Marinha do Brasil retifica edital com 61 vagas para o 5º Distrito Naval

Objetivo da seleção é a prestação do serviço militar voluntário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
Sexta-feira, 5 de março de 2021 às 10h49
Marinha do Brasil retifica edital com 61 vagas para o 5º Distrito Naval

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º Distrito Naval, divulgou uma retificação do novo Processo Seletivo com 62 vagas para profissionais de nível médio das áreas industrial, de saúde e apoio, e nível fundamental da área administrativa. O objetivo da seleção é a prestação do serviço militar voluntário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), destinando-se ao preenchimento das necessidades temporárias de Praças em Organizações Militares (OM) da Marinha nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme a retificação publicada (retificação I), em razão de uma instabilidade no sistema de inscrição, a data limite para pagamento da taxa de inscrição será até o dia 8 de março de 2021, no horário bancário dos diversos estados do país, e a data final das inscrições será de 6 de março de 2021.

Confira abaixo os cargos ofertados conforme a habilitação profissional:

  • Área Industrial: Desenho Mecânico (1); Motores (3); Química (1);
  • Área de Saúde: Enfermagem (2); Higiene Dental (1); Patologia Clínica (3); Farmácia (2).;
  • Área de Apoio: Administração (15); Contabilidade (1); Processamento de Dados (4);
  • Área Administrativa: Motorista de Viaturas Administrativas (28); Barbeiro (1);

Os voluntários aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de 12 meses, e será prestado na forma de estágio.

Como concorrer

Aos interessados, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet (nível médio e nível fundamental), mediante ao pagamento de taxa de participação no valor de R$ 60,00.

Para concorrer, os interessados devem ser voluntários, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos e no máximo 40 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano de sua incorporação, possuir bons antecedentes de conduta, ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental e do curso de formação continuada de trabalhadores, ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre ou ter concluído o nível superior na mesma área de formação da habilitação profissional para a qual se inscreveu, dentre outros requisitos que constam detalhados no edital.

Seleção dos inscritos

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de várias etapas, sendo elas: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, prova de títulos, designação à incorporação, e por fim a incorporação.

Será eliminado do Processo Seletivo o voluntário que deixar de comparecer, no dia e hora determinados, a qualquer das etapas e eventos programados.

A prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, está prevista para ser aplicada no dia 2 de maio de 2021, com duração de três horas e será realizada na área de jurisdição do Com5ºDN, em local a ser divulgado posteriormente. O conteúdo programático será composto por questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

Os voluntários aprovados em todas as etapas serão ordenados de acordo com soma das pontuações obtidas, e serão convocados dentro do número de vagas previsto para cada atividade profissional indicada.

Após os primeiros 12 meses, caso haja interesse da Administração Naval e do próprio Oficial Temporário, poderão ser concedidas prorrogações do tempo de serviço por mais um ano e, assim, sucessivamente, até o limite máximo de 96 meses.

Compartilhe: