Com9ºDN da Marinha do Brasil divulga retificação de Processo Seletivo com 25 oportunidades

Objetivo da seleção é a prestação do serviço militar voluntário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
Sexta-feira, 5 de março de 2021 às 17h55
Com9ºDN da Marinha do Brasil divulga retificação de Processo Seletivo com 25 oportunidades

O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), da Marinha do Brasil, divulgou uma retificação referente ao seu novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a convocação de profissionais, para preenchimento das necessidades temporárias de Oficiais em Organizações Militares (OM), destinados à prestação do Serviço Militar Voluntário temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), na cidade de Manaus, estado do Amazonas.

Conforme a retificação publicada (retificação I), em razão de uma instabilidade no sistema de inscrição, a data limite para pagamento da taxa de inscrição será até o dia 8 de março de 2021, no horário bancário dos diversos estados do país, e a data final das inscrições será de 6 de março de 2021.

Sobre o Processo Seletivo

Há 25 oportunidades disponíveis entre as seguintes habilitações profissionais, conforme as respectivas áreas de atuação:

  • Área Industrial: Eletrotécnica (1); Geodésia e Cartografia (1); Metalurgia (4); Motores (8); Marcenaria (1);
  • Área Administrativa - para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE): Motorista de Viaturas Administrativas (1);
  • Área Administrativa: Barbeiro (1);
  • Área Apoio: Administração (4); Ciências Contábeis (1) e Processamento de Dados (3).

Requisitos

Para concorrer as vagas ofertadas, é necessário que o candidato possua idade entre 18 a 41 anos, bem como escolaridade em nível fundamental, médio ou superior nos cursos de graduação na respectiva área da vaga pleiteada, além de estar registrado e regular no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da incorporação.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio.

Esse estágio será dividido em duas fases, sendo elas: instrução militar-naval e o estágio de qualificação prática militar-naval (E-QPM), que terá duração de 90 dias, sendo realizada em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução. Entretanto, a segunda fase consistirá na aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir.

Procedimentos para participação

Os interessados podem se inscrever de forma eletrônica, por meio do site do Com9ºDN, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas, de acordo com os critérios especificados no edital: Prova objetiva; Verificação de Dados Biográficos e verificação documental; inspeção de saúde; teste de aptidão física de ingresso (TAF-i); prova de títulos; designação à incorporação; e incorporação.

A prova objetiva terá duração máxima de três horas, aplicada na data prevista de 2 de maio de 2021, em local e horário a serem divulgados posteriormente e consistirá em 50 questões que envolvem as matérias de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.

Vigência

De acordo com o documento de seleção, o vinculo com o órgão para prestação de serviço militar terá duração máxima de até 96 meses.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: