Exército inicia abertura de Concurso Público à EsFCEx e EsSEx

São ofertadas mais de 40 oportunidades que podem exigir requisitos específicos; confira
Terça-feira, 16 de junho de 2020 às 10h05
Exército inicia abertura de Concurso Público à EsFCEx e EsSEx

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Colégio Militar de Salvador (CMS), do estado da Bahia, publicaram no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (16), a abertura do novo Concurso Público de âmbito nacional.

O objetivo será a matrícula de 41 oportunidade no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) a funcionarem na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e na Escola de Saúde do Exército (EsSEx).

Requisitos

Em primeiro momento, é necessário dizer sobre as exigências em ambos os cursos, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Apresentar cédula de identidade civil ou militar, certidão de nascimento ou de casamento (esta última, se for o caso);
  • Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

Entretanto, dentre o edital há requisitos específicos. No caso do CFO/QC a idade deve ser, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula e apresentar diploma, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), na área à qual pretende concorrer . Já ao CF/CM os interessados devem ter a idade, mínima, de 30 anos e no máximo 40 anos de idade, completados até a data do término do curso (26 de novembro de 2021), bem como é preciso apresentar diploma do curso superior de Formação Teológica.

Vagas

Confira na lista abaixo as oportunidades, dos níveis magistério e superior, ofertadas ao curso que será realizado na EsFCEx em Salvador, no estado da Bahia:

  • Administração (3);
  • Ciências contábeis (2);
  • Direito (3);
  • Estatística (2);
  • Informática (3);
  • Magistério: Biologia (2), Espanhol (2), Física (2), Geografia (2), História (2), Inglês (2), Matemática (1), Português (1) e Química (2);
  • Pedagogia (1);
  • Psicologia (1).

Hs chances distribuídas na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, para as áreas de Enfermagem (5) e Veterinária (2).

No que diz sobre o Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM), as oportunidades são ao credo de Padre Católico (2) e Pastor Evangélico (1).

Por fim, sobre o assunto das vagas, dentre o quantitativo total de oportunidades existem àquelas reservadas para pessoas que se enquadram nos itens do edital.

Inscrições

A partir das 10h do dia 17 de junho de 2020 até às 15h do dia 5 de agosto deste mesmo ano (horário de Brasília), os interessados poderão se inscrever por intermédio do preenchimento da ficha de inscrição, constante do Sistema de Inscrição, disponibilizado no site da EsFCEx.

O candidato que tiver a candidatura processada, deverá acessar o site da EsFCEx e, mediante inserção do número do CPF (mandatório) e da senha cadastrada quando da realização da inscrição, imprimir o CCI/CI, cuja apresentação é recomendada por ocasião do EI.

Vale ressaltar que o valor da taxa a ser paga é de R$ 120,00. Os profissionais que se enquadrarem nos requisitos especificados no edital, poderão solicitar a isenção do valor, nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2020.

Seleção

Como método de seleção, serão realizadas as seguintes etapas de caráter classificatório e/ou eliminatório:

  • Exame Intelectual (EI), a ser realizada por todos os candidatos;
  • Verificação documental preliminar, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado na primeira fase;
  • Prova de títulos (PvT): a ser realizada somente pelo candidato ao CF/CM, aprovado no EI;
  • Inspeção de saúde (IS), a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no exame intelectual;
  • Exame de aptidão física (EAF): será realizado, apenas, aos candidatos aprovados no EI e apto na IS;
  • Avaliação psicológica (Avl Psc), a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, e apto na IS e no EAF.

Como também, será realizado a comprovação dos requisitos à matrícula. Esta fase será efetuada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso tenha se autodeclarado dentro da especificação e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

Assim, de acordo com o terceiro capítulo do documento, o candidato será convocado para a 2ª Etapa do CA que, no ato da inscrição, se autodeclarou dentro dessas determinadas exigências, será submetido à Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC), para verificação da veracidade da declaração supracitada, independentemente de ter sido convocado para as vagas reservadas ou para as vagas da ampla concorrência.

Vigência

Por último, o edital valerá apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data da publicação no Diário Oficial da União e encerrando-se 30 dias após a data limite prevista para matrícula na Escola de Formação, ressalvados os casos de adiamento.

Para obter mais informações, acesse o edital de abertura disponibilizado de forma gratuita e com todas as informações em nosso site.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira as Apostilas Digitais deste certame em nosso site.

Jornalista: Mayson Martins Ribeiro
Compartilhe: