Concurso Público com 3 mil vagas para professores da Seduc - AL é retificado

Documento estabelece mudança nos requisitos para um dos cargos ofertados; confira
Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 às 12h49
Concurso Público com 3 mil vagas para professores da Seduc - AL é retificado

A Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas (Seplag-AL), por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), divulgou uma retificação do edital do Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem por objetivo o provimento de 3.000 vagas, destinadas ao cargo de professor em diversas áreas.

Na nova nota (retificação II), houve mudança nos requisitos para o cargo de Professor - Educação Física, exigindo diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Educação Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no Conselho Regional de Educação Física.

No documento publicado anteriormente (retificação I) constam mudanças nos requisitos para o cargo de professor - educação especial, e em outros subitens do edital.

Há oportunidades distribuídas dentre as seguintes funções: Professor - Educação Especial (342); Professor - Ensino Fundamental Anos Iniciais (141); Professor - Ensino Religioso (29); Professor - Arte (140); Professor - Biologia (125); Professor - Ciências (71); Professor - Educação Física (214); Professor - Filosofia (88); Professor - Física (223); Professor - Geografia (173); Professor - História (147); Professor - Inglês (194); Professor - Matemática (547); Professor - Português (320); Professor - Química (165); Professor - Sociologia (81).

Cabe ressaltar que dentre o total de vagas ofertadas há aquelas que são voltadas às pessoas especificadas no edital de abertura.

Poderão participar os candidatos que possuem diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena na área do cargo pretendido, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e que atendam as seguintes condições:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;
  • Não acumular cargos, empregos, ou funções públicas, salvo nos cargos constitucionalmente permitidos.

Carga horária, remuneração e atribuições

Quando contratados, os profissionais irão desempenhar atividades em carga horária semanal de 30 horas, que corresponde à remuneração mensal no valor de R$ 2.433,95.

Algumas das atividades que o profissional irá exercer são: docência no sistema público estadual de educação, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada, proporcionando ao aluno condições de exercer sua cidadania; atividades técnico-pedagógicas que dão suporte diretamente às atividades de ensino; planejar, coordenar, avaliar e reformular o processo ensino/aprendizagem, e propor estratégias metodológicas compatíveis com os programas a serem operacionalizados; dentre outras atribuições.

Inscrições

Os interessados puderam realizar as inscrições a partir das 10h do dia 16 de julho de 2021 até o dia 20 de agosto do mesmo ano, até às 18h, observando o horário oficial de Brasília, Distrito Federal, por meio do endereço eletrônico Cebraspe.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 95,00, deveria ser efetuado até dia 25 de agosto de 2021. Já os que desejassem a isenção da taxa, deveriam solicitá-la no período de 16 a 30 de julho de 2021, até às 18h.

Seleção

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes fases: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos, de caráter classificatório; e avaliação biopsicossocial para os candidatos que se declararem com deficiência.

Dito isto, a prova objetiva ficou prevista 17 de outubro de 2021, com base nas seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; legislação; tecnologias educacionais e competências socioemocionais; e conhecimentos específicos de cada área.

Validade

De acordo com o documento publicado, este Concurso Público terá prazo de validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: