Abertas 16 vagas para Auxiliar de Necropsia na Polícia Civil - SP

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 às 17h16
Abertas 16 vagas para Auxiliar de Necropsia na Polícia Civil - SP

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (31) o edital do concurso público que deve preencher 16 vagas para auxiliar de necropsia de 3ª classe. As inscrições estarão abertas a partir de 18 de fevereiro e vão até às 16h de 22 de março de 2013, exclusivamente pela internet, no www.vunesp.com.br. A realização do concurso foi autorizada pelo Governo do Estado.

A renumeração inicial para o cargo de auxiliar de necropsia de 3ª classe é 2.848,36. Para participar os candidatos devem ser brasileiros, ter no mínimo 18 anos, não possuir antecedentes criminais, estar em dia com o serviço militar e os direitos políticos, além de ser habilitado para condução de veículos automotores.

É necessário ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino, pública ou privada, devidamente reconhecido e registrado, além de ter conhecimento em digitação.

Provas

Os candidatos serão avaliados em prova preambular com 80 questões de alternativa, com duração de 4 horas, sobre Língua Portuguesa, Biologia, Noções de Direito, Criminologia, Lógica e Informática. Após aprovados nessa primeira etapa, serão submetidos a avaliações psicológicas e físicas, além de um processo detalhado de investigação social.

Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 18 de fevereiro e podem ser realizadas até às 16 horas de 22 de março de 2013, no site da Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa é de R$ 42,61.

Valorização

Em outubro de 2011, as polícias passaram por uma reestruturação. Na Polícia Civil, a 4ª classe foi extinta, houve a criação de 20 vagas para delegado de classe especial, promoção automática - os policiais serão promovidos à 2ª classe ao completarem 15 anos de serviço, e à 1ª classe, quando tiverem 25 anos de carreira.

Também poderão ser promovidos antes, por mérito. Além da extensão da Gratificação de Acúmulo de Titularidade (GAT) aos delegados que comandam mais de uma delegacia, não só no interior, mas também na capital e Grande São Paulo.

Um aumento salarial também foi concedido pelo Governo do Estado. O reajuste foi de 27,7% no salário base dos policiais civis, militares e científicos. O acréscimo proporcionado aos policiais foi incorporado em duas etapas, 15% em julho de 2011 e 12,7% em agosto de 2012.

Em abril do ano passado, foi aprovada pela Assembléia Legislativa a emenda constitucional 35 que transformou em jurídica a carreira de delegado de polícia.

O governador Geraldo Alckmin anunciou o projeto de lei (PL) que prevê a incorporação total do Adicional de Local de Exercício (ALE) aos salários dos policiais militares, civis, técnico científicos e agentes de escolta e segurança da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). O PL foi encaminhado à Assembléia Legislativa, em dezembro do ano passado. O benefício será para os servidores ativos e inativos.

Concursos

Estão em andamento concursos públicos para Desenhista (sete vagas), Médico Legista (44), Perito Criminal (103), Investigador (433), Escrivão (244), Agente Policial (391) e Papiloscopista (103).

Também já foram autorizados pelo governador processos seletivos para Atendente de Necrotério e Auxiliar de Papiloscopista.

Mais policiais

Em dezembro do ano passado, mais 134 delegados de polícia tomaram posse no Palácio dos Bandeirantes. Outros 184 já estão em fase de estágio. Os novos policiais civis serão destinados a todas as regiões do Estado e se juntarão aos mais de 3 mil delegados já existentes.

Em outubro, tomaram posse 288 novos agentes de telecomunicação. Além disso, em maio do ano passado, a Polícia Civil formou 568 investigadores e 245 escrivães.

A Polícia Militar também foi reforçada. Em junho do ano passado, a corporação ganhou 920 novos soldados de 2ª classe, que atuarão no policiamento ostensivo em todo o Estado. Já em novembro a PM formou mais 971soldados.

O Estado de São Paulo recebeu um reforço de 2.069 policiais militares no policiamento preventivo e ostensivo. A mudança foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, no final do mês passado. Esta é a primeira etapa de um amplo plano de reformulação da PM.

Esses PMs saem de áreas administrativas da corporação para atuar diretamente nas ruas. A meta do Comando Geral da Polícia Militar é, até o final do ano, colocar 7 mil homens nas ruas - incluídos os que foram remanejados.

Fonte: www.ssp.sp.gov.br

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: