ICMBio - RS abre processo seletivo para agentes no Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Oportunidades para atuação em conservação ambiental com salários de até 1,5 salário mínimo e auxílios. A seleção será feita por análise curricular e entrevista.
Quinta-feira, 19 de março de 2026
ICMBio - RS abre processo seletivo para agentes no Parque Nacional da Lagoa do Peixe

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no município de Mostardas/RS, lançou um Processo Seletivo Simplificado para a formação de cadastro reserva de agentes temporários ambientais, com exigência de escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto.

Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de:

  • Agente Temporário Ambiental - Nível I (CR)
  • Agente Temporário Ambiental - Nível II (CR)

A carga horária será definida conforme demanda da unidade, podendo ser em regime de exclusividade, em escala diurna ou noturna, incluindo fins de semana. A remuneração é de 1 salário mínimo acrescido de auxílios legais para o Nível I e de 1,5 salário mínimo mais auxílios legais para o Nível II.

As inscrições estarão abertas de 4 a 8 de maio de 2026, das 8h30 às 17h, presencialmente na Sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Praça Prefeito Luiz Martins, nº 30, Mostardas/RS), ou pelo e-mail parna-lagoadopeixe.rs@icmbio.gov.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo será composto por análise curricular (classificatória e eliminatória) e entrevista (classificatória).

O contrato terá duração de 24 meses, podendo ser extinto por iniciativa do contratado ou do ICMBio, seguindo as condições previstas no edital.

O processo seletivo terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses, a depender da conveniência da administração.

Mais informações podem ser obtidas no edital completo.

Informação também em áudio: clique e ouça o podcast.

Compartilhe: