Atenção! Exército Brasileiro retifica Concurso Público à DECEx e ESA

São ofertadas mais de 1.000 oportunidades que podem exigir requisitos específicos; confira
Terça-feira, 8 de junho de 2021 às 15h41
Atenção! Exército Brasileiro retifica Concurso Público à DECEx e ESA

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Escola de Sargentos das Armas (ESA) publicou uma nova retificação do Concurso Público destinado à admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral, Música e Saúde, com início em fevereiro de 2022 e término em dezembro de 2023.

Conforme o documento (retificação II), foi retificado o edital nº 4/SCA, publicado no dia 25 de maio de 2021 (retificação I), que estabelecia mudanças no calendário anual do Concurso de Admissão. Desta forma, as inscrições não serão reabertas, mantendo íntegro o edital nº 3/SCA, incialmente publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de abril de 2021 (edital de abertura nº 3/2021).

O Concurso

Para participar, os interessados puderam se inscrever no período de 7 de abril a 4 de maio de 2021, via internet por meio do site da Escola de Sargentos das Armas, ou por meio do envio da documentação impressa, caso o candidato não pudesse efetuar a inscrição pela internet. A candidatura se efetivaria mediante ao pagamento da taxa de R$ 95,00, com possibilidade de solicitar a isenção no período de 7 a 9 de abril de 2021.

Ao todo são ofertadas 1.100 oportunidades, distribuídas entre as áreas de Geral (1.000), Saúde (55) e Música (45). Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter concluído o Ensino Médio em Instituição reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria;
  • Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter, no mínimo 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino
  • Ter, no mínimo, 17 anos de idade e, no máximo 24 anos de idade para a área Geral e possuir, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 26 anos de idade para as áreas Músico e Saúde, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Caso seja e ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido por ter sido declarado indigno;
  • Não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas.
  • Para o candidato da área de Saúde, ter concluído o curso Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na UETE

Seleção

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual; inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música); investigação social; revisão médica e exame de aptidão física definitivo. Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para o dia 3 de outubro de 2021.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: