Atenção! Novo Concurso de Admissão ao ITA é retificado

Ao todo são 150 vagas para interessados em ingressar no curso de graduação em engenharia a partir de 2021
Terça-feira, 22 de setembro de 2020 às 09h27
Atenção! Novo Concurso de Admissão ao ITA é retificado

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos, no estado de São Paulo, torna pública a retificação das inscrições para o Concurso de Admissão destinado a preencher 150 vagas no curso de graduação em engenharia a partir de 2021.

Segundo o documento (retificação I), o novo período para para realizar as candidaturas será de 21 a 30 de setembro de 2020, exclusivamente via internet, por meio do site ITA - vestibular 2021. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 reais.

O Concurso

As oportunidades são voltadas à candidatos que tenham concluído o ensino médio e que, caso aprovados, deverão compor o quadro de oficiais engenheiros da ativa e da reserva da Aeronáutica, onde receberão formação acadêmica de nível superior em especialidades de engenharia de interesse do setor Aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira (FAB).

As especialidades de engenharia oferecidas pelo ITA são: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. As vagas, por especialidade, serão preenchidas após dois anos de curso de acordo com a classificação dos candidatos obtida no exame de escolaridade.

Dentre as vagas ofertadas, 31 delas são voltadas à quem pretende seguir carreira no Quadro de Oficiais Engenheiro (QOEng) da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto que as outras 119 são para candidatos que não almejam permanecer na Aeronáutica após a formatura.

Sobre o curso

Todos os candidatos aprovados no Concurso de Admissão ao ITA e classificados no número de vagas existentes, de ambos os sexos, serão matriculados no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) com o objetivo de prover a reserva técnica da Aeronáutica. Vale ressaltar ainda que todos os alunos do CPOR serão reconhecidos militares e remunerados de acordo com a Tabela de Soldos dos Militares das Forças Armadas, na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva.

O CPOR será dividido em três fases, sendo a primeira fase com duração de aproximadamente 30 dias, antes do início das aulas em regime de internato e voltada para as atividades militares; a segunda fase seguirá grade curricular específica definida posteriormente; e a terceira fase é exclusiva para os alunos optantes ao QOEng e também seguirá grade curricular específica.

A matrícula no curso profissional de graduação em engenharia do ITA somente será efetivada para os alunos que concluírem com aproveitamento o CPOR.

Graduação em engenharia

Vale ressaltar que durante o curso, que tem duração de cinco anos, o Comando da Aeronáutica (Comaer) concederá aos alunos uma bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. Além disso, são assegurados aos alunos, enquanto na condição de militares, os serviços médicos e odontológicos prestados pelo Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ).

A graduação em Engenharia no ITA será dividida da seguinte forma:

  • Dois anos de curso fundamental comum a todos;
  • Três anos de curso profissional em uma das habilitações.

Após a formatura, os alunos que optaram pela carreira militar serão promovidos a primeiro tenente e poderão servir em unidades da Aeronáutica em todo o território nacional.

Procedimentos para participar

Ao interessado em concorrer à uma das oportunidades, de ambos os sexos, vale ressaltar que é necessário comprovar ter concluído o ensino médio, bem como ser brasileiro nato, solteiro, voluntário, com idade até 24 anos e não completos 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula, bem como que atenda às condições e normas estabelecidas pelo edital para então ser habilitado à matrícula no curso.

Aos candidatos que não atenderem à todos os requisitos, estes terão a opção de concorrerem como treineiros.

Seleção

Este certame será constituído por três etapas, sendo duas provas escritas, de caráter classificatório e eliminatório, e uma inspeção de saúde. Veja:

  • 1º fase: será composta por questões nas disciplinas de matemática, física, química, português e inglês, prevista para ocorrer no dia 22 de novembro de 2020, com início às 8h e duração de cinco horas.
  • 2º fase: com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de matemática, física e química, e uma redação; previstas para ocorrer nos dias 8 de 9 de dezembro de 2020, com início às 8h e duração de quatro horas.
  • 3º fase: exames de Saúde.

As provas ocorrerão nas seguintes cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

O presente Concurso de Admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2021.

Para mais detalhes e informações, acesse o edital de abertura disponibilizado em nosso site.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: