Marinha do Brasil abre Seleção com 100 vagas

Oportunidades são para centros de instrução dos estados do Rio de Janeiro e Pará; cursos iniciam no dia 25 de janeiro de 2021
Segunda-feira, 15 de junho de 2020 às 17h21
Marinha do Brasil abre Seleção com 100 vagas

A Marinha do Brasil divulgou a abertura do novo Processo Seletivo que tem como objetivo o ingresso ao curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) em centros de instrução dos estados do Rio de Janeiro e Pará. Os cursos iniciam no dia 25 de janeiro de 2021.

Os dois primeiros semestres letivos serão compostos por disciplinas comuns às habilitações de Máquinas e Náutica. Vale ressaltar ainda que o curso será constituído por dois períodos, sendo o primeiro composto por seis semestres letivos, em regime de internato, com saídas aos finais de semana, feriados e férias escolares, e o segundo com duração mínima de 12 meses de efetivo embarque e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses. Esta segunda etapa é realizada em embarcações mercantes, de apoio marítimo, e/ou plataformas, quando os alunos, como Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica, terão a oportunidade de aplicar e praticar os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico.

Para participar, há requisitos de altura, peso e idade que devem ser seguidos para ingressar nas escolas de formação, tais como:

  • Altura: o mínimo exigido é de 1,54m e a altura máxima é de 2,00m para ambos os sexos.
  • Peso: índice de massa corporal (IMC) compreendido entre 18 e 30. Tais limites, que não são rígidos, serão correlacionados pelos agentes médicos periciais (AMP) com outros dados do exame clínico.
  • Idade: mínimo de 17 anos e idade máxima de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2021.

Vagas e benefícios

No total são 100 oportunidades disponibilizadas para interessados que tenham concluído o ensino médio, ao qual estão distribuídas da seguinte forma:

  • Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro - RJ (55);
  • Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém - PA (45);

Em decorrência de acordos internacionais, cinco outras vagas em cada centro de instrução estão reservadas para alunos estrangeiros. Caso alguma dessas vagas não seja ocupada, poderá ser preenchida por candidato brasileiro.

Aos serem efetivados no curso, serão oferecidos aos alunos os seguintes benefícios:

  • Remuneração mensal durante o período em que estiver matriculado; o valor está previsto em legislação, devido à condição de militar da ativa da Marinha;
  • Alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução;
  • Assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa;
  • Conjunto de uniformes.

Inscrições e taxas

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 15 a 30 de junho de 2020, por meio do endereço eletrônico específico da Marinha do Brasil.

Há a taxa de participação correspondente ao valor de R$ 65,00, com possibilidade de solicitar a isenção entre os dias 15 e 17 de junho de 2020.

Etapas

Como método de seleção, os concorrentes serão submetidos à fases de caráter eliminatório e/ou eliminatório:

  • Exame de conhecimentos;
  • Seleção psicofísica;
  • Teste de suficiência física; e
  • Período de adaptação e verificação de documentos.

Dito isto, o exame de conhecimentos será dividido em dois dias. No primeiro, previsto para 29 de agosto de 2020, será a aplicação da prova de português, inglês e da redação. Posteriormente, no dia seguinte, ocorrerá a realização da prova de matemática e física.

Vigência

Este processo seletivo tem o prazo de validade até o dia 25 de janeiro de 2021, data da matrícula no primeiro ano escolar do curso, de acordo com o previsto no calendário de eventos do primeiro anexo. Para obter mais informações, o documento está disponível de forma gratuita com todas as informações em nosso site.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Mayson Martins Ribeiro
Compartilhe: