Instituto Rio Branco suspende provas de Concurso Público para carreira de diplomata

Medida é em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19); novo cronograma deverá ser divulgado em data oportuna
Quarta-feira, 12 de agosto de 2020 às 16h42
Instituto Rio Branco suspende provas de Concurso Público para carreira de diplomata

O Instituto Rio Branco, em Brasília, no Distrito Federal, divulgou nesta quinta-feira (13) uma retificação referente ao Concurso Público responsável por 25 oportunidades para o cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata. Segundo o documento (retificação I), as provas referentes às três fases do certame foram suspensas em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Ainda conforme informações divulgadas por meio da retificação, um novo cronograma de avaliações e atividades do Concurso Público será divulgado oportunamente. Para mais informações, o documento encontra-se disponível para consulta em nosso site.

O Certame

Para participar, é necessário que os candidatos tenham ensino superior, idade mínima de 18 anos, estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais, sejam brasileiros natos, dentre outros requisitos. Vale ressaltar que algumas destas vagas são para pessoas que se enquadrem nos requisitos especificados no edital.

As inscrições puderam realizadas a partir das 8h do dia 6 de julho até às 23h59 do dia 9 de agosto de 2020, exclusivamente via internet, por meio de formulário, no site do Iades. O valor da taxa a ser paga é de R$ 224,00. É importante lembrar que haverá isenção do valor para os profissionais que se encaixarem nos requisitos especificados no item 4.5.1.1 do edital.

Seleção

O presente certame contará com prova objetiva de múltipla escolha e também prova escrita, compostas por questões de língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, língua francesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito.

Caso haja empate na nota final, a preferência será dada ao candidato que tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme o art. 27, parágrafo único, da lei nº 10.741/2003, e suas alterações (Estatuto do Idoso).

Curso de Formação

Após contratação, é necessário que os profissionais se matriculem no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro, nos termos da portaria MRE nº 919/2019. O valor da remuneração inicial no Brasil é de R$ 19.199,06.

Atribuições

As atribuições do cargo são as seguintes: aos servidores da carreira de diplomata incumbem, nos termos do art. 3º da lei nº 11.440/2006, atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Validade

O prazo de validade do presente Concurso Público será de 90 dias, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Demais informações podem ser obtidas por meio do documento oficial disponível para consulta em nosso site.

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: