Com5ºDN da Marinha do Brasil retifica edital de novo Processo Seletivo

Seleção é destinada ao preenchimento de 18 vagas ofertadas aos profissionais de nível superior
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 às 14h59
Com5ºDN da Marinha do Brasil retifica edital de novo Processo Seletivo

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) da Marinha do Brasil torna pública a primeira retificação do Processo Seletivo para convocação de profissionais de nível superior, de ambos os sexos, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2).

Conforme o documento (retificação I), a distribuição da vaga de serviço social, constava no edital de abertura para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sendo que a vaga a ser ocupada é para a cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Os candidatos que desejarem viabilizar a possível troca de cidade ou a devolução da taxa de inscrição devem seguir as orientações descritas pelo documento.

Sobre o Processo Seletivo

Há 18 oportunidades disponíveis nos municípios de São Francisco do Sul (Santa Catarina) Rio Grande (Rio Grande do Sul) e Florianópolis- (Santa Catarina), entre as seguintes habilitações profissionais, conforme as respectivas áreas de atuação:

  • Área da saúde: Odontologia (1); Odontologia com especialização em Odontopediatria (1); Odontologia com especialização em Periodontia (1) e Odontologia com especialização em Cirurgia e Trumatologia Buco Maxilo Facial (1);
  • Área de apoio à saúde: Enfermagem (1); Farmácia (1) e Fisioterapia (1);
  • Área de engenharia: Civil (1) e Telecomunicações (1);
  • Área técnica: Administração (1); Ciências Contábeis (1); Ciências Náuticas (1); Direito (2); Psicologia (1) e Serviço Social (1);
  • Área técnica magistério: Inglês (1) e Pedagogia (1).

Requisitos

Para concorrer as vagas ofertadas, é necessário que o candidato possua idade entre 18 a 40 anos, bem como escolaridade em nível superior nos cursos de graduação na respectiva área da vaga pleiteada, além de estar registrado e regular no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da incorporação.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio. Os voluntários às áreas de Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e os voluntários às áreas de Engenharia, Técnica e Técnica/Magistério cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST).

Esse estágio será dividido em duas fases, sendo elas: instrução militar-naval e o estágio de qualificação prática militar-naval (E-QPM), que terá duração de 11 semanas, sendo realizada em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução. Entretanto, a segunda fase consistirá na aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir.

Procedimentos para participação

Os interessados podem se inscrever partir das 8h de 20 de janeiro de 2021 até o dia 31 deste mesmo mês e ano, de forma eletrônica, por meio do site do Com5ºDN, conforme o horário oficial de Brasília, Distrito Federal.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00, deve ser efetuado em qualquer agencia bancária até o dia 1º de fevereiro de 2021.

Classificação

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a realização das seguintes etapas: Prova Objetiva (PO); Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Verificação Documental (VD); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i); Prova de Títulos (PT); Designação à incorporação e Incorporação.

A prova objetiva terá duração máxima de três horas e será realizada na área de jurisdição do Com3ºDN, prevista para o dia 28 de março de 2021, e consistirá em 50 questões que envolvem as matérias de língua portuguesa e formação militar.

Vigência

De acordo com o documento de seleção, o vinculo com o órgão para prestação de serviço militar terá duração máxima de até 96 meses.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: