Ibama retifica inscrições de um de seus cinco editais de Processos Seletivos para brigadistas

Seleções buscam preencher 90 vagas dentre profissionais alfabetizados e de ensino médio completo; confira
Quarta-feira, 26 de maio de 2021 às 08h55
Ibama retifica inscrições de um de seus cinco editais de Processos Seletivos para brigadistas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por intermédio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), divulgou uma retificação de um dos seus cinco Processos Seletivos com 90 vagas disponíveis.

O documento (retificação I - Querência) publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), determina uma mudança referente à inscrição do edital que oferta oportunidades para Querência, no estado do Mato Grosso. Os interessados em se candidatar às vagas do referido edital podem agora se inscrever no dia 2 de junho de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na na base da CTL Waiwi - terra indígena Wawi.

Há oportunidades distribuídas dentre os seguintes cargos e localidades:

  • Novo Progresso - PA: Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (12); Brigadista Chefe de Esquadrão (2); Brigadista Chefe de Brigada (1);
  • Itaituba - PA: Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (24); Brigadista Chefe de Esquadrão (4); Brigadista Chefe de Brigada (2)
  • Querência - MT: Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (12); Brigadista Chefe de Esquadrão (2); Brigadista Chefe de Brigada (1);
  • Amarante do Maranhão, Terra Indígena Arariboia - MA: Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (12); Brigadista Chefe de Esquadrão (2); Brigadista Chefe de Brigada (1);
  • Piquiá - AP: Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (12); Brigadista Chefe de Esquadrão (2); Brigadista Chefe de Brigada (1).

A carga horária dos profissionais será de 40 horas semanais e a remuneração mensal alterna de R$ 1.100,00 a R$ 2.200,00. Além disso, os contratados serão beneficiados com auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte e seguro acidente. Logo, para concorrer é necessário ser alfabetizado e possuir ensino médio completo.

Procedimentos para participação

De forma gratuita, os interessados em participar dos demais Processos Seletivos devem realizar as inscrições nos seguintes períodos e locais:

  • Novo Progresso - PA: de 17 a 20 de maio de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 18h, junto à base operativa do Ibama, localizada na rua Itaituba, Apronop.
  • Itaituba - PA: período de 31 de maio a 3 de junho de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade - ICMBio, localizado na avenida Marechal Rondon, s/n, Liberdade.
  • Amarante do Maranhão, Terra Indígena Arariboia - MA: no período de 26 a 28 de maio de 2021, das 8h às 18h, na sede da brigada indígena na Aldeia Juçaral;
  • Piquiá - AP: período de 31 de maio ao dia 1º de junho de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na Escola Estadual Rozindo Nascimento Filho, Piquiá.

Para classificar os participantes inscritos, serão realizadas duas etapas compostas por pré-seleção, constituída por Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), de caráter eliminatório e classificatório, e Curso de Formação, com duração de cinco dias.

Vale ressaltar ainda que, considerando a natureza das atribuições das funções a serem preenchidas, com esforço contínuo e grande exigência da capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular, fica estipulado o limite de idade máxima de 59 anos para concorrer na seleção.

Vigência

De acordo com os documentos, estes Processos Seletivos terão validade de seis meses. Já o tempo de contrato dos candidatos selecionados pode variar de cinco a seis meses.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: