CPesFN da Marinha do Brasil retifica inscrições de Concurso Público com 33 vagas

Oportunidades são para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais
Sexta-feira, 16 de abril de 2021 às 10h52
CPesFN da Marinha do Brasil retifica inscrições de Concurso Público com 33 vagas

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) da Marinha do Brasil divulgou nesta sexta-feira (16), por meio do Diário Oficial da União, um documento de retificação do Concurso Público para a admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-UM-CFN) para 2022.

Conforme o documento (retificação I), as candidaturas, que tiveram início às 8h do dia 1º de março, foram prorrogadas até às 23h59 do dia 26 de abril de 2021, horário oficial de Brasília, exclusivamente via internet, por meio do site da Marinha do Brasil, no campo "Concursos para o CFN". Acessada a página, o candidato digitará seus dados no formulário de pré-inscrição e imprimirá seu boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

Ao todo são ofertadas 33 oportunidades para as seguintes áreas: Canto (Tenor) (1); Clarinete em Bb (4); Eufônio (1); Fagote (1); Percussão (Bateria completa) (5); Percussão (Teclados barrafônicos) (1); Tímpanos (1); Requinta em Eb (1); Saxofone Alto em Eb (2); Saxofone Tenor em Eb (1); Trompete em Bb (4); Trompa em F e Bb (3); Trombone de vara (5); e Tuba Bb (3).

Dentre as oportunidades citadas, há um quantitativo voltado a pessoas que se enquadram nos itens especificados do edital.

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, é necessário ser brasileiro, voluntário, ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2022, não ser isento do serviço militar, estar em dia com as obrigações militares, ter concluído o ensino médio, ter boa conduta social e não possuir antecedentes criminais, dentre outros requisitos que constam no edital.

O Curso

Os candidatos aprovados no Concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSG-MU-CFN como praça especial na condição de aluno de curso de Formação de Sargentos (AFSG). Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico e odontológica, psicológica, social e religiosa, o AFSG terá remuneração referente à sua graduação.

O C-FSG-MU-CFN terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Após a conclusão com aproveitamento do Curso de Aperfeiçoamento, será designado para servir em qualquer Organização Militar (OM) da MB no território nacional.

Seleção

O Concurso Público de admissão ao C-FSG-MU-CFN será realizado em oito etapas, sendo as seguintes:

  • Exame de Escolaridade (EE);
  • Prova Prática de Música (PP);
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Verificação de Documentos (VD);
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH) .

Vale ressaltar que o exame de escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório, será constituído de duas provas, sendo uma específica de música e outra de expressão escrita, com duração de três horas, elaboradas pelo CPesFN, abrangendo assuntos equivalentes até o nível do terceiro ano do ensino médio. A avaliação está prevista para ser aplicada no dia 19 de junho de 2021, a partir das 10h.

No edital oficial, o candidato tem acesso a todo o conteúdo programático da avaliação.

Compartilhe: