Com3ºDN da Marinha do Brasil adia provas de seus dois Processos Seletivos

Seleções contam com 24 vagas de nível superior em diversas funções em âmbito regional; confira
Quinta-feira, 25 de março de 2021 às 10h48
Com3ºDN da Marinha do Brasil adia provas de seus dois Processos Seletivos

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) divulgou nesta quarta-feira (24) duas novas retificações referentes a seus novos Processos Seletivo para convocação de profissionais de nível superior, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2).

Conforme os documentos (retificação I), as provas objetiva de língua portuguesa e conhecimentos profissionais, exceto para a área da medicina, que estavam previstas para ocorrer no dia 28 de março de 2021, serão realizadas agora no dia 23 de maio deste mesmo ano.

No edital nº 01/2021 há 24 oportunidades ofertadas entre os seguintes locais de atuação:

  • Maceió - Alagoas: Cirurgião-Dentista (1); Enfermagem (1); Direito (1); Tecnólogo em Sistemas de Navegação Vistoriador Naval (VN) (1) e Pedagogia (1);
  • Natal - Rio Grande do Norte: Farmácia (1); Fisioterapia (1); Enfermagem (2); Nutrição (1); Informática (Sistemas de Informação) (1); Tecnólogo em Sistemas de Navegação Vistoriador Naval (VN) (1); Psicologia (1); Serviço Social (2) e Engenharia Ambiental (1);
  • Recife - Pernambuco: Nutrição (1); Serviço Social (2) e Inglês (1);
  • Fortaleza-Ceara: Farmácia (1); Fisioterapia (1); Pedagogia (1) e Educação Física (1).

Já no edital nº 02/2021, as oportunidades são para as áreas de Oftamologia (1) e Gastroenterologia (1), disponíveis na cidade de Recife.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio. Os voluntários às áreas de Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia e Técnica cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST)

Esse estágio será dividido em duas fases, sendo que para as oportunidades do edital nº 01/2020, a primeira fase será destinada à Instrução Militar Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas, será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução. Já no edital nº 02/2020, essa fase consistirá em instrução militar-naval, que terá duração de 27 dias letivos, sendo realizada em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução. A segunda fase corresponde a aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM.

Requisitos

Para concorrer ao cargo ofertado, é necessário que o candidato possua idade entre 18 a 40 anos, bem como escolaridade em nível superior, de acordo com a função pleiteada, além de estar registrado e regular no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da incorporação. Para ingresso em todos os Corpos e Quadros da MB, a altura mínima é de 1,54m para homens e mulheres. A altura máxima é de 2,00m para ambos.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados puderam realizar as inscrições a partir das 8h do dia 20 de janeiro de 2021 até às 23h59 do dia 31 do mesmo mês e ano, exclusivamente via internet, por meio do site da Marinha. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 foi efetuado em qualquer agencia bancária até o dia 1º de fevereiro de 2021.

Classificação

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a realização das seguintes etapas: Prova Objetiva (PO); Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Verificação Documental (VD); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i); Prova de Títulos (PT); Designação à incorporação e Incorporação.

A prova escrita objetiva terá duração máxima de três horas e será realizada na área de jurisdição do Com3ºDN e consistirá em 50 questões que envolvem as matérias de língua portuguesa e conhecimentos profissionais.

Vigência

O vínculo com o órgão terá duração máxima de até 96 meses. Vale ressaltar que, não será concedida prorrogação de tempo de serviço ao militar RM2 por períodos que venham a ultrapassar a data de 31 de dezembro do ano em que o voluntário completar 45 anos de idade.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: