Brigada Militar - RS anuncia Concurso Público com 4 mil vagas

Interessados poderão efetuar as inscrições até o dia 30 de dezembro de 2021; confira na íntegra
Quarta-feira, 24 de novembro de 2021 às 12h52
Brigada Militar - RS anuncia Concurso Público com 4 mil vagas

A Secretaria de Segurança Pública e a Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul anunciam a realização de um novo Concurso Público destinado ao preenchimento de 4 mil vagas para ingresso na carreira Militar Estadual para a função de Praça de Polícia Ostensiva - na graduação de Soldado Nível III, carreira de nível médio.

São atribuições da função, entre outras previstas em Lei, executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. O subsídio na graduação de Soldado da Brigada Militar equivale ao valor de R$ 4.689,23 e demais vantagens, referente à carga horária de 40 horas semanais, exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas.

Para se candidatar, é necessário ter nacionalidade brasileira; idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos até o último dia das inscrições do Concurso; altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m, para candidatas do sexo feminino; estar quite com as obrigações eleitorais; não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva; possuir Carteira Nacional de Habilitação/permissão válida, classificada no mínimo na Categoria "B", até o dia previsto em edital para a entrega da documentação na Inclusão na Brigada Militar, dentre outros requisitos que constam detalhados no edital.

Inscrições e etapas de seleção

Os interessados em participar podem efetuar as inscrições no período de 30 de novembro de 2021 às 17h do dia 30 de dezembro de 2021, por meio do site da Fundatec. Para efetivar a inscrição, é preciso realizar o pagamento de taxa de participação no valor de R$ 92,64.

A seleção dos candidatos será feita mediante quatro etapas:

  • Exame Intelectual;
  • Exame de Saúde;
  • Exame de Capacitação Física;
  • Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias, Testagem Coletiva e Entrevista Individual, não necessariamente nesta ordem.

A primeira etapa que corresponde ao exame intelectual está prevista para o dia 30 de janeiro de 2022 e será realizada no Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades do Município, as provas poderão ser aplicadas em outras cidades da região Metropolitana.

A avaliação será constituída de questões nas áreas de língua portuguesa; legislação específica; conhecimentos gerais; matemática; direitos humanos e cidadania; informática.

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de ser renovado por igual período.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: