Exército: edital de Concurso Público EsFCEx e EsSEx tem edital retificado

Conforme documento, houve uma atualização no quantitativo de vagas do Curso de Formação de Capelães Militares
Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021 às 10h40
Exército: edital de Concurso Público EsFCEx e EsSEx tem edital retificado

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e o Colégio Militar de Salvador (CMS), do estado da Bahia, responsáveis pelo Concurso Público de âmbito nacional para formação de oficiais e de capelães militares, divulgaram uma nova retificação.

Conforme o documento (retificação I), houve uma atualização no quantitativo de vagas do Curso de Formação de Capelães Militares e agora são ofertadas cinco vagas no total, conforme pode ser visto no quadro de oportunidades.

Segundo um comunicado anterior (suspensão das provas), a pedido do Ministério Público Federal na Bahia, a Justiça Federal determinou que as provas da primeira fase do certame, que consiste em exame intelectual e estavam previstas para o dia 13 de setembro de 2020, fossem suspensas. Além disso, a tutela provisória de urgência requereu também o adiamento da realização da prova até que a situação de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) esteja controlada no país. Porém, em seguida (retomada das provas), foi divulgado um novo comunicado dizendo que as provas seriam realizadas com todas as medidas de segurança sanitárias.

O Concurso

O objetivo será a matrícula de 43 oportunidades no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) a funcionarem na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e na Escola de Saúde do Exército (EsSEx).

Requisitos

Em primeiro momento, é necessário dizer sobre as exigências em ambos os cursos, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Apresentar cédula de identidade civil ou militar, certidão de nascimento ou de casamento (esta última, se for o caso);
  • Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

Entretanto, dentre o edital há requisitos específicos. No caso do CFO/QC a idade deve ser, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula e apresentar diploma, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), na área à qual pretende concorrer . Já ao CF/CM os interessados devem ter a idade, mínima, de 30 anos e no máximo 40 anos de idade, completados até a data do término do curso (26 de novembro de 2021), bem como é preciso apresentar diploma do curso superior de Formação Teológica.

Vagas

Confira na lista abaixo as oportunidades, dos níveis magistério e superior, ofertadas ao curso que será realizado na EsFCEx em Salvador, no estado da Bahia:

  • Administração (3);
  • Ciências contábeis (2);
  • Direito (3);
  • Estatística (2);
  • Informática (3);
  • Magistério: Biologia (2), Espanhol (2), Física (2), Geografia (2), História (2), Inglês (2), Matemática (1), Português (1) e Química (2);
  • Pedagogia (1);
  • Psicologia (1).

Hs chances distribuídas na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, para as áreas de Enfermagem (5) e Veterinária (2).

No que diz sobre o Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM), as oportunidades são ao credo de Padre Católico (4) e Pastor Evangélico (1).

Por fim, sobre o assunto das vagas, dentre o quantitativo total de oportunidades existem àquelas reservadas para pessoas que se enquadram nos itens do edital.

Inscrições

A partir das 10h do dia 17 de junho de 2020 até às 15h do dia 5 de agosto deste mesmo ano (horário de Brasília), os interessados puderam se inscrever por intermédio do preenchimento da ficha de inscrição, constante do Sistema de Inscrição, disponibilizado no site da EsFCEx.

O candidato que teve a candidatura processada, deveria acessar o site da EsFCEx e, mediante inserção do número do CPF (mandatório) e da senha cadastrada quando da realização da inscrição, imprimir o CCI/CI, cuja apresentação é recomendada por ocasião do EI.

Vale ressaltar que o valor da taxa paga foi de R$ 120,00. Os profissionais que se enquadrarem nos requisitos especificados no edital, puderam solicitar a isenção do valor, nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2020.

Seleção

Como método de seleção, serão realizadas as seguintes etapas de caráter classificatório e/ou eliminatório:

  • Exame Intelectual (EI), a ser realizada por todos os candidatos;
  • Verificação documental preliminar, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado na primeira fase;
  • Prova de títulos (PvT): a ser realizada somente pelo candidato ao CF/CM, aprovado no EI;
  • Inspeção de saúde (IS), a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual;
  • Exame de aptidão física (EAF): será realizado, apenas, aos candidatos aprovados no EI e apto na IS;
  • Avaliação psicológica (Avl Psc), a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, e apto na IS e no EAF.

Como também, será realizado a comprovação dos requisitos à matrícula. Esta fase será efetuada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso tenha se autodeclarado dentro da especificação e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

Assim, de acordo com o terceiro capítulo do documento, o candidato será convocado para a 2ª Etapa do CA que, no ato da inscrição, se autodeclarou dentro dessas determinadas exigências, será submetido à Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC), para verificação da veracidade da declaração supracitada, independentemente de ter sido convocado para as vagas reservadas ou para as vagas da ampla concorrência.

Vigência

Por último, o edital valerá apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data da publicação no Diário Oficial da União e encerrando-se 30 dias após a data limite prevista para matrícula na Escola de Formação, ressalvados os casos de adiamento.

Para obter mais informações, acesse o edital de abertura disponibilizado de forma gratuita e com todas as informações em nosso site.

Jornalista: Mayson Martins
Compartilhe: