IBGE divulga resultado final para os 2.006 recenseadores para o Censo 2010

Quarta-feira, 18 de agosto de 2010 às 13h18
IBGE divulga resultado final para os 2.006 recenseadores para o Censo 2010

O IBGE divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para Recenseador - Edital 03/2010 - Complementar.

O acompanhamento da seleção poderá ser acompanhada através do endereço eletrônico (www.ibge.gov.br).
------------------------------------------------------------------------------------------

Censo 2010: IBGE faz seleção complementar para mais 2.006 recenseadores

O IBGE (www.ibge.gov.br) abriu inscrições para mais 2.006 vagas de recenseadores para o Censo 2010, nos seguintes estados: Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Para participar do processo seletivo complementar é necessário ter 18 anos completos na data da contratação, ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), ser brasileiro ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Há outras exigências, detalhadas no edital, publicado na edição de hoje (18 de agosto de 2010) do Diário Oficial da União e acessível também no site do IBGE. As inscrições estão abertas até o próximo dia 25 de agosto, exclusivamente nas agências e postos de inscrição do IBGE. O processo seletivo complementar será feito através de análise de títulos (escolaridade). Não será cobrada taxa de inscrição.

  • Para se inscrever, o candidato deverá ir até a agência ou posto de inscrição do IBGE do município/ área de trabalho onde deseja trabalhar, no horário de funcionamento destes. Os endereços estão disponíveis no anexo V do edital. A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. O recenseador também terá direito ao 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à remuneração da produção.

O processo seletivo complementar classificará os candidatos através de análise de títulos e selecionará os recenseadores por meio de uma prova ao término do treinamento. Na análise de títulos, o candidato poderá ter até 10 pontos: 1 se tiver apenas o ensino fundamental completo; 3 se tiver ensino médio (antigo 2º grau) incompleto; 5 se tiver ensino médio completo; 7 se tiver ensino superior (graduação) incompleto; e 10 se tiver ensino superior completo. Os documentos necessários à comprovação de cada grau de escolaridade estão detalhados no edital.

Os títulos acadêmicos devem ser oriundos de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Os diplomas ou certificados/ declarações relativos aos cursos de graduação realizados no exterior só serão considerados se tiverem sido revalidados por uma instituição de ensino superior no Brasil. O mesmo diploma ou certificado/ declaração será considerado uma única vez, e a contagem dos pontos não será cumulativa. O IBGE só aceitará certificados/ declarações nas quais seja possível efetuar a identificação das instituições de ensino; nelas devem constar todos os dados necessários à comprovação.

O resultado preliminar da análise de títulos estará disponível nas agências e postos de inscrição do IBGE onde os candidatos efetuaram suas inscrições, no dia 27 de agosto. Eventuais pedidos de revisão na contagem de pontos deverão ser feitos no mesmo dia. Alterações de notas que venham a ocorrer após avaliação dos recursos também serão divulgadas nas agências e postos de inscrição do IBGE onde os candidatos efetuaram suas inscrições, em 31 de agosto, quando os aprovados receberão as informações sobre a etapa de treinamento. Os resultados também serão divulgados no site do IBGE. A previsão de contratação é a partir do dia 6 de setembro de 2010.

Compartilhe: