao Colégio Naval

Atualização se refere às novas datas previstas para as próximas etapas do certame; veja o que muda no cronograma
Sexta-feira, 23 de outubro de 2020 às 17h56
Marinha do Brasil retifica Concurso Público para Admissão ao Colégio Naval

A Marinha do Brasil divulgou recentemente uma nova retificação do Concurso Público, de âmbito nacional, para Admissão ao Colégio Naval em 2020 (CPACN/2020).

Segundo o documento (retificação VII), foram definidas novas datas paras as etapas do certame que permaneciam pendentes, tais como inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica, verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação, dentre outros que podem ser consultados no cronograma completo, disponível em nosso site.

De acordo com o documento anterior(retificação VI), foi determinada uma nova data para realização das provas escrita e de redação, anteriormente suspensas (suspensão das provas), e que ficaram previstas para os dias 26 e 27 de setembro de 2020.

Em publicação anterior (retificação V), houve alteração no número de vagas do certame que, agora, tem como objetivo o preenchimento de 129 vagas para alunos, sendo que 26 são reservadas conforme especificações do edital de abertura.

Todas as informações estão disponíveis nos documentos oficiais em nosso site.

O Concurso

Em primeiro momento, é relevante dizer que o curso é totalmente gratuito e que o aluno receberá a remuneração de R$ 1.398,30 referente à essa graduação, no qual o valor é relativo ao soldo militar, adicional militar e ao adicional de compensação por disponibilidade militar.

Além disso, aos estudantes serão proporcionados de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Inscrições

As inscrições, que foram abertas no dia 16 de março de 2020 e já haviam sido prorrogadas até 26 de abril do mesmo ano (retificação III), puderam ser realizadas até as 23h59 de 3 de maio de 2020 (retificação IV), no horário de Brasília, por meio do site de Ingresso da Marinha, com o pagamento da taxa de inscrição de R$ 65,00 até o dia 7 de maio. Já os interessados em obter a dispensa do pagamento, a solicitação de isenção do valor pôde ser feita até o dia 27 de abril, seguindo as orientações do documento.

Cabe destacar que as candidaturas também puderam ser efetuadas em organizações militares, nos dias úteis, das 8h30 às 16h, nas seguintes localidades: Rio de Janeiro-RJ; Angra dos Reis-RJ; Nova Friburgo-RJ; São Pedro da Aldeia-RJ; Macaé-RJ; Vila Velha-ES; Belo Horizonte-MG; Salvador-BA; Ilhéus-BA; Aracaju-SE; Natal-RN; Olinda-PE; Fortaleza-CE; Maceió-AL; Paraíba-PB; Belém-PA; Amapá-AP; Piauí-PI; Santarém-PA; São Luís-MA; Rio Grande-RS; Porto Alegre-RS; Paranaguá-PR; Foz de Iguaçu-PR; Florianópolis-SC; São Francisco do Sul-SC; Uruguaiana-RS; Ladário-MS; Cuiabá-MT; Brasília-DF; Palmas-TO; São Paulo-SP; Santos-SP; Barra Bonita-SP; Manaus-AM e Porto Velho-RO.

Requisitos e seleção

Para o certame, há alguns requisitos a serem preenchidos, dentre eles:

  • Ser do sexo masculino;
  • Altura mínima de 1,54m e máxima de 1,95m;
  • Ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental;
  • Ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2021;

Como método de avaliação, os concorrentes serão submetido há algumas etapas, tais como:

  • Prova escrita objetiva de matemática e inglês;
  • Prova escrita objetiva de estudos sociais, ciências e português;
  • Redação.

Haverá também eventos complementares constituídos de inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica, verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

É importante ressaltar que após a divulgação dos documentos de retificação (retificação I e II), houve a inclusão das cidades de São José da Barra - MG e Santa Maria - RS para realização das provas e eventos complementares.

Este concurso tem o prazo de validade até o dia 29 de janeiro de 2021, conforme determina o edital de abertura disponível em nosso site.

Jornalista: Mayson Martins
Compartilhe: